Bem-vindo ao nosso Guia de Mapa: Hanamura! Nessa série abordamos cada mapa do ponto de vista de mecânica e estratégia, para você ficar por dentro dos detalhes mais relevantes na hora de organizar seu time para atacar ou defender cada posição! Nesse guia evitaremos abordar composições específicas e focaremos no funcionamento do mapa independente dos heróis disponíveis.

Lembrando que um guia não é uma regra e nem sempre o que dá certo pra você irá funcionar para todos, mas como sempre toda sugestão será bem vinda.

Última Atualização: 03/10/2016 | Guia por Nyuu

Glossário

  • Flankers: Jogador que não bate de frente com a linha de defesa dos adversários e em vez disso busca alternativas de causar dano e conseguir abates de oportunidade.
  • DPS: Herói especializado em causar dano, seja defensivo ou ofensivo.
  • High Ground: Área mais elevada do mapa, onde a visão é privilegiada.

Resumo

Hanamura fica no Japão. É uma área suburbana que possui belos jardins do templo e um grande castelo. Com seus restaurantes, shoppings e uma vista primorosa de cerejeiras floridas, Hanamura é um destino certo para os turistas. Contudo a cidade esconde segredos obscuros conhecidos por poucos. É nesse belo lugar que o Clã Shimada fez seu lar varias gerações atrás.

hanamura-3d87dd8e49637af45a1c989f2704abb9f21d5cdf3439b203b6208b2102cd9a76Funcionamento

Hanamura é um mapa de ataque, com dois objetivos (aqui chamaremos de Objetivo A e Objetivo B) que deverão ser conquistados pela equipe atacante para conquistar a vitória. O Objetivo B só é liberado quando o Objetivo A for conquistado.

Competitivo

Regras

  • Os dois times jogam em ambas as posições.
  • Cada Objetivo capturado vale um ponto para o time atacante.
  • Após cada ataque, o placar e tempo restante são anunciados e os times trocam de posição.

Tempo

  • Cada time começa o primeiro ataque com 4 minutos para capturar o Objetivo A.
  • Após capturar o Objetivo A no primeiro ataque cada time recebe um bônus de 4 minutos para atacar o Objetivo B.
  • Caso ambos os times conquistem os objetivos com tempo restante, a partida avança e esse tempo será utilizado para atacar novamente o Objetivo A. Caso haja sucesso 30 segundos serão adicionados para o ataque ao Objetivo B.

Vitória

  • Caso o primeiro time a atacar falhe na captura do Objetivo A, o segundo time precisará apenas desse objetivo para conquistar a vitória.
  • Caso o segundo time a atacar falhe na captura de qualquer Objetivo no qual o primeiro time tenha tido sucesso, a partida termina com vitória do primeiro time.
  • Caso ambos os times utilizem todo o seu tempo e conquistem o mesmo número de objetivos a partida termina em um empate, do contrário o jogo continua, utilizando o tempo restante para cada equipe.

Ataques adicionais

  • O time com menos tempo restante começa atacando.
  • Caso o time com menor tempo possua menos de 60 segundos restantes, o tempo necessário para completar 60 segundos será adicionado ao seu banco de tempo e o mesmo número será adicionado ao tempo dos adversários, o mesmo acontecerá se ambos possuírem tempo inferior a 60 segundos, sempre se baseando no tempo da equipe que possui menos tempo.
  • Caso apenas uma equipe possua mais de 60 segundos restantes e a outra equipe tiver esgotado seu tempo, apenas a equipe que possui tempo restante irá atacar, caso tenha sucesso em capturar o primeiro ponto a partida termina com vitória dessa equipe, do contrário termina em empate.

Objetivo A – Defesa

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A entrada para o Objetivo A possui apenas um portão principal que pode ser utilizado por qualquer personagem e algumas “janelas” menores acessíveis apenas para personagens que possuem alguma mobilidade vertical.

O objetivo do time defensivo aqui, como em qualquer outro mapa é tentar reduzir ao máximo as possibilidades do time atacante, sendo assim, preparar defesa diretamente no portão será a melhor opção. Esse tipo de estratégia reduz a possibilidade de ser incomodado por flankers e concentra o potencial defensivo no portão.

Para lidar com as janelas menores, recomenda-se deixar um jogador responsável pela comunicação de possíveis ataques pelos flancos e um DPS responsável por lidar com esses atacantes. É muito importante manter sempre a defesa no portão nesse momento, pois o objetivo dos flankers é justamente tirar a atenção da entrada principal e quebrar essa defesa.

Objetivo A – Ataque

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Para o time atacante, o Objetivo A não irá oferecer muitas opções. Seu objetivo será quebrar a defesa adversária para poder ganhar acesso à área mais aberta do mapa. Procure manter seu time agrupado e evitar baixas desnecessárias, tentar abrir espaço com um flanker pode ser uma boa opção.

O objetivo do flanker será passar despercebido pela defesa (geralmente utilizando-se de habilidades de movimentação rápidas ex: Passo das Sombras do Reaper, Teleportar da Tracer, Golpe Veloz do Genji, etc) e conseguir abates de oportunidade ou simplesmente pisar no Objetivo e trazer atenção da equipe defensiva, facilitando a investida de sua equipe.

Vale lembrar que nesse Objetivo como em qualquer outro, um time agrupado será muito mais efetivo um ataque disperso, ao sofrer um “wipe” procure esperar seu time se reunir novamente e evite ataques desesperados e inconsistentes, isso só irá atrasar a organização da sua equipe e poderá atrapalhar o sucesso na invasão.

Objetivo B – Defesa

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Antes de saber como defender o Objetivo B é importante aprender quando começar a defendê-lo. Ao sofrer um ataque com muitas baixas no Objetivo A, será muito difícil se recuperar e voltar a tempo de defender o ponto (salvo algumas exceções onde a Symmetra do seu time tiver preparado um Teletransportador ou a Mercy estiver pronta para utilizar a Ressureição), caso você tente defendê-lo de maneira desorganizada talvez consiga atrasar alguns segundos mas isso poderá ter consequências desastrosas para sua defesa no Objetivo B, por isso saiba a hora de reagrupar e reorganizar.

O Objetivo B possui duas entradas mais importantes: A entrada principal (Número 1 na imagem acima), localizada bem no centro, de frente com o Objetivo e a entrada superior (Número 2 na imagem acima) que aqui chamaremos de High Ground, localizada do lado esquerdo do ponto de vista do time defensivo. Além das duas entradas mais importantes, há uma entrada localizada na direita do Objetivo (Número 3 na imagem acima), mas essa será de acesso mais complicado em relação às outras, o que fará com que seja menos utilizada.

Como em qualquer mapa e objetivo, o High Ground será um ponto estratégico importantíssimo e no caso do Objetivo B de Hanamura será sua melhor escolha para preparar sua defesa. Escolhendo essa posição você terá visão de todas as possíveis entradas e poderá prever ataques. Se os atacantes quiserem dominar o High Ground para ter vantagem estratégica, precisarão passar por um corredor estreito e se arriscar bastante.

No caso de decidirem invadir pelo portão principal, ficarão sujeitos a dano de sua equipe, muitas vezes sem chance de contra ataque devido ao alcance de alguns heróis. Nesse caso, não perca muito tempo, caso os atacantes alcancem a área do Objetivo, seus tanques e heróis de curto alcance devem se movimentar para a área (impedindo a captura) deixando apenas heróis de longo alcance no High Ground.

Objetivo B – Ataque

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Quando mal organizado, o ataque ao Objetivo B pode ser bem complicado. Sua primeira atitude antes de preparar um ataque é identificar a posição da equipe defensiva. Nesse Objetivo, uma movimentação rápida ditará o rumo da partida, perder muito tempo na entrada escolhida facilitará a defesa de seus adversários.

Caso a defesa esteja preparada no High Ground (Número 2 na imagem acima) sua melhor opção será bater de frente e tentar quebrar a defesa nessa área superior. Como você pode perceber no detalhe da imagem, a entrada para o High Ground passa por uma área extremamente estreita e de difícil acesso para os atacantes, sendo assim seus tanques serão essenciais para evitar o dano massivo dos defensores (heróis que possuem escudos são ótima escolhas aqui) nesse caso o ataque poderá exigir algumas Ultimates para funcionar perfeitamente. Flankers também poderão ser utilizados, caso os defensores não tenha ninguém no ponto, um de seus jogadores pode atrair atenção dos seus adversários ou até mesmo atacar pelas costas do High Ground caso consiga passar sem ser notado.

Caso perceba que a defesa está montada dentro ou atrás do Objetivo, suas opções se multiplicam (isso deixa claro o porque de o High Ground ser tão importante para o time defensivo).

Você pode realizar uma investida rápida pelo portão principal (nesse caso certifique-se de que o High Ground esteja limpo para não ser surpreendido com ataques pelos flancos). O High Ground ainda será a principal escolha para o seu ataque, mesmo que a defesa tenha sido montada dentro do Objetivo, nesse caso a estratégia é basicamente a mesma citada anteriormente, com a vantagem de você poder mandar alguns heróis pelas costas do Objetivo, descendo a escada de acesso ao High Ground.

Outra opção é realizar um ataque simultâneo pelas duas entradas mais importantes, mandando seus heróis de maior alcance pelo High Ground enquanto os heróis mais resistentes e de curto alcance entram pelo portão principal (nesse caso o timing é essencial, um ataque disperso pode trazer baixas uma a uma e fazer com que seu time perca um tempo precioso se reorganizando).

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