Fala galera, tudo certo?

Desde o recente lançamento do Modo Competitivo do Overwatch, percebemos cada vez mais que muita gente ainda tem dúvidas sobre como funciona o sistema de Skill Rating e MMR, no qual se baseia o sistema de ranqueamento do Overwatch e de diversos outros jogos (ex. World of Warcraft e Heroes of the Storm).

Esse post tem como intenção esclarecer algumas dúvidas comuns e tentar resumir o funcionamento de um sistema baseado em MMR, talvez hajam pequenas diferenças em como realmente funciona o MMR no Overwatch, mas conforme essas informações forem sendo divulgadas atualizaremos as informações.

Skill Rating (SR)

O Skill Rating ou Classificação de Habilidade, é o número teoricamente utilizado para realizar o pareamento das partidas.

Após realizar as 10 partidas de qualificação, cada jogador recebe um valor de SR que vai de 1 a 100, é importante destacar que o SR de cada jogador será aberto durante as partidas, mostrado individualmente assim como a média do time.

Match Making Rating (MMR)

O MMR é uma forma de avaliação independente do seu SR e funciona como um número secundário, até o momento no Overwatch não há uma maneira de descobrir seu MMR pessoal ou de sua equipe.

O funcionamento do MMR é simples, ao jogar pela primeira vez você terá um MMR base (esse valor é igual para todos os jogadores em sua primeira partida) conforme você ganha ou perde, seu MMR sobe ou desce (geralmente de maneira mais rapida que seu SR), se ajustando pouco a pouco ao local onde o sistema considera que seja seu nível ideal de habilidade.

No competitivo, quando você vence um jogo seu MMR e SR sobem (não necessariamente de maneira uniforme) de acordo com a diferença de MMR dos times (Quando o MMR dos adversários for maior que o do seu time você irá ganhar mais ponto, e vice versa).

É comum ficar confuso ao perceber que ao vencer seu SR sobe pouco e ao perder cai bastante, isso significa que seu MMR está menor que seu SR, sendo assim até que o MMR ultrapasse o nível de SR suas vitórias serão pouco lucrativas. Para fazer com que seu MMR suba e aumente a progressão de suas vitórias será necessário que seu time conquiste cada vez mais vitórias consecutivas. Sendo assim quanto maior o seu MMR, maior será o numero de pontos que você irá ganhar quando vencer um adversário equilibrado.

Resumindo

  • MMR e SR são valores independentes
  • Sempre que você vencer uma partida seu MMR irá subir, assim como seu SR mas não uniformemente.
  • Quanto maior for sua frequência de vitórias, maior será seu MMR e maior será o número de pontos que você irá receber com uma vitória (considerando uma partida onde o seu oponente tem o MMR próximo do seu).
  • Basicamente o MMR funciona como uma previsão do sistema de como ficará seu SR caso você continue jogando da maneira que está jogando e o SR por sua vez irá tentar alcançar esse valor.

Obrigado ao grande Cabelera pela sugestão! Lembrando que aqui listamos os aspectos básicos de um sistema baseado em MMR, números e mecânicas específicas podem variar mas nada foi confirmado oficialmente pela Blizzard.

Alguma dúvida sobre o sistema? Não deixe de comentar e nós faremos o possível para esclarecer!

 

Compartilhe este post!
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Tumblr
Tumblr
0Email this to someone
email
Pin on Pinterest
Pinterest
0