X

Overwatch volta hoje para se beta exclusivo de participantes da Pré-venda, e nós sabemos que muitas pessoas vão finalmente poder experimentar o jogo pela primeira vez. Para facilitar tudo na hora de atendermos ao chamado de Winston, juntamos este mini guia geral para não ficar perdido 😉

Escolhendo uma Função

funcoes-overwatch

Overwatch tem 21 heróis. Você pode jogar com um ou com todos se preferir, mas com certeza ao longo do jogo você irá acabar se identificando com alguma função em especial. Atualmente existem 4 possíveis funções no jogo:

  • Ofensivo: heróis ofensivos são aqueles que normalmente causam mais dano durante uma partida e tem como função principal eliminar os inimigos de forma mais rápida que os demais. Eles possuem vida mais baixa e, portanto, não são ideais para a linha de frente.
  • Defensivo: heróis defensivos podem de certa maneira causar o mesmo dano que um ofensivo, mas o estilo de jogo e habilidades destes normalmente tem um impacto maior no jogo como um todo. Um herói defensivo normalmente ajudará – e muito – a guardar pontos de controle e cargas úteis pela facilidade de se posicionar e controlar tranquilamente um determinado ponto do jogo.
  • Tanque: esta função contém os heróis não só com mais vida do jogo, mas aqueles que tem capacidade de mitigar e/ou recuperar-se sozinhos de dano com mais facilidade. Tanques normalmente possuem, além de uma quantidade x de vida, uma armadura natural que absorve parte do dano ou um escudo que se regenera ao longo do tempo. Você pode conferir todos os tipos de armaduras e escudos neste post.
  • Suporte: o suporte tem, em maioria dos casos, a função de prover o time com cura. Apesar disso, cada suporte tem uma habilidade totalmente diferenciada e que pode mudar o jogo, seja ele uma Ressurreição, uma Barreira de Som que protege contra o dano mais alto ou com uma plataforma de Teleporte, para que o time mova-se mais rápido para o objetivo.

Com o que começar?

ScreenShot_16-03-22_23-16-23-000

A grande vantagem de Overwatch em relação à outros FPSs é exatamente a possibilidade de poder jogar com o herói que mais se identificar e poder testar todos os outros ao longo do caminho. Porém, para fins de conhecer melhor os mapas de jogo e um pouco do inimigo, eu recomendo mesmo heróis básicos e que estejam normalmente em muitas composições de jogo, como o Soldado 76, Junkrat, D.Va e Zenyatta. Pela minha experiência pessoal, estes personagens possuem uma linha de aprendizado mais facilitada.

Uma outra dica valiosa é sempre testar um herói contra oponentes IA primeiro. Overwatch possui tanto um modo de treinamento contra mini bots quanto um modo de treinamento contra heróis do jogo que não estejam sendo controlados por outros jogadores. Além disso, você pode montar jogos personalizados para fins de teste também, contendo quantos inimigos desejar e com heróis específicos.

Para conferir todas as habilidades de heróis, você pode apertar F1 quando tiver um herói selecionado no jogo ou conferir nossos guias de herói aqui no site ;3

Conhecendo os mapas

ScreenShot_16-03-09_10-01-21-000

Existem ao todo 4 tipos de mapas em Overwatch:

  • Captura de Ponto: este tipo de mapa contém dois pontos de captura em posições diferentes. Apenas um ponto é liberado por você e o time atacante deve permanecer em sua localização até a captura completa. Após a captura do primeiro ponto, um segundo é habilitado.
  • Controle de Ponto: diferente da captura, este tipo de jogo possui apenas um ponto de controle por rodada e ambos os times o disputam ao longo do jogo. Ganha o time que vencer 2 rodadas (modo padrão) ou 3 rodadas (modo competitivo).
  • Carga Útil: neste modo o time de ataque deverá escoltar uma Carga Útil (payload) em direção ao ponto de entrega. Ao longo da partida, checkpoints estarão especificados para acrescentar mais tempo até o objetivo final ou declarar uma derrota para o time atacante caso ninguém esteja próximo. A carga útil se move conforme jogadores do time atacante permanecem próximos e jogadores que estejam defendendo sejam repelidos.
  • Híbrido: o modo híbrido junta dois modelos em uma mesma partida – a captura de um único ponto e uma carga útil que é desbloqueada após sua captura.

Configurações Mínimas

Overwatch é um jogo que foi elaborado para rodar até em configurações de PC não tão boas. Se estiver em dúvidas sobre as configurações necessárias, confira as listas abaixo:

Mínimo (direcionado para 30 fps):

  • Sistema operacional: Windows® Vista/7/8/10 de 64 bits (pacote de serviço mais recente)
  • Processador: Intel® Core™ i3 ou AMD Phenom™ X3 865
  • Vídeo: NVIDIA® GeForce® GTX 460, ATI Radeon™ HD 4850 ou Intel® HD Graphics 4400
  • Memória: 768 MB de VRAM, 4 GB de RAM do sistema
  • Armazenamento: 7200 RPM com 5 GB de espaço livre em disco

Recomendado (direcionado para 60 fps nas configurações médias):

  • Sistema operacional: Windows® Vista/7/8/10 de 64 bits (pacote de serviço mais recente)
  • Processador: Intel® Core™ i5 ou AMD Phenom™ II X3, 2.8 GHz
  • Vídeo: NVIDIA® GeForce® GTX 660 ou ATI Radeon™ HD 7950
  • Memória: 2 GB de VRAM, 6 GB de RAM do sistema
  • Armazenamento: 7200 RPM com 5 GB de espaço livre em disco

Dicas Gerais

  • Ao longo de todos os mapas você encontrará pequenos pacotes que restauram vidas ao serem coletados. Um pacote pequeno regenera 75 de vida, enquanto um pacote maior regenera um total de até 250 de vida.
  • Após morrer, você leva 7 segundos para reaparecer no jogo. Cargas de habilidade suprema não são perdidas com a morte.
  • Aproveite o modo de treinamento e vs IA para conhecer melhor cada um dos mapas disponíveis. Descobrir a localização de atalhos importantes, pacotes de vida e pontos estratégicos pode fazer toda a diferença durante uma partida.
  • Não tenha medo ou vergonha de morrer com frequência! Isso acontece com todos e faz parte do jogo 🙂
  • Certifique-se de usar a melhor configuração de vídeo que favoreça um FPS alto durante a partida. Na tela principal, vá até o menu Opções e em seguida Configurações de Vídeo para otimizar seu jogo.
  • Não se apegue a recompensas de Caixas de Itens obtidas durante a fase de Open Beta. Todas as recompensas obtidas até então serão resetadas com o lançamento oficial do jogo.
  • Divirta-se! Isso é muito importante 🙂

Nos vemos em algumas horas, heróis! Boa semana!