X

Bem vindo ao nosso Guia Básico do Competitivo! Nessa série abordaremos cada aspecto do Overwatch do ponto de vista competitivo, para você que quer começar a se aventurar nas partidas ranqueadas ou até mesmo melhorar seu desempenho. Lembramos sempre que os guias são baseados em experiências e análises pessoais e não tem a intenção de ditar uma regra para qualquer jogador ou equipe.

Última Atualização: 20/04/2017 | Guia por Nyuu

No Overwatch existem atualmente 21 heróis divididos em 4 funções básicas com as quais você já deve estar familiarizado. São elas Tanque, Ofensivo, Defensivo e Suporte. Focar apenas em um herói dificilmente será efetivo no competitivo, Overwatch é um jogo de equipes e uma de suas principais mecânicas é a possibilidade de troca de heróis a qualquer momento, o que abre oportunidades de estratégias e mecânicas novas ao longo do jogo.

Funções no competitivo

No competitivo os jogadores costumam assumir funções levemente diferentes das básicas, que acabam abrindo ou restringindo o leque de heróis com a qual cada jogador jogam. Nessa sessão iremos apresentar essas funções e seus principais aspectos, lembrando que nem todas as funções são parte obrigatória de qualquer equipe.

Os principais heróis citados serão baseados em dados retirados do reddit

Tanque

O tanque é um jogador especializado em proteger o time e seus objetivos, tendo um bom conhecimento de todos os heróis da função de tanque no Overwatch. Os principais heróis utilizados na função atualmente são Reinhardt, Zarya e Winston.

Suporte

É frequente que os times focados no competitivo tenham mais de um jogador especializado em suportes. Atualmente Lucio tem sido um pick praticamente obrigatório nas partidas competitivas, o que torna comum ver um jogador focado apenas no uso desse herói. O segundo suporte geralmente é mais flexível, mas com o “meta” atual e buffs recentes vemos o Zenyatta alcançando o Lucio na posição de pick obrigatório para a função.

Core DPS

O Core DPS é especializado em causar dano, porém com um leque de heróis um pouco menos restrito, assumindo posições e estilos diferentes baseado no tipo de mapa ou objetivo (ataque/defesa). Atualmente, é extremamente frequente ver o jogador nessa função jogando com o McCree que restabeleceu sua posição no “meta” depois de buffs mais recentes, mas também é comum que assuma heróis como Soldado:76, Junkrat, Pharah ou até Roadhog.

Flanker

Com um dos menores leques de heróis, o flanker é o jogador que não bate de frente com a linha de defesa dos adversários e em vez disso busca alternativas de causar dano e conseguir abates de oportunidade. Não confunda a busca de possibilidades com simplesmente sair andando sozinho pelo mapa, isso só deixará o seu time desfavorecido e lutando com um a menos na maioria dos combates, o flanker participa SIM dos combates de equipe, a diferença é o foco em alvos mais frágeis e valiosos (geralmente alcançados quando atacando pelas costas ou laterais). Os principais heróis utilizados para essa função são atualmente Reaper, Genji, Tracer e algumas vezes até D.Va.

Flex DPS

Uma das funções mais complicadas de se masterizar, graças ao seu leque muito amplo de personagens o Flex DPS deve capaz de utilizar com eficácia heróis focados em causar dano, além de ser recomendado que saiba jogar de maneira razoável com todos os tanques, dando a esse jogador a capacidade de se adaptar a situações específicas.

Flex

Sem dúvidas a posição mais difícil de atingir, o Flex deve ser capaz de jogar com todos os heróis de maneira razoável, e deve ser capaz de interpretar o jogo, trocando de herói de acordo com a situação e necessidade do time. Alguns heróis comumente utilizados são Zarya, Symmetra, D.Va e Winston.

Escolher sua função não é simples, mas geralmente acontece de maneira natural tendo como base os heróis que se encaixam melhor em seu estilo de jogo. Se você procura conhecer mais sobre as mecânicas individuais de cada herói, confira nossos Guias de Heróis.

Por hoje é só, esperamos que essas informações possam te ajudar a entender melhor as funções de cada herói no competitivo. Lembrando mais uma vez que um guia não é uma regra e nem sempre o que dá certo pra você irá funcionar para todos, mas como sempre toda sugestão será bem vinda.

Qual assunto você quer ver no próximo post? Não deixe de comentar e deixar sua sugestão para nós!

Até a próxima!

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0