Sua segurança é meu dever primário.

Bem vindo ao nosso Guia de Herói da Orisa! Nessa série abordamos cada herói do ponto de vista de mecânica e estratégia, para você que quer começar a se aventurar ou melhorar seus conhecimentos sobre seu herói preferido ou até mesmo saber o funcionamento de seus adversários para saber como lidar com eles.

Última Atualização: 06/03/2017 | Guia por Nyuu

Biografia

Nome verdadeiro: Orisa, Idade: 1 mês
Ocupação: Guardiã Robô
Base de operações: Numbani
Afiliação: Nenhuma

História

Construída a partir das peças de um OR15, os robôs de defesa de curta duração de Numbani, Orisa é a mais nova protetora da cidade, mas ela ainda tem muito o que aprender.

Colocada em funcionamento antes da Crise Ômnica, a linha OR14 “Idina” de robôs de segurança foi construída no enorme ômnium de produção nigeriano. Após a guerra, eles saíram de linha, juntamente com vários outros modelos usados durante a crise. Vinte anos depois, Numbani reativou e reiniciou o programa OR14 para proteger a cidade contra ameaças externas. Esses novos OR15 foram implantados por um breve período antes de serem destruídos em um ataque de Doomfist.

Após o ataque, o programa foi desmontado e o governo vendeu o estoque restante de OR15s. Algumas peças foram adquiridas por Efi Oladele, uma garota gênio de apenas 11 anos de idade cujas precoces realizações na área de robótica já haviam lhe rendido um “prêmio de gênio” da Fundação Adawe.

Com a aprovação de seus pais extremamente compreensivos e mente aberta, Efi gastou a maior parte do seu prêmio na compra de um robô OR15 desativado. Ela acreditava que Numbani precisava de um protetor e que um OR15 aprimorado seria capaz de fazer isso. Efi consertou e reconfigurou o robô e instalou um núcleo de personalidade que ela mesma projetou.

Ela chamou a mais nova heroína de Numbani de Orisa.

Orisa já mostrou que pode ser útil para a cidade, mas ainda se esforça para encontrar seus protocolos ideais. A falta de experiência da ômnica às vezes faz dela um estorvo, mas, felizmente, graças à disposição de Efi em fazer as modificações necessárias e à inteligência artificial adaptativa de Orisa, tanto robô quanto criadora sempre conseguiram ajustar as coisas.

Neste início de carreira como guardiã, Orisa tem muito o que aprender sobre suas próprias funcionalidades e sobre o mundo. Mas enquanto ela for guiada pelo ilimitado otimismo de Efi e por seu crescente senso de honra e dever, Orisa estará pronta para proteger sua criadora e Numbani a qualquer custo.

Visão Geral

Função: Tanque
Dificuldade: Média
Vida: 400 HP (sendo 200 pontos de armadura)
Velocidade: 5.5m/s

Armadura reduz o dano da maioria dos ataques em 5 pontos, sendo assim um ataque que causaria 100 de dano passa a causar 95. Essa regra é alterada para ataques que causam menos de 10 de dano, sendo limitada a 50% do dano causado pelo ataque (ex: um ataque com 8 de dano terá uma redução de apenas 4 pontos).

Habilidades

Metralhadora de Fusão

O canhão de projéteis automático de Orisa causa dano constante mas reduz a velocidade de movimento enquanto dispara.

Atalho Padrão: Botão esquerdo do mouse (LMB)
Munição:
200
Velocidade de ataque: 12 tiros por segundo
Recarga: 2.5 segundos
Dano: 12
Velocidade: 2.75m/s

O tiro padrão da Orisa vem de uma metralhadora com um alcance bem alto quando comparado aos outros tanques e munição suficiente para atirar por quase 17 segundos sem precisar recarregar, o que garante um bom dano sustentável.

A precisão/dispersão da metralhadora de fusão é constante, ou seja, você não precisa se preocupar em atirar em pulsos como por exemplo no caso do Soldado: 76. O ponto fraco da Metralhadora de Fusão é a redução de movimentação recebida sempre que ela estiver ativada (como acontece com a D.Va).

Parados!

 

Orisa lança uma carga de grávitons que pode ser detonada para desacelerar inimigos próximos e puxá-los para o centro da explosão.

Atalho padrão: Botão direito do mouse (RMB)
Recarga: 8 segundos
Tempo de lançamento: 0.3 segundos
Alcance: 7.5m de raio

Funcionando como uma versão reduzida do Surto de Grávitons da Zarya ou uma versão inversa da Explosão Concussiva da Pharah, a habilidade tem como foco principal o reposicionamento dos adversários, puxando-os para o centro da área atingida.

O efeito da habilidade passará a funcionar assim que o projétil atingir um obstáculo ou quando o atalho for pressionado pela segunda vez e ao puxá-los causará um breve efeito de lentidão.

Fortificar

Orisa reduz temporariamente o dano recebido e não pode ser afetada por efeitos que impedem suas ações.

Atalho padrão: Shift esquerdo
Redução de dano: 50%
Recarga: 10 segundos
Duração: 4 segundos

Uma das habilidades defensivas da Orisa, com fortificar a heroína reduz todo o dano recebido pela metade durante 4 segundos, além de se tornar imune a efeitos de controle.

Exemplo de habilidades que tem seus efeitos de controle afetados pelo Fortificar:

  • Ana: Dardo Sonífero
  • D.Va: Propulsores, Auto Destruição
  • Junkrat: Mina de Concussão, Armadilha de Aço
  • Lúcio: Onda de Som
  • Mei: Aniquilador Endotérmico, Nevasca
  • McCree: Clarão
  • Orisa: Parados!
  • Pharah: Lançador de foguetes, Explosão Concussiva
  • Reinhardt: Investida, Abalo Terrestre
  • Symmetra: Torres de Sentinela
  • Winston: Fúria Primata
  • Zarya: Surto de Grávitons

Observação: As habilidades continuam causando dano reduzido.

Barreira Protetora

Orisa cria uma barreira fixa que protege a ela e seus aliados de fogo inimigo.

Atalho padrão: E
Duração: 20 segundos
Escudo: 900 HP
Recarga: 12 segundos

Mais uma habilidade defensiva interessante, a Barreira protetora apresenta semelhanças com o escudo do Reinhardt ou até a barreira do Winston, porém o principal diferencial é: Ela pode ser lançada diretamente para o chão na direção de sua mira, o que trás novas possibilidades para o escudo. Como ponto fraco, vale lembrar que a Barreira Protetora é imóvel após ser posicionada, o que torna Orisa um alvo fraco contra flanqueadores.

A Barreira Protetora é o que da à Orisa uma função parecida com a do Reinhardt, agindo como um tanque âncora, que dita a movimentação de seus aliados.

Amplificador

Orisa implanta um dispositivo que aumenta o dano causado por aliados em seu campo de visão.

Atalho padrão: Q
Aumento no dano: 50%
Alcance: 25 metros de raio
Tempo de lançamento: 1 segundo
Duração: 15 segundos
Vida: 200 HP

Durante sua Ultimate, Orisa posiciona o tambor que carrega nas costas e o ativa. O dispositivo proporciona um buff a todos os aliados dentro do alcance da habilidade, desde que estejam dentro da linha de visão. O funcionamento lembra um pouco o aumento de dano proporcionado pela Mercy, com o diferencial de afetar todos os aliados ao redor.

Como ponto fraco da habilidade, o tambor pode ser destruído e possui apenas 200 HP, sendo assim vale a pena pensar bem na hora de posicioná-lo, uma opção é utilizá-lo atrás de escudos aliados (até mesmo a Barreira Protetora da própria Orisa pode ser uma boa opção) ou em cantos fora da visão dos adversários (nesse caso certifique-se de que ainda conseguirá afetar seus aliados dessa posição)

Dicas Úteis

  • Utilizando o Fortificar você pode se defender contra algumas ultimates, sejam elas baseadas em controle ou até mesmo causadoras de dano.
  • Você pode utilizar a habilidade “Parados!” sem precisar parar de atirar.
  • O projétil da habilidade “Parados” pode atravessar escudos, mas seu efeito não.
  • Diferente de algumas habilidades de outros heróis, durante o Fortificar, Orisa não funcionará como obstáculo para proteger os aliados de Ultimates de seus adversários.
  • O aumento de dano da Ultimate não acumula com o aumento de dano da Mercy, mas pode acumular com o Estimulante da Ana.
  • Não recarregue sua metralhadora de fusão com tanta frequência, o tempo de recarga é alto e o cartucho da arma não exige que você recarregue com tanta frequência.
  • Orisa só pode posicionar uma barreira por vez no campo
  • Um uso interessante para “Parados!” é na hora de criar aberturas, movendo o Reinhardt adversário.
  • Fortificar pode transformar a própria Orisa em um “escudo”, basta utilizar seu próprio corpo como barreira para proteger seus aliados.

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0