X

Fala galera, tudo certo?

Lembra do bluepost que traduzimos com o texto do Jeff Kaplan sobre o que está por vir no Overwatch? Pois é, ele nos trouxe bastante informação e deu início a um relacionamento entre comunidade e desenvolvedor que só nos trará vantagens. O fato é que não parou por aí, Kaplan também publicou na última sexta feira 17/06 um vídeo focado no que está por vir com o Modo Competitivo, trazendo aos jogadores um resuminho do que está por vir e como funciona, detalhando mudanças no desenvolvimento baseadas em feedback dos jogadores durante o beta, além de trazer diversos objetivos dos desenvolvedores para o futuro do sistema!

Nós resolvemos reunir essas informações nesse post para que todos possam se atualizar!

Jeff começa o vídeo agradecendo aos jogadores que tem começado a jogar desde o lançamento e falando um pouco sobre algumas atualizações que ainda estão em fase de desenvolvimento, novos mapas, e até heróis que devem ser lançados ainda esse ano! As melhorias no modo espectador também é citado como um recurso futuro.

O que é o Modo Competitivo?

Como sabemos, o modo padrão de jogo ainda é o Jogo Rápido, que  seria o modo para os jogadores poderem jogar casualmente, da maneira mais fácil possível e se divertir jogando como quiser.

O Modo Competitivo será um  modo onde os jogadores que querem levar o jogo um pouco mais a sério podem focar seus esforços. Tendo isso em mente, a Blizzard testou algumas versões desse modo durante o beta e recebeu um grande número de feedbacks que foram de extrema utilidade para os desenvolvedores.

Mudanças no novo Modo Competitivo

Um dos principais alvos de críticas foi que segundo os jogadores o modo competitivo não era competitivo o suficiente, e que gostariam de ter um senso maior de habilidade e poder comparar melhor o ranking com outros jogadores. Como dito anteriormente, a equipe de desenvolvimento começou basicamente do zero, trazendo um novo Modo Competitivo, na esperança de se comunicar melhor com os jogadores competitivos e trazendo mudanças.

Duração das temporadas

As temporadas competitivas tiveram sua duração aumentada de 1 para 3 meses! Essas temporadas seriam baseadas nas estações do ano no hemisfério norte. Por exemplo: A temporada de lançamento será a temporada de Verão e terá a duração aproximada de 2 meses e meio, com alguns dias de pausa antes do início da próxima.

Morte súbita

Durante o beta foi levantada a informação de que ao menos 35% das partidas estavam indo para desempate por meio de morte súbita. Os desenvolvedores consideram esse um número muito alto e que não refletia a intenção original do modo, que deveria funcionar como critério de desempate em casos extremos onde as equipes forem extremamente equilibradas.

A mudança é que agora o número de partidas que terão o resultado resolvido nesse modo será muito menor e a morte súbita será jogada no mesmo mapa (diferente do beta onde eram resolvidas em um mapa de controle).

Mapas de Ataque

Segundo feedback do beta, os mapas de ataque (Templo de Anúbis, Indústrias Volskaya e Hanamura) estariam tendo durações muito curtas, sendo resolvidos em um ou dois combates. A intenção é que com as alterações feitas no novo Modo Competitivo, as partidas nesses mapas durem mais e tenham uma maior possibilidade de avanço e recuo entre os times.

Houveram mudanças nos formatos (Mapas de Escolta e Híbridos foram citados), mas essas mudanças, assim como as mudanças efetivas nos mapas de ataque, serão divulgadas posteriormente.

Progressão x Habilidade

A última versão era muito mais direcionada a um sistema de progressão por níveis, não tendo possibilidade de recuo, o que dava um sentimento de “grind” ao modo. Graças ao feedback dos jogadores, o novo modo é muito mais focado na habilidade dos jogadores e no famoso MMR (Match Making Rating) que seria diretamente relacionado com o que no Overwatch chamaremos de Skill Rating (Classificação de Habilidade), um número que irá de 1 a 100 e será utilizado para parear as partidas baseadas no SR dos jogadores e dos times.

É importante destacar que o SR de cada jogador será aberto durante as partidas, mostrado individualmente assim como a média do time. Obviamente nem toda partida será perfeitamente justa,  mas com o novo modo sempre que dois times não exatamente pareados se enfrentarem, o time com menor SR irá ganhar menos pontos quando vencer e perder menos pontos quando ganhar (e vice versa).

Outro detalhe é que quando os jogadores entrarem em grupos em uma partida, esses grupos serão mostrados na tela.

Recompensas

Como já era esperado, as recompensas no Modo Competitivo não serão baseadas em ganho de força nem nada que desequilibre o jogo e torne-o injusto. Segundo Kaplan, a equipe de desenvolvimento já preparou alguns itens cosméticos incríveis para o sistema (como sprays e ícones de jogadores) que só poderão ser adquiridos jogando cada temporada, além de um incrível sistema de “Golden Guns” (Armas douradas) e outros itens cosméticos exclusivos para os jogadores com o maior nível de habilidade.

Você pode conferir o vídeo na íntegra aqui:

E aí, o que achou? Eu estou cada vez mais ansioso pelo modo competitivo e tudo que ele tem a nos oferecer!

Até a próxima :3