Beep bop beep.

Bem vindo ao nosso Guia de Herói do Bastion! Nessa série abordamos cada herói do ponto de vista de mecânica e estratégia, para você que quer começar a se aventurar ou melhorar seus conhecimentos sobre seu herói preferido ou até mesmo saber o funcionamento de seus adversários para saber como lidar com eles.

Última Atualização: 07/03/2017 | Guia por Nyuu

Biografia

Nome verdadeiro: Autômato de Cerco E54 dos Laboratórios SST, “Bastion” , Idade: 30
Ocupação: Autômato de batalha
Base de operações: Desconhecida
Afiliação: Nenhuma

 

História

Outrora combatente na linha de frente na devastadora Crise Ômnica, esta curiosa unidade Bastion agora explora o mundo, fascinada pela natureza, porém cautelosa com uma humanidade temível.

Originalmente criadas para propósitos de manutenção da paz, as unidades robóticas Bastion possuíam a habilidade única de se reconfigurar rapidamente em um modo de canhão de ataque. Porém, durante a Crise Ômnica, elas foram postas contra seus criadores humanos, dando volume ao exército rebelde de ômnicos. Após a resolução da crise, quase todas elas foram destruídas ou desmontadas. Até hoje, as unidades Bastion ainda simbolizam os horrores do conflito.

Uma unidade Bastion singular, altamente danificada nas batalhas finais da guerra, ficou esquecida por mais de uma década. Ela esteve adormecida, exposta aos elementos e enferrujando enquanto a natureza lentamente a reclamava. Coberto por cipós e raízes, e servindo de ninho para pequenos animais, o robô permaneceu inerte, aparentemente desapercebido da passagem do tempo. Isso até um dia fatídico, quando se reativou inesperadamente. Com sua programação de combate perdida, ele demonstrara curiosidade intensa sobre o mundo natural e seus habitantes. Esta inquisitiva unidade Bastion saiu à explorar seus arredores, em busca de seus propósitos em um planeta devastado pela guerra.

Apesar de “Bastion” parecer gentil — ou até inofensivo, por vezes — sua programação de combate central assume o controle quando a unidade sente perigo, utilizando seu arsenal completo para eliminar qualquer coisa que perceba como ameaça. Isso gerou situações de conflito com os poucos humanos que encontrou, levando-o a evitar áreas povoadas, favorecendo as regiões selvagens e inexploradas do mundo.

Visão Geral

Função: Defesa
Dificuldade: Médio
Vida: 300 HP (sendo 100 pontos de escudo)
Velocidade: 5.5m/s

O escudo se regenera 25 pontos por segundo automaticamente após 3 segundos fora de combate. No caso do Bastion, um terço de sua vida será regenerada após 4 segundos.

Habilidades

Configuração: Reconhecimento

100px-ability-bastion1

Em modo Reconhecimento, Bastion fica completamente móvel e equipado com uma submetralhadora que dispara séries consistentes de balas, a um alcance médio.


Atalho Padrão: Botão esquerdo do mouse (LMB)
Munição:
25
Cadência de tiro: 8 tiros por segundo
Dano: 6-20 por tiro
Recarga: 2s

Durante o modo Reconhecimento, o Bastion conta com uma submetralhadora de funcionamento bem simples e sem muitos segredos, mas graças à abertura da mira é necessário que você execute tiros em rajadas para manter a precisão. Em modo Reconhecimento Bastion não possui um dano muito alto e torna-se um alvo grande e lento, sendo assim geralmente esse modo só será utilizado para locomoção e reposicionamento.

Configuração: Sentinela

100px-ability-bastion2

Em modo Sentinela, Bastion vira uma usina de força estacionária equipado com uma Gatling capaz de disparar uma chuva de balas. É possível “andar” com a mira da arma por múltiplos alvos, causando dano devastador de curta à média distância.

Atalho Padrão: Botão esquerdo do mouse (LMB)
Munição:
300
Cadência de tiro: 30-40 tiros por segundo
Dano: 4-15 por tiro
Recarga: 2s
Redução de dano: 35%

Na maior parte do tempo o Bastion permanece no modo Sentinela e mantém-se imóvel assumindo uma função estratégica principalmente defensiva, sendo extremamente útil em passagens cruzadas e defesas de ponto.

O modo Sentinela torna o Bastion muito mais preciso e poderoso, mas ao mesmo tempo muito mais vulnerável. Um ponto importante é a área de Headshot, que passa a ser localizada na parte de trás  do personagem (área que chama atenção graças à uma luz azul).

bastionhead
Na questão da arma, o poder de fogo do modo Sentinela é muito maior que a do modo Reconhecimento. Além da velocidade, precisão e tamanho do cartucho, o Bastion é capaz de movimentar a mira em 360 graus.

Reconfigurar

100px-ability-bastion3

Bastion se transforma entre seus dois modos primários de combate para se adaptar às condições de batalha.

Atalho padrão: Shift esquerdo
Reconhecimento para Sentinela: 1s
Sentinela para Reconhecimento: 0.5s

A função básica do modo Reconfigurar é trocar de modo, tanto para se posicionar no modo Sentinela quanto para se movimentar para uma nova posição assumindo o modo Reconhecimento.

Um detalhe interessante sobre o Reconfigurar é que ao utilizar a habilidade sua arma será automaticamente recarregada, podendo ser utilizada em combate para finalizar um inimigo mesmo quando sua munição estiver no fim (tendo em vista que o tempo de Reconfigurar é menor que o tempo de recarga das armas).

Autoreparo

100px-ability-bastion4

Bastion recupera sua vida, porém, ele não pode se mover ou utilizar suas armas enquanto o processo de reparo estiver em efeito.

Atalho padrão: RMB (Botão direito do mouse)
Cura: 25% do HP total por segundo
Recarga: 1 segundo (apenas quando interrompido)
Lançamento: Canalizado

A mobilidade limitada do Bastion impede que ele seja capaz de buscar Pacotes Médicos para se curar, mas graças ao Autoreparo essa necessidade deixa de existir. A habilidade permite que o Bastion mantenha-se com a vida completa, curando-se sempre que houver necessidade.

Vale destacar que a habilidade não será interrompida quando o bastion sofrer dano e pode inclusive ser utilizada em movimento.

Configuração: Tanque

100px-ability-bastion5

No modo Tanque Bastion expõe esteiras e um canhão poderoso de longo alcance. Os cartuchos explosivos do canhão detonam alvos em um grande raio, mas Bastion só pode permanecer neste modo por um curto período.

Atalho padrão: Q
Duração: 8 segundos
Cadência de tiro: 1 tiro por segundo
Munição: Infinita
Alcance da explosão: 4 metros
Dano: 190 (no centro da explosão)
Redução de dano: 35%

A Ultimate do Bastion traz um novo nível de destruição para o herói. Ao ativá-la você irá se transformar em um tanque e poderá lançar misseis com uma área de explosão relativamente grande, o que torna extremamente fácil atingir os adversários. Além disso a Ultimate permite que o Bastion se movimente de maneira eficiente durante toda a duração.

Dicas Úteis

  • Bastion é um personagem simples de se usar porém igualmente simples de se “counterar”. Procure entender a mecânica e manter-se imprevisível para melhorar sua eficiência.
  • Quando bem posicionado, o Bastion é por si só uma ótima estratégia de defesa e fará com que os adversários hesitem na hora de atacar.
  • Para se tornar mais eficiente na hora de se posicionar, procure conhecer bem os mapas. O ideal é tentar posicionar-se em esquinas para fechar a passagem de adversários e locais onde não possa ser atingido com facilidade.
  • Sempre que possível (de preferência quando sua equipe vencer um combate) procure trocar de posição, isso o tornará menos previsível e surpreenderá seus adversários.
  • Você pode Reconfigurar e até mesmo utilizar o Autoreparo pulando ou quando estiver no ar.
  • Bastion é um pick mais comum na defesa de objetivos, mas vale destacar que sua Ultimate é ótima para investidas contra objetivos.
  • Cure-se sempre que houver oportunidade para isso
  • Vale sempre lembrar mais uma vez: MOVIMENTE-SE, não se posicione sempre no mesmo local.

Atualizações:

  • 24/01/2017
    • Auto Reparo
      • Agora pode ser ativado em movimento
      • Agora atrelado ao disparo secundário (anteriormente era Habilidade 2)
      • Não é mais interrompido ao receber dano
      • Incluímos um novo recurso de medição que diminui quando o Auto Reparo está ativo e recarrega quando ele não está em uso
    • Configuração: Reconhecimento
      • Dispersão das balas reduzida em 25%
      • Munição aumentada de 20 para 25
    • Configuração: Sentinela
      • Tempo de reconfiguração reduzido de 1,5 segundos para 1 segundo
        • A dispersão das balas fica sempre no máximo (não mais aumenta enquanto a arma é disparada)
        •  Dispersão das balas aumentada em 50%
        • Munição aumentada de 200 para 300
        • Não causa mais danos críticos
    • Configuração: Tanque
      • Não concede mais bônus de armadura
    • Nova habilidade passiva: Vontade de ferro
      • Bastion recebe 35% a menos de dano nas Configurações: Tanque e Sentinela

 

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0