X

Para uma boa percepção do que acontece em uma partida de Overwatch, é preciso estar atento à todos os detalhes, e por todos eu digo TODOS mesmo, como por exemplo a barra de vida. Parece simples analisá-la, mas entender a fundo como a vida de um herói durante um jogo oscila e como ela pode ser ‘modificada’ é muito importante na hora de avaliar a composição de um grupo para uma determinada tarefa. Hoje nosso primeiro artigo da série “Treinamento” trará para vocês informações úteis sobre a barra de vida de um herói!

Vale lembrar que estamos na fase beta de Overwatch, e que as informações abaixo podem mudar de acordo com as builds lançadas.

Vida Efetiva (padrão)

A quantidade de vida de um personagem varia de acordo com o papel (role) que ele tem no jogo. Como de costume tanques normalmente tem uma quantidade maior de vida, enquanto suportes e heróis ofensivos mantém uma vida mais baixa. Porém no caso de Overwatch, mesmo dentro do mesmo role alguns personagens podem ter vidas variadas.

Chamaremos daqui pra frente a vida padrão de cada personagem de ‘vida efetiva’, a que ele possui por padrão, sem ser afetada através de escudos gerais. Em Overwatch, a Vida Efetiva é normalmente representada pelas barras em branco:

Vida Efetiva em Overwatch: quantidade de vida padrão que cada personagem possui (em branco)

Vida Efetiva: quantidade de vida padrão que cada personagem possui (em branco)

Acréscimo de Vida (escudo)

Atualmente apenas um personagem no jogo concede um aumento permanente de vida: trata-se da Symmetra com seu Escudo de Fótons. Enquanto o personagem afetado pelo escudo permanecer vivo, ele terá 50 a mais de vida, que pode ser reposto através de cura. Em Overwatch, o acréscimo permanente de vida é representado por barras azuis. Caso o herói morra, o acréscimo é removido, e é preciso reaplicá-lo.

Em Overwatch, o Acréscimo de vida é representado por barras azuis claras.

Acréscimo de vida em Overwatch: um escudo concedido por Symmetra e que pode ser 'curado'. Acrescenta +50 de vida para o personagem.

Acréscimo de vida: um escudo concedido por Symmetra e que pode ser ‘curado’. Acrescenta +50 de vida para o personagem.

Escudo Consumível (armadura)

Um personagem do jogo concede um escudo consumível: Torbjörn com seu Implemento de Armadura. Ele concede um escudo temporário, que é um valor acrescido à vida atual, porém ao ser completamente consumido ele pode ser reposto. Além disso, escudos consumíveis ‘amarelos’ tem também a função de mitigar parte do dano recebido por seu usuário, não apenas receber um dano padrão antes da Vida Efetiva.

Por padrão, alguns heróis tanques possuem um escudo consumível por padrão e podem ser recuperados. Veja mais informações sobre no Apêndice: Tanques, logo abaixo.

Em Overwatch, o Escudo Consumível é representado por barras amarelas.

Escudo Consumível em Overwatch: quantidade de vida acrescida ao valor total, totalmente consumida após receber dano (exceto tanques com escudo padrão)

Escudo Consumível: quantidade de vida acrescida ao valor total, totalmente consumida após receber dano (exceto tanques com escudo padrão)

Escudo Temporário

O escudo temporário é uma proteção de valor muito alto e que após aplicado cai gradativamente até se dissipar. O único herói com uma habilidade de concede este tipo de escudo é Lúcio com sua habilidade suprema Barreira de Som. Não sei afirmar exatamente o tamanho do efeito, mas no caso do próprio Lúcio a barreira aumenta a vida para 650/700 e vai caindo rapidamente até voltar ao estado de vida atual do jogador, não a vida completa.

Em Overwatch, este escudo temporário é representado por barras azul escuro.

Escudo Temporário em Overwatch: provido pela habilidade suprema Barreira de Som, este escudo concede uma grande quantidade de vida, porém é consumido rapidamente, mesmo sem dano.

Escudo Temporário: provido pela habilidade suprema Barreira de Som, este escudo concede uma grande quantidade de vida, porém é consumido rapidamente, mesmo sem dano.

Apêndice: Tanques

dva-overwatch

Além de poderem ser afetados pelos escudos e armadura mencionados acima, os tanques de Overwatch possuem na maioria das vezes escudos próprios e com mecânicas diferentes das mencionadas. Esta parte do artigo cobre justamente cada mecânica de vida e escudos de cada tanque:

Tabela Geral

Nesta tabela colocamos as informações sumarizadas da vida de cada tanque. Confira:

Vida Efetiva Escudo Tipo de Escudo Habilidade de bloqueio extra?
D.Va 500 400 Armadura Sim
Reinhardt 500 200 Armadura Sim
Roadhog 600 Não
Winston 500 100 Armadura Sim
Zarya 400 200 Escudo Sim

D.Va, Reinhardt e Winston

Estes três tanques possuem um total de 500 de vida, e a armadura padrão de cada um varia: para D.Va – forma de mecha – 400 de escudo; para Reinhardt 200; e para Winston 100. No caso destes heróis, a armadura (sinalizado em amarelo) representa a porção da vida de cada um que receberá menos dano. Diferente do Escudo Consumível, ao recuperar a vida a partir da porção de escudo definida, ele recuperará esta armadura.

Além da armadura padrão, cada um deles possui também uma habilidade de mitigação “ativa”, que evita o dano. Para D.VaMatriz de Defesa evita danos pesados por um curto período de tempo. Para Reinhardt, o Escudo protege tanto ele mesmo quanto seus aliados de uma grande quantidade de dano frontal (1000 de dano) até que o escudo quebre. Este escudo se recupera com o tempo, caso ele não esteja ativado. Já para Winston, a habilidade Projetor de Escudo cria um campo que evita o dano por um período de tempo. Este escudo é mais leve que o de Reinhardt, porém ele cobre uma área convexa ampla.

Zarya

Diferente dos tanques citados acima, Zarya não possui armadura padrão. Ao invés disso, sua vida é metade padrão e metade escudo. Apesar de não ter uma armadura prática, Zarya conta com a habilidade Barreira de Partículas, que faz com que o dano mitigado durante a ativação da Barreira seja convertido aumento de dano e alcance de sua arma. Um outro diferencial de Zarya é a habilidade Barreira Projetada, que assim como a Barreira de Partículas, bloqueia o dano contra um alvo aliado e que também é convertido para Zarya. Apesar de ser uma proteção para outros alvos, a Barreira Projetada não é um escudo ou armadura.

Roadhog

Dos tanques de Overwatch, Roadhog é o único que não possui nenhum tipo de armadura ou escudo: ele conta apenas com sua vida alta – 600, a maior de todos os personagens – para sustentar grandes quantidades de dano. Junto com a habilidade Pegando Fôlego – que recupera metade de sua vida e que tem um tempo de recarga relativamente baixo – ele é um dos tanques mais fortes do jogo. No entanto ele também pode se beneficiar de armaduras e escudos fornecidas por outros personagens.

Espero que este artigo ajude a compreender um pouco sobre a mecânica de vida em Overwatch e que lhe ajude a sobreviver melhor nos conflitos que virão!

Boa semana!