X

Fala galera, tudo certo?

Junto com as atualizações do último patch e a liberação da nova heroína Ana ontem foi lançado um novo vídeo de Atualizações do Desenvolvedor, com foco nas últimas atualizações lançadas e principalmente na criação da Ana. Nesse post reuniremos algumas das principais informações discutidas nesse vídeo.

Objetivos na criação da Ana

Ana é o 22º herói disponível em Overwatch. Segundo Kaplan, mesmo já possuindo 21 heróis, Overwatch é um jogo totalmente dependente de seus heróis e mesmo um único herói pode afetar completamente o jogo.

A criação da Ana teve como foco alguns públicos diferentes. O time de desenvolvedores percebeu que nem todo mundo joga com todos os heróis, muitos jogadores tem 3 ou 4 heróis com os quais se identificam mais, outros chegam próximo de jogar com todos os heróis ou até jogam com um só herói. A intenção dos desenvolvedores com a Ana é poder atingir mais de um público, dentre eles:

  • Jogadores que adoram jogar de suporte, mas queriam mais opções além dos já disponíveis. Inclusive pelo fato de não haver um suporte que funcionasse como um bom counter para o Bastion.
  • Jogadores que gostam de jogar com heróis de precisão como Hanzo, Widowmaker e McCree.  Trazendo uma opção de suporte onde esses jogadores pudessem auxiliar o time em determinadas situações.

Dificuldade

É do conhecimento dos desenvolvedores que alguns heróis são mais difíceis de maximizar, exigindo muito mais treino e habilidade para tirar proveito total das possibilidades, como por exemplo Tracer e Zarya. Segundo Kaplan Ana pode ser um desses heróis, e pode ser um pouco difícil de maximizar a personagem, o que traz a classificação de 3 estrelas segundo a Blizzard.

Novos Heróis

Como já foi dito em diversos textos e vídeos dos desenvolvedores e inclusive do Kaplan, no futuro haverão novos heróis que irão atrair outros públicos de jogadores. Assim, se a Ana não for seu tipo de herói não se preocupe pois ela não será o único herói novo a ser adicionado no Overwatch.

Balanceamento de Heróis

Além do lançamento da Ana, no último patch algumas mudanças de balanceamento foram feitas em alguns heróis. Personagens como por exemplo o Zenyatta que na opinião dos jogadores e dos Devs não estava atingindo todo seu potencial, sendo assim a nova atualização traz algumas mudanças na quantidade de vida do personagem, trazendo um pouco mais de sobrevivência par ele.

Outro personagem que recebeu alterações foi a D.Va. Muitos jogadores reclamavam que a heroína não funcionava muito bem principalmente em sua função como tanque, o que resultou na alteração da Matriz de Defesa, tornando a habilidade mais versátil (podendo ligar e desligar). Além disso uma pequena alteração no tempo de lançamento da Ultimate, tornou a habilidade bem mais útil aumentando a chance de conseguir alguns abates com ela, além de evitar que a D.Va se mate com a explosão.

Na questão da Mercy, o feedback da comunidade dizia que a habilidade Ressurreição estava sendo utilizada com muita frequência tendo em vista que é uma das mais poderosas habilidades do jogo. Sendo assim, a habilidade continuará tendo o mesmo funcionamento, só não acontecerá com tanta frequência.

Na questão do McCree, os desenvolvedores perceberam que ele estava muito forte no último patch, destruindo inclusive tanques num piscar de olhos, mas que o nerf foi muito forte e agora estão tentando equilibrar as coisas para o herói.

A Blizzard está de olho

Os desenvolvedores estão sempre acompanhando as estatísticas e inclusive jogando Overwatch o tempo todo, o que faz com que o próprio time tenha suas opiniões sobre balanceamento e unindo isso com o feedback da comunidade continuarão trabalhando para manter o jogo o mais balanceado possível.

Limite de heróis

Por fim, mas não menos importante. Foi adicionado o limite de um de cada herói no modo competitivo. Os desenvolvedores sentiram que no competitivo, inicialmente fazia parte da estratégia do jogo adicionar mais de um do mesmo herói na partida mas que acontecia raramente/ocasionalmente. Apesar de ser “counterável” muitas vezes mudava o rumo do jogo logo no primeiro ponto dando ao time de defesa pouco tempo para se ajustar.

Apesar de opiniões mudarem de pessoa para pessoa, os desenvolvedores acompanharam o feedback da comunidade e perceberam que esse tipo de composição não tornava o jogo mais divertido, muito pelo contrário. Inclusive no cenário profissional a audiência reclamava de composições assim, que tiravam a diversão do jogo.

Sendo assim, a partir desse patch no modo competitivo será impossível repetir heróis no mesmo time, ou seja, se você escolher a Tracer mais ninguém do seu time poderá escolhe-lá.

Você pode conferir o vídeo na íntegra aqui:

E aí, o que achou? Eu estou animado com todas as mudanças e principalmente com o limite de heróis no competitivo.

Até a próxima!