X

Bem vindo a mais um Guia Básico do Competitivo! Nessa série abordamos cada aspecto do Overwatch do ponto de vista competitivo, para você que quer começar a se aventurar nas partidas ranqueadas ou até mesmo melhorar seu desempenho. Lembramos sempre que os guias são baseados em experiências e análises pessoais e não tem a intenção de ditar uma regra para qualquer jogador ou equipe.

Última Atualização: 25/04/2017 | Guia por Nyuu

Nos guias anteriores (Guia Básico #1 / Guia Básico #2) falamos sobre funções, composições e sinergia, mas chegou a hora de falar de um aspecto muito mais individual e particular do que qualquer outro: Vamos falar sobre você!

Quando falamos de habilidade pessoal no Overwatch, diversos fatores se mostram importantes. Posicionamento, movimentação, comunicação, conhecimento do jogo e até mesmo mira, mas antes de entrar em qualquer um desses assuntos é importante falar sobre um dos princípios mais importantes para tudo isso.

Autocrítica

Eu sei que é sempre muito fácil acreditar que a culpa de tudo que acontece de errado em uma partida é da sua equipe, daquele cara que deu instapick no Hanzo ou da composição escolhida, eu sei.

Simplesmente assumir que você é “bom” e todo o resto do mundo é “ruim”, que a culpa de suas derrotas são sempre azar, lag ou o alinhamento dos planetas não é o caminho correto!

Para começar a aperfeiçoar sua habilidade, autocrítica é o ponto de partida e essa prática não exige muito treino, a única exigência aqui é deixar seu orgulho de lado e reconhecer seus erros. Comece a analisar seus próprios jogos, tentar identificar onde você poderia ter ido melhor, o que teria sido diferente se você tivesse jogado com um herói diferente ou assumisse uma função diferente, basicamente procure saber onde você “erra”.

Se houver a possibilidade de gravar alguns jogos e analisar sua própria gameplay, faça! Overwatch é um jogo rápido, muitas vezes o menor dos erros pode ser crucial para uma partida mudar de rumo e no calor do momento muitas vezes isso pode passar despercebido pra você.

Pode ser que você estivesse fora de posição em algum momento, ou tenha conseguido alguns abates mas esqueceu da Mercy adversária que estava escondida e deu “ress” no time inteiro, pode ser uma Ult que você deveria ter utilizado pra salvar seu time naquele momento ou até mesmo uma Ult que você deveria ter guardado pois ela funcionaria melhor junto com a Ult da Zarya aliada que veio logo em seguida. As vezes nem se trata de um erro, mas de algo que poderia ter funcionado melhor se você tivesse executado de maneira diferente ou com um timing diferente.

Ao identificar um erro, foque em corrigi-lo nas próximas partidas. Suponha que você esteja jogando de Ana e utilizou seu Estimulante no aliado errado. Apesar de ter parecido inevitável porque o Lúcio passou pulando na sua frente no momento exato, talvez você não estivesse prestando atenção suficiente, talvez estivesse mal posicionado ou utilizou no desespero para não perder a oportunidade. Nas próximas vezes que você jogar de Ana, foque nessa questão, identifique os fatores que atrapalham a utilização da Ult, tente definir uma posição vantajosa e um momento oportuno para aproveitar o máximo da habilidade. Claro que isso é só um exemplo 😛

Atitude e mentalidade

Um pensamento que procuro ter sempre que estou jogando competitivo é que ninguém está ali pra perder apesar de nem sempre isso ser verdade haha. Procuro sempre pensar que meu time está dando o melhor de si e que eu devo fazer o mesmo, mesmo que isso não seja suficiente para garantir a vitória, com certeza irá aumentar suas chances.

Independente do rumo que a partida estiver tomando, atitudes negativas podem transformar o que parecia uma dificuldade em uma bola de neve que irá levar à derrota iminente. Não dê rage, não xingue, não grite, não polua o chat de voz, mas isso é assunto pra outro post!

Por hoje é só, esperamos que essas informações possam te ajudar a identificar seus pontos fracos e trabalhar neles. Lembrando mais uma vez que um guia não é uma regra e nem sempre o que dá certo pra você irá funcionar para todos, mas como sempre toda sugestão será bem vinda.

Qual assunto você quer ver no próximo post? Não deixe de comentar e deixar sua sugestão para nós!

Até a próxima!

Compartilhe este post!
Share on Facebook3Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0