O verdadeiro eu não possui forma.

Bem vindo ao nosso Guia de Herói do Zenyatta! Nessa série abordamos cada herói do ponto de vista de mecânica e estratégia, para você que quer começar a se aventurar ou melhorar seus conhecimentos sobre seu herói preferido ou até mesmo saber o funcionamento de seus adversários para saber como lidar com eles.

Última Atualização: 05/09/2016 | Guia por Nyuu

Biografia

Nome verdadeiro: Tekhartha Zenyatta, Idade: 20
Ocupação: Guru andarilho, Aventureiro
Base de operações: Monastério de Shambali, Nepal (anteriormente)
Afiliação: O Shambali (anteriormente)

História

Zenyatta é um monge ômnico que vagueia pelo mundo em busca de iluminação espiritual. Dizem que aqueles que cruzam seu caminho nunca serão os mesmos.

Anos atrás, após a Crise Ômnica, um grupo de robôs ômnicos exilados vivenciou o que eles descrevem como um despertar espiritual. Eles abandonaram suas vidas pré-programadas para estabelecer um monastério comunal nas profundezas do Himalaia. Após muitos anos de meditação sobre a natureza da existência, eles passaram a acreditar que eram mais do que inteligências artificiais e que, como os humanos, possuíam a essência de uma alma.

Reconhecendo a igualdade espiritual que tinham com os humanos, os monges, liderados pelo misterioso robô conhecido como Tekhartha Mondatta, procuraram curar as feridas causadas uma geração antes pela Crise Ômnica e trazer humanos e robôs de volta a uma sociedade em harmonia. Sua mensagem foi abraçada por milhares de pessoas ao redor do mundo e eles se tornaram celebridades globais.

Mas um monge, Zenyatta, discordava dessa nova direção. Ele acreditava que o caminho para reparar os problemas entre humanos e ômnicos não era através do ensino dogmático, mas através da conexão e do envolvimento interpessoal.

Por fim, Zenyatta seguiu seu próprio caminho. Ele escolheu deixar o monastério e vagar pelo mundo, ajudando aqueles que ele encontrar a superarem suas batalhas pessoais e encontrarem a paz interior. Mas, quando necessário, ele irá lutar para proteger os inocentes, sejam eles ômnicos ou humanos.

Visão Geral

Função: Suporte
Dificuldade: Difícil
Vida: 200 HP (sendo 150 pontos de escudo)
Velocidade: 5.5m/s

O escudo se regenera 25 pontos por segundo automaticamente após 3 segundos fora de combate. No caso do Zenyatta 75% de sua vida será regenerada após 6 segundos.

Habilidades

Orbe da Destruição

100px-Ability-zenyatta1

Zenyatta projeta seus orbes de energia destrutiva individualmente ou em uma rajada de disparos rápidos após alguns segundos acumulando poder.

Tiro primário

Atalho Padrão: Tiro primário – Botão esquerdo do mouse (LMB) | Tiro secundário – Botão direito do mouse (RMB)
Munição:
20
Cadência de tiro: 3 tiros por segundo
Dano: 46
Recarga: 2 segundos

Tiro secundário

Atalho Padrão: TiroBotão esquerdo do mouse (LMB)
Munição:
20 (5 por tiro carregado)
Tempo de carga: 2.5 segundos
Dano: 40 por orb (200 no total)
Recarga: 2s

O tiro primário do Zenyatta será seu principal causador de dano, que juntamente com seu Orbe da Discórida pode ter potencial devastador. O principal ponto fraco dos Orbes da Destruição é sua velocidade de trajetória, que exige um pouco de tempo até que você se acostume e passe a compensar  de acordo com a distância do alvo.

Já o tiro secundário é extremamente situacional, e será melhor utilizado em momentos que você tiver tempo de preparar um ataque e souber exatamente o posicionamento de seu alvo (ex. Torre do Torbjorn e Bastion), ou contra alvos maiores e mais fáceis de atingir.

Orbe da Harmonia

100px-Ability-zenyatta2

Zenyatta lança um orbe sobre o ombro de um alvo aliado. Enquanto Zenyatta mantiver uma linha de visão, o orbe recupera lentamente a vida do aliado. Somente um aliado pode receber os benefícios do orbe de cada vez.

Atalho padrão: Shift esquerdo
Cura: 30 por segundo
Duração: Até que seja transferido para outro aliado ou quando o Zenyatta ou o aliado em questão morrer
Alcance: 40 metros

Principal habilidade de cura do Zenyatta, o Orbe da Harmonia não exige precisão pois irá adquirir o alvo automaticamente, curando 30 pontos de vida por segundo enquanto estiver vinculado ao alvo. Apenas um alvo pode receber cura do Orbe da Harmonia de cada vez, e para manter o efeito o alvo deverá permanecer dentro da linha de visão do Zenyatta (não permanecendo fora dessa linha por mais de 3s), independente da distância. Caso o Zenyatta ou o Aliado morram, o Orbe é automaticamente desvinculado.

A principal vantagem do Orbe da Harmonia em relação a outros tipos de cura é o fato de que ele não exige proximidade e foco do Zenyatta com o aliado, permitindo que ele se concentre em causar dano enquanto mantém sua cura funcionando.

Orbe da Discórdia

100px-Ability-zenyatta3

Prender o orbe da discórdia a um oponente amplifica a quantidade de dano que ele recebe enquanto Zenyatta mantiver uma linha de visão. Somente um inimigo pode sofrer os efeitos do orbe de cada vez.

Atalho padrão: E
Aumento de dano recebido: 30%
Duração: Até que seja transferido para outro adversário ou quando o Zenyatta ou o alvo em questão morrer
Alcance: 40 metros

Com mecânica e limitações extremamente parecidas com a do Orbe da Harmonia, o Orbe da Discórdia funciona como um debuff que aumenta em 50% todo o dano recebido pelo adversário vinculado ao seu efeito, funcionando como suporte ofensivo aos seus aliados na hora de causar dano.

Graças a sua função ofensiva, o Orbe da Discórdia torna o Zenyatta perfeito para a função de “Target Caller” em sua equipe. O Target Caller tem como função definir o alvo prioritário para seus aliados ofensivos.

Transcendência

100px-Ability-zenyatta4

Zenyatta entra em um estado de existência elevada por um breve período de tempo. Enquanto transcende, Zenyatta não pode usar suas habilidades ou armas, mas é imune ao dano e restaura automaticamente a vida dele e de aliados próximos.

Atalho padrão: Q
Duração: 6 segundos
Cura: 300hp/s para todos os aliados dentro da área de efeito (raio 10m)
Velocidade: 11m/s

A Ultimate do Zenyatta possui um grande potencial estratégico para seu time, facilitando a organização de defesa/investidas contra objetivo e até mesmo funcionando como medida preventiva contra dano massivo de seus adversários.

Apesar de frequentemente ser utilizada para curar os aliados de dano causado por Ultimates, uma função pouco conhecida da Transcendência é sua capacidade de bloquear totalmente essas Ultimates. Para que esse efeito seja executado, não será suficiente que os aliados estejam dentro da área de efeito da Ultimate, o Zenyatta deverá se posicionar entre a Ultimate em questão e seus aliados, funcionando como escudo.

Dicas Úteis

  • Lembre-se que o Orbe da Discórdia e da Harmonia não possuem tempo de recarga, e podem ser transferidos de um alvo para o outro instantaneamente.
  • Seu Orbe da Discórdia deverá ser utilizado no adversário que representa maior “perigo” aos seus aliados, facilitando o abate de alvos mais rápidos e difíceis de atingir (ex. Tracer, Genji e Pharah) ou até mesmo reduzindo a sobrevivência de alvos mais resistentes (ex. Reinhardt, Roadhog e Winston).
  • Assim como o Orbe da Harmonia, o Orbe da Discórdia exige que o alvo esteja na linha de visão do Zenyatta, mas permanece ativo por 3 segundos quando essa linha é quebrada, servindo para que o Zenyatta saiba do posicionamento desse adversário, visto que a marca poderá ser vista por você mesmo através de paredes.
  • Procure manter seu Orbe da Harmonia em alvos mais expostos a dano de seus adversários, a comunicação entre seus aliados facilita na hora de saber quem está sendo focado.
  • O principal ponto fraco do Zenyatta é sua movimentação, sendo assim mantenha-se fora da linha de visão de seus adversários mas lembre-se de renovar seu Orbe da Harmonia sempre que necessário.

Atualizações:

  • 01/09  Aumento de dano do Orb da Discórdia reduzido de 50 para 30%. Orb da Destruição passou a causar 46 de dano ao invés de 40.
Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0