Juntos nós somos fortes.

Bem vindo ao nosso Guia de Herói da Zarya! Nessa série abordamos cada herói do ponto de vista de mecânica e estratégia, para você que quer começar a se aventurar ou melhorar seus conhecimentos sobre seu herói preferido ou até mesmo saber o funcionamento de seus adversários para saber como lidar com eles.

Última Atualização: 27/10/2016 | Guia por Nyuu

Biografia

Nome verdadeiro: Aleksandra Zaryanova, Idade: 28
Ocupação: Soldado
Base de operações: Fronte de Krasnoyarsk, Rússia
Afiliação: Forças Defensivas Russas

História

Aleksandra Zaryanova é uma das mulheres mais fortes do mundo, uma atleta aclamada que sacrificou o triunfo pessoal para proteger sua família, amigos e país em tempos de guerra.

Aleksandra nasceu em uma vila remota na Sibéria, que era uma das linhas de frente na Crise Ômnica, que começou por volta de trinta anos atrás. Apesar das forças russas terem derrotado os robôs e desligado seu omnium, a região foi devastada pelo conflito. Aleksandra, que era apenas uma criança na época, foi cercada pela destruição pós-guerra, e com o passar dos anos, ela jurou que se tornaria forte para ajudar seu povo a se recuperar.

Focando em levantamento de peso e fisiculturismo, Aleksandra foi identificada pelo programa nacional de atletas como uma estrela em potencial. Ela treinou, extensivamente, subindo nos rankings enquanto representava seu país, com expectativas de quebrar antigos recordes nos campeonatos mundiais que viriam.

Entretanto, na véspera do torneio, um ataque veio do dormente omnium siberiano e sua vila foi lançada na guerra mais uma vez. Aleksandra imediatamente se retirou da competição e correu para casa para se alistar às forças locais de defesa, sacrificando a vida de fama e fortuna que ela poderia ter tido.

Agora ela serve ao dever, sendo um símbolo para alguns e brava companheira de guerra para outros. Mas para Aleksandra, é uma chance de usar sua grande força para proteger aqueles que ama.

Visão Geral

Função: Tanque
Dificuldade: Difícil
Vida: 400 HP (sendo 200 pontos de escudo)
Velocidade: 5.5m/s

O escudo se regenera 25 pontos por segundo automaticamente após 3 segundos fora de combate.

Habilidades

Canhão de Partículas

100px-Ability-zarya1

O poderoso Canhão de Partículas de Zarya dispara um raio de energia destrutiva de curto alcance. Como alternativa, Zarya pode liberar uma carga explosiva para acertar múltiplos inimigos.

Tiro primário

Atalho Padrão: Botão esquerdo do mouse (LMB)
Munição:
100
Cadência de tiro: 20 tiros por segundo
Dano: 75 – 150 dps (depende da carga da arma)
Recarga: 1.5s
Alcance: 15m

Tiro secundário

Atalho Padrão: Botão esquerdo do mouse (RMB)
Munição:
100 (25 por tiro)
Cadência de tiro: 1 tiro por segundo
Alcance da explosão: 2m
Dano:46 – 95 dps (depende da carga da arma)
Recarga: 1.5s

O tiro primário da Zarya deve ser utilizado em situações onde você precise ser mais preciso e esteja tentando atingir apenas um adversário em combates a curta distância, trata-se de um raio de alcance limitado projetado em linha reta para a frente e que aumenta sua potência de acordo com a carga da arma.

Para entender o funcionamento da carga, é necessário entender o básico da mecânica de sua Barreira de Partículas e da Barreira Projetada. Ambas as habilidades funcionam como escudos que absorvem dano, esse dano absorvido é convertido em aumento de potência para seu Canhão de Partículas sendo 1% de carga para cada 4 pontos de dano absorvido (ou 2 pontos de dano corpo a corpo).É importante que você se mantenha absorvendo para aumentar e manter a carga pois ela irá sofrer uma redução de 2% por segundo.

Como você deve imaginar, a carga do Canhão de Partícula influencia diretamente no dano causado por seus tiros, para saber qual a carga atual da arma você deverá se atentar ao número localizado abaixo de sua mira, esse número vai de 0 a 100 e chega a dobrar o potencial de dano da Zarya quando maximizado. Outros detalhes podem te ajudar a identificar a carga de sua arma, a largura da faixa na mira, a largura do raio projetado, o tamanho da esfera de energia na animação da arma e isso também estará visível para seus adversários pois a Zarya exala energia quando carregada.

Untitled-1

O tiro secundário da Zarya se trata de uma esfera de energia que é lançada em arco para frente e explode ao atingir qualquer superfície, objeto o inimigo, causando dano em área (2m) e um pequeno knockback no caso de inimígos. Essa opção de tiro é melhor utilizada em combates de longa distância, ou contra adversários múltiplos, mas lembre-se de calcular a trajetória do tiro pois além de não serem lançadas em linhas retas, as esferas de energia tem um tempo de trajetória maior que a maioria dos tiros.

Barreira de Partículas

100px-Ability-zarya2

O Canhão de Partículas pode emitir uma barreira individual que protege Zarya contra ataques eminentes, redirecionando a energia deles para aumentar o dano de sua própria arma e a largura de seu raio.

Atalho padrão: Shift esquerdo
Duração: 2 segundos
Potencial de absorção: 200 dano
Recarga: 10 segundos

Como já foi dito anteriormente, além de absorver dano a Barreira de Partículas é utilizada para aumentar a carga e o potencial de dano do Canhão de Partículas da Zarya. O funcionamento da barreira é simples, ela irá absorver até 200 de dano durante seu tempo de duração (2s).A Barreira de Partículas deverá ser ativada sempre que a Zarya estiver sendo alvo de dano, para maximizar seu potencial de absorção e serve inclusive para bloquear “Ults” dos adversários, visto que apesar de absorver apenas 200 de dano, o último ataque será sempre bloqueado por completo, não sendo descontado do HP da Zarya (sendo assim a barreira pode bloquear até mesmo a Ult da D.Va que causa 1000 de dano no centro da explosão).

A ativação da barreira é visível para todos, inclusive adversários pois aparece como uma esfera de energia ao redor da Zarya.

Barreira Projetada

100px-Ability-zarya3

Zarya cerca um dos membros de sua equipe com uma barreira de energia que simultaneamente absorve fogo inimigo e aumenta o poder de seu Canhão de Partículas.

Atalho padrão: E
Duração: 2 segundos
Potencial de absorção: 400 dano
Recarga: 8 segundos

Com funcionamento idêntico ao da Barreira de Partículas, a Barreira Projetada serve para a proteção de adversários e também afeta diretamente a carga do Canhão de Partículas na mesma proporção da Barreira de Partículas. A principal diferença vem do potencial de absorção da Barreira Projetada, que chega a absorver até 400 de dano (isso mesmo, quando bem utilizada essa habilidade pode carregar a arma da Zarya até sua potencia total) mas dura os mesmos 2 segundos da Barreira de Partículas.

Surto de Grávitons

100px-Ability-zarya4

Zarya lança uma bomba de gravidade que atrai os combatentes inimigos, causando dano enquanto eles estão presos.

Atalho padrão: Q
Duração: 4 segundos
Dano: 22
Alcance: 8 metros

A ultimate da Zarya é uma das habilidades mais únicas do jogo. Seu funcionamento é bem simples, ao utilizá-la uma bomba de gravidade será lançada (a mecânica de lançamento é muito parecida com a do seu tiro secundário), ao atingir um objeto ou superfície, a bomba explodirá e passará a atrair/puxar todos os adversários ao seu redor.

O mais incrível do Surto de Grávitons é seu potencial de ser combinado com outras habilidades e principalmente outras Ultimates, sendo que quando bem utilizada pode levar ao wipe/aniquilação da equipe adversária.

Dicas Úteis

  • A Zarya não costuma ser um personagem muito focado pelos adversários na maior parte do tempo, mas quando bem utilizada pode ser um dos maiores causadores de dano do jogo, manter sua arma com a carga alta é essencial para que isso aconteça.
  • Não ative sua Barreira de Partículas com antecedência, lembre-se que a duração é curta e a recarga leva 10 segundos. Procure ativar a barreira quando já estiver recendo dano (de preferência quando perceber que muito dano está por vir).
  • Diferente do escudo do Reinhardt por exemplo, as barreiras criadas pela Zarya absorvem qualquer tipo de dano.
  • Use seu Projetor de Barreira com sabedoria, assim como a Barreira de Partículas ela pode salvar um aliado da morte eminente, quem sabe até salvar a Mercy do seu time de uma Ult que de outra forma a levaria à morte.
  • Alguns heróis podem escapar do Surto de Grávitons com suas habilidades de movimentação (Tracer, Widowmaker, D.Va, Reinhardt, Genji e Reaper).
  • Saiba aproveitar o escudo natural da Zarya, 50% de seu HP se regenera automaticamente quando você fica fora de combate, saiba a hora de procurar abrigo.
  • Movimente-se! Apesar de suas barreiras, a Zarya ainda é um tanque extremamente vulnerável,  mas seu tamanho é bem menor quando comparada aos outros tanques, aproveite-se disso e tente ser tornar um alvo mais difícil.

Links Úteis

Road to Overwatch: Zarya – Postagem focada no destaque da Zarya dentro do meta durante a Temporada 2

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0