X

A classe de Tanque segue sendo uma pedra no pé de Overwatch, com as recentes mudanças e adições na classe, muita coisa vem se alterando ao longo das semanas. Com essas mudanças, praticamente todos os tanques passaram a ser úteis e fazer parte de todas as composições em partidas competitivas, algo que não conseguimos ver nem em Ofensivos, Defensivos ou Suporte. Embora as preferências de heróis tenham se alterado nesse processo.

As tendências principais: escolhas de tanques foram totalmente alteradas, com Orisa, Winston e (principalmente) a esquecida D.Va sendo muito mais utilizados. Eles parecem ter ganho um espaço expressivo em relação à Reinhardt e Zarya, que perderam bastante popularidade. É jogo para qualquer Tanque agora, praticamente todos os tanques estão com 20% de uso dependendo do tier. Genji e McCree cresceram em popularidade, continuando a tendência, Ana caiu do Tier 1 até mesmo no Mestre e Grão-mestre, enquanto a Mercy continua sua subida de popularidade.

Confira aqui os dados da última semana da Ladder de PC

Vale lembrar que os dados são sobre o Competitivo do jogo, e não inclui informações sobre e-sports.

Heróis mais utilizados por Tier

A tabela acima lista todos os heróis e uso de cada um deles por ranque de competitivo, divididos em cada categoria (Ofensivo, defensivo, tanque e suporte). De um modo geral, os jogadores dos níveis mais altos preferem heróis que os recompense por sua skill individual, já os ranques mais baixos utilizam-se mais de heróis que sejam produtivos num geral.

Agora vamos dar uma olhada mais detalhada nos dados listados acima:

O uso de heróis ofensivos continua a evoluir. Soldado 76 se mantém firme na corrida, sendo o ofensivo mais popular desde o começo da temporada 4. Com seu alto dano na arma primaria, longo alcance, estação de cura e Ultimate aimbot, ele tem sido uma forte contribuição em composições de time. O uso do Genji floresceu entre todos os ranques (uma média de crescimento de 2,5%), provavelmente devido a popularidade de composições de dive e 2-2-2. O minipatch lançado recentemente para corrigir alguns bugs na sua habilidade do ultimate deve encorajar mais jogadores a o utilizarem em partidas competitivas. Tracer também se beneficia com a popularidade de flanqueadores, embora ela só seja realmente popular nos ranques Grãomestre e raramente vista em níveis mais baixos. Pharah continua sendo o segundo herói ofensivo mais popular no Bronze até Diamante. Embora a popularidade da Mercy tenha aumentado, a Pharah se manteve estável desde a última análise. Pharah, Genji e Tracer se beneficiam em composições de combo de ult com outros heróis populares como Zarya e Ana. A popularidade do McCree continua a cresce entre ranques mais baixos, com um aumento de 3,5% entre Bronze e Platina. Sua habilidade de flashbang é particularmente útil para lidar com flanqueadores, e seu dano principal é perfeito para lidar com a Pharah. Há uma certa discussão entre a comunidade sobre a necessidade de um buff para Reaper e Sombra. Apesar disso, Reaper segue como um dos mais jogados em ranques baixos (embora não muito frequente), enquanto a Sombra é o herói com a menor popularidade no competitivo de Overwatch.

Ranque Bronze segue apreciando muito mais os heróis Defensivos que os demais ranques. Entretanto, a categoria defensiva geralmente contém um grupo de heróis que continuam sendo considerados heróis de nicho. Com a única exceção do Junkrat no ranque Bronze e Prata, nenhum outro herói tem uso acima de 15%. Bastion continua a queda de sua glória, com uma redução de mais 5% em todos os níveis. Sua popularidade é praticamente a mesma da Temporada 3 – antes do rework no seu kit. Outros heróis (Hanzo, Mei, Torbjorn e Widowmaker) continuam sendo pouco vistos em todos os tiers.

A confusão na escolha de tanques continua nessa análise, acompanhando o lançamento da Orisa e o buff no Winston. Orisa teve um aumento de 5% nessa semana, sendo mais popular em ranques mais baixos, embora seja popular no cenário profissional em mapas de controle devido a sua habilidade “mini-graviton surge”. Winston teve a maior movimentação nas últimas semanas depois de ter redução no tempo de carregamento da sua Barreira. Ele cresceu 5% na escolha de heróis (um total de 10 a 20% desde o começo da Temporada 4) com a popularidade de composições de dive. Talvez a grande surpresa tenha sido o crescimento da D.Va, depois de várias semanas em queda entre os ranques mais altos. Ela teve um crescimento de 5% no Grãomestre e 4% no Mestre nessa semana. Uma possível explicação para esse aumento pode ser ao crescimento de uso da heroina entre times profissionais, e parece que a influência do cenário profissional finalmente começa a aparecer. O aumento da D.Va se deve, provavelmente, a força de seu escudo de defesa, que tem sido usado de forma efetiva no cenário profissional.

Observa-se que o uso de heróis Tanque não aumentou, o que significa que outros heróis da classe tiveram queda de popularidade. As maiores vítimas foram Reinhardt e Zarya, ambos tiveram uma queda de 5%. Apesar dessa mudança, ambos seguem incrivelmente populares. Reinhardt é o tanque mais popular no jogo, e a comunidade geralmente o enxerga como o único herói Tanque verdadeiramente ancora no Overwatch. Zarya e Roadhog são fortes competidores para a posição de #2 mais utilizado nos ranques Platina a Grãomestre, onde jogadores podem se aproveitar mais da skill cap desses heróis. Puxadas precisas do Roadhog e escudos e ults da Zarya realmente mostram a força desses heróis.

A popularidade dos Suportes continua a girar em torno de Mercy e Ana. Mercy é o destaque dessa temporada, saindo de um nível de impopularidade em ranques altos e se tornando um herói chave em todos os ranques. Ela é o herói #1 dos ranques Bronze a Platina, e se aproxima ao Tier 1 em todos esses níveis. Independente da opinião dos jogadores na utilidade da Ana vs Mercy, Ana segue com declínio de popularidade, deixando de ser majoritária com 75% de uso no Tier 1, sendo agora suporte #1 somente no Mestre e Grãomestre. Após várias semanas de ter seu kit de habilidade retrabalhado (e uma redução enorme no raio da aura), a popularidade do Lúcio se mantém mais forte que nunca. Parece que no geral, todos os tiers enxergaram as mudanças no herói como um leve buff. Zenyatta segue semi-popular e útil em composições de dive, enquanto a Symmetra é uma escolha de nicho muito utilizada em primeiros pontos e mapas de assalto.

Escolha de Heróis por Tiers e Lista de Tiers

Tier 1 (> 75% de uso): – 
Tier 2 (> 50% de uso): Ana (73%), Soldier76 (62%), Lucio (50%), Reinhardt (50%)
Tier 3 (> 25% de uso): Roadhog (45%), Zarya (45%), Genji (36%), Tracer (33%), Mercy (30%), Winston (29%), McCree (26%)
Tier 4 (> 15% de uso): Pharah (23%), Zenyatta (19%), D.Va (19%)

Tier 1 (> 75% de uso): – 
Tier 2 (> 50% de uso): Ana (72%), Reinhardt (61%), Lucio (51%), Soldier76 (51%), Mercy (51%)
Tier 3 (> 25% de uso): Roadhog (46%), Zarya (40%), Genji (29%), Winston (28%), Zenyatta (25%)
Tier 4 (> 15% de uso): Pharah (24%), McCree (23%), D.Va (20%), Tracer (18%)

Tier 1 (> 75% de uso): – 
Tier 2 (> 50% de uso): Reinhardt (62%), Mercy (60%), Ana (54%), Soldier76 (53%)
Tier 3 (> 25% de uso): Lucio (45%), Roadhog (45%), Zarya (35%), Pharah (32%), Genji (28%), Zenyatta (28%), Winston (25%)
Tier 4 (> 15% de uso): McCree (23%), D.Va (21%), Tracer (16%)

Tier 1 (> 75% de uso): –
Tier 2 (> 50% de uso): Mercy (70%), Reinhardt (61%), Soldier76 (53%)
Tier 3 (> 25% de uso): Ana (47%), Lucio (45%), Roadhog (41%), Pharah (34%), Zarya (32%), Zenyatta (29%)
Tier 4 (> 15% de uso): D.Va (24%), Genji (24%), Winston (23%), McCree (21%)

Tier 1 (> 75% de uso): –
Tier 2 (> 50% de uso): Mercy (72%), Reinhardt (64%), Soldier76 (50%)
Tier 3 (> 25% de uso): Lucio (48%), Pharah (37%), Ana (37%), Roadhog (36%), Zenyatta (32%), D.Va (31%), Zarya (28%)
Tier 4 (> 15% de uso): Winston (23%), Genji (18%), McCree (16%)

Tier 1 (> 75% de uso): Mercy (75%)
Tier 2 (> 50% de uso): Reinhardt (64%), Lucio (51%)
Tier 3 (> 25% de uso): Soldier76 (48%), D.Va (36%), Pharah (34%), Zenyatta (31%), Ana (31%), Roadhog (28%), Zarya (25%)
Tier 4 (> 15% de uso): Junkrat (22%), Winston (20%), Symmetra (18%), Genji (17%), Orisa (16%)

Tier 1 (> 75% de uso): –
Tier 2 (> 50% de uso): Mercy (67%), Lucio (57%), Reinhardt (53%)
Tier 3 (> 25% de uso): Soldier76 (45%), D.Va (42%), Pharah (34%), Junkrat (31%), Zenyatta (28%)
Tier 4 (> 15% de uso): Ana (24%), Orisa (22%), Roadhog (21%), Zarya (20%), Symmetra (19%), Winston (19%), Genji (15%)


E essas foram as análises da semana, os dados são coletados através do perfil de mais de 80mil jogadores e compilados pelo site Omnicmeta. O que vocês tem achado das mudanças nas categorias de Tanque e Suporte?

Compartilhe este post!
Share on Facebook8Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0