X

Em Março, a Blizzard afirmou que Overwatch teria um Campo de Visão (FOV = Field of View) fixo: 60º horizantal e aproximadamente 90º vertical, mantendo uma proporção 16:9. Isso seria necessário , segundo a Blizzard, para que jogadores em equipamentos inferiores não se sentissem prejudicados ao jogar com outros onde o equipamento poderia suportar um Campo de Visão maior.

A visão humana percebe aproximadamente 180º de um campo de visão horizontal, porém em termos de jogos FPS é comum o limite ser menor do que isso, muitas vezes causando um efeito ruim para o jogador, podendo levar inclusive a tonturas, enjoo e outros efeitos colaterais.

Após analisar com cuidado essa questão, os desenvolvedores voltaram atrás nesta decisão: Overwatch terá opções para que o jogador possa escolher seu tipo de Campo de Visão favorito e, por padrão, ele será ajustado para o máximo permitido. Além de solucionar a questão do desconforto, isso permitirá que o jogador possa ver melhor a aproximação de inimigos dos lados, auxiliar na mira, dentre outros benefícios.

Em um bate papo recente com os desenvolvedores de Overwatch no Reddit, Geoff Goodman, Designer Sênior, explicou o porquê da mudança:

Originalmente postado por Geoff Goodman

[…] como vocês já notaram, nós recentemente aumentamos nosso Campo de Visão base após vários feedbacks de pessoas insatisfeitas com o modelo antigo. Nós também adicionamos um controle de Campo de Visão que permitirá que as pessoas o ajustem como preferirem.

Dito isso, nós temos um forte desejo de garantir que as pessoas não se sintam pressionadas em deixar o jogo totalmente distorcido e difícil de se jogar porque elas sentem que precisam maximizar o Campo de Visão para ganhar um melhor desempenho. Então ajustamos o Campo de Visão padrão para o nosso novo limite máximo e permitimos que jogadores possam baixar este limite até um certo ponto caso eles desejem.

Mudança na prática

Observando os vídeos de gameplay da Blizzard para Overwatch, é possível notar a mudança do Campo de Visão ao comparar o gameplay do Soldado 76 com o de qualquer outro personagem da franquia. Veja a comparação do vídeo do Soldado 76 com um vídeo da Tracer:

Soldado 76: vídeo feito após as mudanças do Campo de Visão

Tracer: vídeo feito antes das mudanças do Campo de Visão

A diferença em ambos os vídeos é sutil, mas notável. Caso ainda não tenha percebido a diferença, veja este vídeo que mostra diferentes ângulos de Campo de Visão para entender melhor o conceito:

Ainda sobre essa questão, os devs da Blizzard informaram que estão sempre fazendo novos ajustes em vários aspectos da jogabilidade de Overwatch, e que todo feedback é importante e levado em conta na hora de fazer uma modificação deste nível.

Eu sempre gostei muito de FPS, mas aqueles com um Campo de Visão limitado sempre me deixaram um pouco com dor de cabeça – ok, pelo menos até eu me acostumar e continuar jogando do mesmo jeito :P. E pra vocês, o Campo de Visão pode influenciar ou não na jogabilidade?

Boa semana!