X
Continuarei utilizando essa série como report de minhas experiências no Overwatch, aqui eu registrarei toda a informação que eu conseguir colher dentro do meu tempo de jogo.

Fala galera, tudo certo?

Como vocês devem saber dia 28 de junho foi lançado o novo Modo Competitivo e com ele se iniciou a Temporada de Verão que vai até dia 18 de agosto. Desde o lançamento, o Modo Competitivo ganhou minha atenção total, de fato já era o que eu mais queria no Overwatch desde que o jogo foi lançado.

O início

Minha primeira experiência no competitivo foi com time completo com mais 5 amigos, acreditávamos que essa seria a forma mais eficaz de encontrar jogos mais equilibrados e poder jogar estrategicamente, buscando composições adequadas para cada situação.

A maioria das partidas do MD10 foram bem equilibradas, com poucas exceções e acabamos vencendo 8 e perdendo 2 das partidas classificatórias. Recebi a classificação de 51SR, o que a principio me deixou confuso, pois achei que meu desempenho nunca havia estado tão bom, por isso resolvi pesquisar um pouco mais sobre o assunto.

Durante a pesquisa percebi que muita gente ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do sistema de Skill Rating e MMR, no qual se baseia ranqueamento do Overwatch e de diversos outros jogos (ex. World of Warcraft e Heroes of the Storm). Tendo isso em vista, reuni algumas informações relevantes nesse post.

Skill Rating (SR)

O Skill Rating ou Classificação de Habilidade é o número teoricamente utilizado para realizar o pareamento das partidas.

Após realizar as 10 partidas de qualificação, cada jogador recebe um valor de SR que vai de 1 a 100, é importante destacar que o SR de cada jogador será aberto durante as partidas, mostrado individualmente assim como a média do time.

Match Making Rating (MMR)

O MMR é uma forma de avaliação independente do seu SR e funciona como um número secundário, até o momento no Overwatch não há uma maneira de descobrir seu MMR pessoal ou de sua equipe.

O funcionamento do MMR é simples, ao jogar pela primeira vez você terá um MMR base (esse valor é igual para todos os jogadores em sua primeira partida) conforme você ganha ou perde, seu MMR sobe ou desce (geralmente de maneira mais rápida que seu SR), se ajustando pouco a pouco ao local onde o sistema considera que seja seu nível ideal de habilidade.

No competitivo, quando você vence um jogo seu MMR e SR sobem (não necessariamente de maneira uniforme) de acordo com a diferença de MMR dos times (Quando o MMR dos adversários for maior que o do seu time você irá ganhar mais pontos, e vice versa).

É comum ficar confuso ao perceber que ao vencer seu SR sobe pouco e ao perder cai bastante. Isso significa que seu MMR está menor que seu SR, sendo assim até que o MMR ultrapasse o nível de SR suas vitórias serão pouco lucrativas. Para fazer com que seu MMR suba e aumente a progressão de suas vitórias será necessário que seu time conquiste cada vez mais vitórias consecutivas. Sendo assim quanto maior o seu MMR, maior será o numero de pontos que você irá ganhar quando vencer um adversário equilibrado.

Resumindo

  • MMR e SR são valores independentes
  • Sempre que você vencer uma partida seu MMR irá subir, assim como seu SR mas não uniformemente.
  • Quanto maior for sua frequência de vitórias, maior será seu MMR e maior será o número de pontos que você irá receber com uma vitória (considerando uma partida onde o seu oponente tem o MMR próximo do seu).
  • Basicamente o MMR funciona como uma previsão do sistema de como ficará seu SR caso você continue jogando da maneira que está jogando e o SR por sua vez irá tentar alcançar esse valor.

Aqui listamos os aspectos básicos de um sistema baseado em MMR,  muita coisa ainda está pra ser desvendada sobre o sistema de MMR do Overwatch, segundo descrito no texto do Jeff Kaplan alguns aspectos pessoais de cada jogador são levados em consideração no sistema, mas não existem informações oficiais sobre quais são esses aspectos e o quanto isso influencia no cálculo.

A Blizzard está ciente dessa dúvida, inclusive já se posicionou através de uma postagem da CM Lylirra no fórum oficial o que nos leva a crer que em breve tudo possa ser esclarecido.

Originalmente postado por Lylirra (Forum Oficial)

Existem outros fatores que ainda tem impacto no Skill Rating. Coisas como a probabilidade de sucesso do seu time, sua performance individual e sequências de vitórias/derrotas podem afetar a maneira como seu Skill Rating é ajustado no final da partida. Esses fatores estão aí por uma razão (ajudar a tornar o Skill Rating o mais exato possível), mas nós sabemos que não está muito claro o porque de seu Skill Rating ser ajustado como é atualmente.

Isso é uma preocupação para nós, porque nós não só queremos que o Skill Rating seja preciso, mas também que faça sentido. O fato de não fazer é um bom feedback, e ver como podemos fazer o Skill Rating parecer melhor/mais claro é definitivamente algo que iremos manter em mente enquanto focamos em maneiras de melhorar o Modo Competitivo para as temporadas futuras.

Por fim como de costume, deixo aqui um gameplay gravado durante uma de minhas streams no twitch. Dessa vez uma partida classificatória do competitivo 😀

Obrigado ao grande Cabelera pela sugestão de assunto!

Até a próxima!

 

 

Compartilhe este post!
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Tumblr
Tumblr
0Email this to someone
email
Pin on Pinterest
Pinterest
0