A imaginação é a essência da descoberta.

Bem vindo ao nosso Guia de Herói do Winston! Nessa série abordamos cada herói do ponto de vista de mecânica e estratégia, para você que quer começar a se aventurar ou melhorar seus conhecimentos sobre seu herói preferido ou até mesmo saber o funcionamento de seus adversários para saber como lidar com eles.

Última Atualização: 16/08/2016 | Guia por Nyuu

Biografia

Nome verdadeiro: Winston, Idade: 29
Ocupação: Cientista, Aventureiro
Base de operações: Colônia Lunar do Horizonte (anteriormente)
Afiliação: Overwatch (anteriormente)

História

Um gorila geneticamente modificado altamente inteligente, Winston é um cientista brilhante e um herói do potencial humano.

A Colônia Lunar do Horizonte foi estabelecida como um primeiro passo para uma nova exploração do espaço pela humanidade. Entre seus residentes, estava um grupo de gorilas geneticamente melhorados que deveriam testar os efeitos da vida prolongada no espaço.

Um dos gorilas apresentou um desenvolvimento cerebral tão rápido com a terapia genética que foi levado aos cuidados do Dr. Harold Winston, que o ensinou ciências e o inspirou com histórias da ingenuidade humana. O jovem gorila passou seus dias ajudando nos experimentos dos cientistas, assistindo ao distante mundo azul do lado de fora da janela do seu habitat, sonhando com as infinitas possibilidades que o aguardavam lá fora.

Mas sua vida se transformou em caos quando os outros gorilas começaram uma rebelião, mataram os cientistas da missão e tomaram a posse da colônia. Tomando o nome do seu amado cuidador humano, Winston construiu um foguete improvisado e fugiu para a Terra. Lá, ele encontrou um novo lar na Overwatch, uma organização que representava tudo o que ele aprendeu a admirar sobre a humanidade. Winston finalmente poderia viver pelos ideais heroicos que haviam se instaurado nele.

Agora, com a queda da Overwatch, Winston ficou isolado, novamente tirado do mundo em que ele acredita, mas ansiando para que os dias de heroísmo retornem.

Visão Geral

Função: Tanque
Dificuldade: Fácil
Vida: 500 HP (sendo 100 pontos de escudo)
Velocidade: 5.5m/s

O escudo se regenera 25 pontos por segundo automaticamente após 3 segundos fora de combate. No caso do Winston, 1/5 de sua vida será regenerada após 4 segundos.

Habilidades

Canhão Tesla

100px-Ability-winston1

A arma de Winston dispara uma rajada elétrica de curto alcance enquanto ele mantiver o gatilho pressionado.

Atalho Padrão: Botão esquerdo do mouse (LMB)
Munição:
100
Cadência de tiro: 20 por segundo (canalizado)
Dano: 60-65 dps
Recarga: 1,5 segundos

O alcance do Canhão Tesla do Winston é extremamente curto, mas em compensação não exige muita precisão para ser utilizado pois se liga diretamente aos alvos próximos, facilitando o uso do herói até mesmo por jogadores com mais dificuldade para mirar.

Para causar dano, o Winston deve permanecer “agressivo”  e manter-se próximo aos seus alvos, podendo inclusive atacar mais de um alvo por vez visto que o Canhão Tesla irá funcionar mesmo contra alvos múltiplos.

Salto a Jato

100px-Ability-winston2

Com a ajuda do seu jato de energia, Winston ataca pelo ar, causando dano significativo e atordoando inimigos próximos ao aterrissar.

Atalho padrão: Shift esquerdo
Dano: 50 no centro da área de aterrissagem (diminui ao redor)
Recarga: 6 segundos (2 segundos durante a Fúria Primata)

Principal habilidade de movimentação do Winston, o Salto a Jato funciona tanto ofensivamente quanto defensivamente e será utilizado quase que o tempo todo durante as partidas. A mecânica da habilidade é bem simples e com algumas tentativas você deve conseguir se acostumar com o ângulo necessário para realizar saltos mais precisos.

Ofensivamente, o Salto a Jato atua exatamente no ponto que comentamos sobre o Canhão Tesla: o Winston precisa se manter próximo de seus alvos para poder causar dano, seu salto deverá suprir qualquer necessidade de movimentação e facilitar a perseguição. Outro uso importante é no ataque a objetivos, com a movimentação adicionada pelo Salto a Jato o Winston será capaz de quebrar defesas mais resistentes, utilizando “caminhos alternativos” e atacando pela “backline”.

Defensivamente o uso da habilidade é bem instintivo, a movimentação garante a fuga quando for necessário e permite que você alcance Pacotes Médicos com mais facilidade.

Projetor de Barreira

100px-Ability-winston3

O Projetor de Barreira de Winston estende um campo em forma de bolha que absorve dano até ser destruído. Aliados dentro da barreira podem atirar de dentro dela.

Atalho padrão: E
Duração: 6 segundo
Recarga: 13 segundos
Cura: 600 HP

Como um bom tanque, o Winston conta com um ótimo mecanismo de defesa. Ao utilizar o Projetor de Barreira o herói irá criar um escudo que protege uma área circular contra ataques inimigos. A principal vantagem do escudo é a capacidade de proteger todos os seus aliados localizados na área interna da barreira contra ataques vindos da parte externa mas sem incapacitá-los de causar dano aos adversários, já que os tiros aliados continuarão atravessando a barreira.

Vale destacar que a barreira também funcionará da maneira inversa, caso um adversário entre no escudo para tentar causar dano, você poderá evitar os ataques saindo da área (inclusive essa é uma ótima estratégia na hora de lutar contra um único adversário).

Fúria Primata

100px-Ability-winston4

Winston retorna à sua natureza animal, aumentando significativamente sua vida e deixando-o mais difícil de matar, fortalecendo seu ataque corpo-a-corpo e permitindo a ele usar sua habilidade Salto a Jato com maior frequência. Durante sua fúria, Winston só é capaz de realizar ataques corpo-a-corpo e com o Salto a Jato

Atalho padrão: Q
Pontos de Vida: Winston se cura completamente e tem sua vida aumentada para 1000 durante o efeito
Duração: 10 segundos
Dano: 40 por ataque

A Ultimate do Winston tem um funcionamento único. Durante toda a duração a mobilidade e sobrevivência do Winston são melhoradas e seu ataque primário substituído por um ataque corpo a corpo que causa knockback e lança os adversários atingidos para longe. Os ataques funcionam em área e afetam todos os inimigos dentro da área atingida, o que da à habilidade o potencial de “limpar” a área a ser atacada/defendida, para isso ataque constantemente e movimente-se na direção de seus adversários.

Ao ser ativada, a Fúria Primata cura completamente a vida do Winston além de aumentar seus pontos de vida durante toda a duração do efeito, por isso vale a pena utilizá-la como mecanismo de sobrevivência, ativando-a pouco antes de morrer. O Salto a Jato também é instantaneamente recarregado ao ativar a Ultimate, além de ter seu tempo de recarga reduzido para 2 segundos durante toda a duração.

Dicas Úteis

  • O funcionamento do Winston é simples de maneira geral, mas masterizá-lo não é uma tarefa fácil. O ideal é manter-se suficientemente próximo ao seu time para mantê-los vivos mas movimentar-se para quebrar linhas inimigas e focar em derrubar alvos mais frágeis e difíceis de alcançar.
  • O Canhão Tesla atinge todos os adversários em uma determinada área, isso o torna extremamente efetivo contra alvos mais rápidos como Tracer e Genji.
  • Lembre-se de utilizar seus ataques corpo a corpo sempre que achar que pode finalizar um inimigo, muitas vezes essa forma será mais rápida do que seu Canhão.
  • O Salto a Jato torna o Winston extremamente efetivo contra franco atiradores, permitindo que ele alcance suas posições rapidamente.
  • Fique atento a armas de ataque canalizado (ex. Winston e Symmetra) e ao Tiro Flamejante do Reinhardt, já que ataques desses tipos podem atravessar a barreira projetada.
  • Mantenha-se no canto da barreira entrando e saindo dela para evitar ataques internos/externos.
  • Evite permanecer parado com o Winston, movimente-se constantemente mesmo quando estiver atacando um adversário, aproveite sua mobilidade ao máximo.
  • O melhor uso da Fúria primata é no momento em que você precisar afastar os adversários de um ponto específico.
  • É possível posicionar seu Projetor de Barreira em cima da carga, dessa maneira ele irá se movimentar conforme a carga avança.

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0