A ciência revelará a verdade.

Bem vindo ao nosso Guia de Herói da Moira! Nessa série abordamos cada herói do ponto de vista de mecânica e estratégia, para você que quer começar a se aventurar ou melhorar seus conhecimentos sobre seu herói preferido ou até mesmo saber o funcionamento de seus adversários para saber como lidar com eles.

Última Atualização: 14/11/2017 | Guia por Nyuu

Biografia

Nome verdadeiro: Moira O’Deorain, Idade: 48
Ocupação: Geneticista
Base de operações: Dublin, Irlanda; Oásis, Iraque
Afiliação: Talon, Blackwatch (anteriormente)

História

Tão brilhante quanto controversa, a cientista Moira O’Deorain pesquisa o que há de mais avançado na engenharia genética, buscando uma forma de reescrever os fundamentos que constroem a vida.

Mais de uma década atrás, O’Deorain causou um alvoroço ao publicar um trabalho controverso detalhando uma metodologia para criar programas genéticos personalizados que poderiam alterar o DNA em nível celular. Parecia um passo promissor para superar doenças e síndromes e maximizar o potencial humano.

O evento foi seguido por discordâncias entre seus colegas. Muitos consideraram seu trabalho perigoso devido às consequências éticas e O’Deorain foi acusada de ter o mesmo desejo científico de avanço sem restrições que muitos acreditam ter causado a Crise Ômnica. Além disso, outros geneticistas foram incapazes de reproduzir os resultados das pesquisas de Moira, o que trouxe questionamentos a suas descobertas. Em vez de alavancar sua carreira, seu trabalho acabou prejudicando imensamente sua reputação.

Ela recebeu investimento com uma oferta de uma fonte improvável: a Blackwatch, a equipe de operações secretas da Overwatch. Ela continuou seu trabalho das sombras enquanto desenvolvia armas e tecnologias novas para a organização. Seu emprego era um segredo bem guardado até que foi descoberto devido às investigações após o incidente de Veneza. Muitos oficiais de alto escalão na Overwatch juraram não saber de sua afiliação à equipe.

Após a Overwatch ter sido desfeita, O’Deorain foi forçada a buscar fontes alternativas de custeamento. Dessa vez, ela foi convidada para se juntar ao coletivo científico que fundou a cidade de Oásis. Ainda assim, alguns dizem que a organização secreta Talon já a financiava por anos, ajudando em seus experimentos em troca do uso de seus resultados para fins próprios.

Apesar de O’Deorain buscar o avanço científico a qualquer custo, seu trabalho ainda é desconhecido pela maioria. Mas agora que ela foi libertada de todas as amarras, é só uma questão de tempo até tudo mudar.

 

Visão Geral

Função: Suporte
Dificuldade: Média
Vida: 200 HP
Velocidade: 5.5m/s

Habilidades

Punho Biótico – Cura

Usando sua mão esquerda, Moira gasta energia biótica para curar aliados à sua frente.

Atalho Padrão: Botão esquerdo do mouse (LMB)
Duração:
Até 9 segundos
Alcance: 15 metros
Cura: 80 por segundo
Recarga: 45 segundos ou 9 segundos por meio do dano causado por seu Punho Biótico

Com um potencial de cura incomum, o Punho Biótico é capaz de curar mais de um aliado simultaneamente por meio de um raio de cura de curto alcance. Quando o aliado sair do alcance ou o raio se desconectar por qualquer outro motivo, um HoT (heal over time/cura por tempo) será mantido no alvo por mais 3 segundos, curando um total de 50 de HP.

Quando o Punho Biótico não estiver sendo utilizado, sua carga irá se regenerar lentamente, processo que pode ser acelerado significativamente ao causar dano com o tiro secundário do próprio Punho Biótico em adversários

Vale levar em consideração que a cura através do Punho Biótico deve ser utilizada com sabedoria. O ideal é utilizá-la quando um aliado estiver correndo perigo ou quando você puder se posicionar para curar mais de um aliado simultaneamente, isso evitará que sua carga se esgote rapidamente.

Punho Biótico – Dano

Sua mão direita dispara um raio de longa distância que drena a vida dos inimigos e cura Moira, recarregando também sua energia biótica.

Atalho Padrão: Botão direito do mouse (RMB)
Munição:

Alcance: 21 metros
Dano: 50 por segundo
Auto cura: 33 por segundo

O raio canalizado do tiro secundário do Punho Biótico da Moira trava em seu alvo e causa dano 50 de dano por segundo em médio/longo alcance. Vale ressaltar que apesar de travar no alvo, o Punho Biótico não se mantém com tanta facilidade no alvo quanto o Projetor de Fótons da Symmetra, exigindo um pouco mais de precisão.

Além do dano, o tiro secundário do Punho Biótico tem outras funções. Enquanto absorve vida dos aliados, a habilidade cura a Moira em 33 de vida por segundo, sendo sua principal fonte de auto sustentação. O tiro primário do Punho Biótico também é recarregado durante o uso do tiro secundário, gerando 1 segundo de carga para cada segundo de dano.

Orbe Biótico

Moira lança uma esfera biótica que rebate. Ela pode escolher entre um efeito de regeneração que cura aliados ao passar por eles ou de deterioração que causa dano aos inimigos.

Modo de seleção de Orbe: E
Lançamento de Orbe: LMB  (cura), RMB (dano)
Dano: 50 por segundo (até 200)
Cura: 75 por segundo (até 300)
Duração: 10 segundos (ou até esgotar)
Recarga: 10 segundos

Ao utilizar o atalho do Orbe Biótico você ativará a seleção entre  Cura ou Dano, a partir daí utilizará os botões padrão de tiro primário e secundário para selecionar o orbe desejado. Após lançado, o Orbe Biótico se move rapidamente, rebatendo em superfícies sólidas durante 10 segundos ou até esgotar sua carga de dano ou cura (dependendo do tipo escolhido).

Ao se aproximar de um alvo correspondente (até 5 metros de distancia), o orbe irá se “ligar” ao alvo, reduzindo sua velocidade de movimentação e curando/causando dano ao alvo de acordo com o tipo de orbe em questão.

Desvanecer

Moira se teletransporta rapidamente por distâncias curtas.

Atalho padrão: Shift
Duração: 0.8 segundos
Velocidade: 18.75 m/s
Recarga: 6 segundos

Ao utilizar o Desvanecer, a Moira fica invisível, invulnerável e sua velocidade de movimentação se multiplica. Nenhuma habilidade poderá ser utilizada durante o Desvanecer, limitando suas ações apenas a movimentos.

Enquanto a habilidade estiver ativa, Moira não poderá ser alvo de habilidades que curariam ou causariam dano a ela, no entanto ainda é possível se curar por meio de pacotes de cura e até por seu próprio Orbe Biótico.

Coalescência

Moira canaliza um raio de longa distância que pode curar aliados ou atravessar barreiras para causar dano a seus inimigos.

Atalho padrão: Q
Dano: 70 por segundo
Cura: 140 por segundo
Auto cura: 50 por segundo
Alcance: 30 metros
Duração: 8 segundos

A Ultimate da Moira funciona como uma versão “turbinada” de seu Punho Biótico. A principal diferença é que a Coalescência é capaz de curar e causar dano com o mesmo raio, curando os aliados em 150 por segundo e causando 70 de dano por segundo aos adversários. Além disso, a própria Moira irá receber uma parcela de cura durante a habilidade, sendo curada em 50 pontos por segundo.

Durante a Coalescência, a velocidade de movimentação da Moira aumenta, mas ainda assim vale a pena ficar atento durante o uso da habilidade pois você poderá ficar vulnerável tendo em vista que o uso Desvanecer não será permitido e sua auto cura estará limitada.

A Coalescência se recarrega rapidamente, mas não deve ser utilizada como uma habilidade de emergência, tendo em vista que dificilmente servirá para mitigar uma ultimate adversária, sendo assim utilize a Ultimate da Moira sem medo, facilitando a vida de sua equipe em team fights menos agressivas (no sentido de gasto de ultimates).

 

Dicas Úteis

  • Lembre-se de posicionar-se corretamente, a maioria das habilidades da Moira depende totalmente de sua posição para ser efetiva. Muitas vezes uma habilidade que atinge apenas um alvo, tem potencial para atingir dois ou mais se você estiver melhor posicionado.
  • Apesar de suas habilidades ofensivas, lembre-se que seu objetivo principal como suporte é manter sua equipe viva. Não se exponha sem necessidade e saiba a hora de Desvanecer.
  • Por falar em Desvanecer, esse será seu principal “cooldown” de defesa e poderá garantir sua sobrevivência em momentos cruciais, até mesmo contra ultimates que poderiam te eliminar instantaneamente.
  • O Punho Biótico é uma das habilidades de cura básica mais poderosas do jogo e irá garantir a sobrevivência de seus aliados contra boa parte das fontes de dano.
  • A combinação de seu Orbe Biótico com o Punho Biótico é poderosíssima, principalmente em locais mais fechados e quando seu time estiver jogando agrupado.
  • Seu Orbe Biótico não é uma habilidade ideal para emergências, procure utilizar o Punho Biótico quando a vida de um aliado estiver em risco.

 

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0