O verdadeiro inimigo da humanidade é a desordem.

Bem vindo ao nosso Guia de Herói da Symmetra! Nessa série abordamos cada herói do ponto de vista de mecânica e estratégia, para você que quer começar a se aventurar ou melhorar seus conhecimentos sobre seu herói preferido ou até mesmo saber o funcionamento de seus adversários para saber como lidar com eles.

Última Atualização: 28/12/2016 | Guia por Nyuu

Biografia

Nome verdadeiro: Satya Vaswani, Idade: 28
Ocupação: Arquitécnica
Base de operações: Utopaea, Índia
Afiliação: Corporação Vishkar

 

História

Symmetra literalmente dobra a realidade. Ao manipular construtos de luz sólida, ela altera o mundo conforme a sua vontade, na esperança de criar uma sociedade perfeita.

Após a Crise Ômnica, a Corporação Vishkar do sul da Índia iniciou um trabalhoso processo de criação de novas cidades autossustentáveis para abrigar a população deslocada da nação. Uma dessas cidades, Utopaea, foi criada com o uso de tecnologias radicais de luz sólida que permitem aos seus arquitetos darem forma a ruas, utilidades e habitações da cidade em um piscar de olhos.

Depois de ter sido identificada como um dos poucos capazes de se tornarem um arquiteto dobrador de luz, a jovem Satya Vaswani foi arrancada da extrema pobreza e posta aos cuidados da academia de arquitetura de Vishkar, sem nunca voltar para casa. Isolada e sozinha na sua nova vida, Satya mergulhou nos estudos e no treinamento. Ela rapidamente se agarrou às aplicações da tecnologia e se tornou uma das melhores alunas de sua turma. Satya abordou a manipulação de luz sólida de uma forma diferente de seus colegas com suas construções mais metódicas e mecânicas. Em vez disso, ela tecia seus constructos com os movimentos da dança tradicional da sua terra natal.

Apesar de ser uma das melhores arquitetas de Utopaea, a Corporação Vishkar viu um potencial muito maior nas habilidades de Satya. Dando a ela o apelido de “Symmetra”, Vishkar a enviou em missões clandestinas ao redor do mundo para defender seus interesses corporativos e expandir sua influência para outros países.

Symmetra acredita que suas ações servem a um bem maior na sociedade. Mas, em alguns momentos, ela se questiona se o controle e a ordem que ela deseja realmente são o melhor para a humanidade.

Visão Geral

Função: Suporte
Dificuldade: Média
Vida: 200 HP (sendo 100 pontos de escudo)
Velocidade: 5.5m/s

O escudo se regenera 25 pontos por segundo automaticamente após 3 segundos fora de combate. No caso da Symmetra metade de sua vida será regenerada após 4 segundos.

Habilidades

Projetor de Fótons

100px-Ability-symmetra1

A arma de Symmetra emite um raio de curto alcance que aponta para um inimigo próximo, causando dano contínuo que aumenta conforme o tempo que estiver conectado. O projetor também é capaz de lançar uma esfera de energia carregada que causa dano alto.

Tiro primário

Atalho Padrão: Botão esquerdo do mouse (LMB)
Munição:
100
Cadência de tiro: 8 “tiros” por segundo
Dano: 30/60/120 dps (dano por segundo) dependendo do nível do tiro (explicado abaixo)
Recarga: 1s
Alcance: 7m

Tiro secundário

Atalho Padrão: Botão esquerdo do mouse (RMB)
Munição:
100 (20 para cada tiro carregado)
Carga máxima: 2 segundos
Dano: 25-125 de dano
Recarga: 1s

O tiro primário da Symmetra se conecta ao alvo (sim esse modo de tiro conta com um sistema de “mira automática”) e aumenta de nível de acordo com o tempo de “conexão”, chegando a causar até 120 de dano por segundo no nível 3. O funcionamento é simples, ao começar a atirar e conectar-se ao adversário a arma causará 30 de dano no primeiro segundo, passando a causar 60 no segundo seguinte e 120 do terceiro segundo em diante.

É importante perceber que ao desconectar-se do adversário a arma irá reduzir lentamente de nível, demorando cerca de 4 segundos para voltar do nível 3 ao nível, tornando possível trocar de alvo sem grandes perdas de dano.

A principal fraqueza do Projetor de fótons é o seu alcance, a necessidade de proximidade para causar dano torna a Symmetra um alvo “fácil” principalmente por sua baixa quantidade de vida, depende de você dificultar a vida de seu adversário movimentando-se para tornar-se menos suscetível a ataques.

O tiro secundário do Projetor de fótons será a solução para ataques a distância, porém com uma mecânica completamente diferente do anterior. Para maximizar o dano desse ataque você irá precisar carregar o tiro (indicado pelo circulo da mira da Symmetra) segurando o botão por 2 segundos. Quando estiver com a carga máxima e o circulo for preenchido você terá cerca de 1 segundo para lançar o tiro antes que ele seja lançado automaticamente, por isso utilize esse tempo para preparar a direção correta.

A principal fraqueza do Projetor de fótons é sua velocidade, tornando extremamente fácil para seus adversários evitar os tiros carregados. Para ser mais efetivo, procure prever a movimentação de adversários e lance orbs carregados em direção a portas e espaços por onde seus adversários podem passar. Lembre-se que os Orbs atravessam os alvos e podem atingir diversos adversários.

Torre de Sentinela

100px-Ability-symmetra2

Symmetra monta uma pequena torre que automaticamente dispara explosões redutoras de velocidade no inimigo mais próximo dentro de seu alcance. Diversas torres podem ser construídas no campo de batalha de uma só vez.

Atalho padrão: Shift esquerdo
Alcance: 10 metros
Dano: 25 dps (dano por segundo)
Número máximo: 6 torres simultâneas
Recarga: 6 cargas (1 carga a cada 10 segundos)

As Torres de Sentinela da Symmetra funcionam como armadilhas para seus adversários. Sua utilização ideal é em espaços pequenos, corredores e portas por onde seus alvos irão passar.

A mecânica é simples, ao utilizar a habilidade você fixará a torre na superfície escolhida, escolhendo altura e posição de sua preferência. Sempre que um adversário passar dentro da linha de visão e estiver ao alcance da torre ela se ligará a esse alvo e causará 25 de dano por segundo, esse dano pode ser maximizado posicionando mais torres em um mesmo local.  Além de dano as torres também deixam seu alvo mais lento e assim como o dano, quanto mais torres estiverem no local, mais lento seu alvo ficará.

Sempre que uma Torre de Sentinela encontrar um alvo e for ativada você verá um indicador na tela, esse indicador irá te ajudar a prever movimentação de seus adversários e se preparar para possíveis ataques.

A principal fraqueza das Torres de Sentinela é sua durabilidade. As torres possuem apenas 1 de vida, sendo destruída com qualquer dano recebido, por isso é importante que você tente posicioná-las em locais menos visíveis, dificultando a identificação.

Barreira de Fótons

100px-ability_symmetra_photon_barrier

Implanta uma barreira de energia que absorve dano e se move para frente.

Atalho padrão: E
HP: 1000 pontos
Diâmetro: 5 metros
Duração: Até sofrer impacto
Recarga: 10s

Com a velocidade de movimentação próxima à movimentação padrão da maioria dos heróis, a barreira movimenta-se na direção que foi lançada até atingir um obstáculo, sento extremamente útil para facilitar o avanço de sua equipe em pontos de engasgue e de difícil acesso.

Outro uso interessante da Barreira de Fótons, é a possibilidade de lidar com defesas estáticas ou que assumam posições específicas (ex. Torre do Torbjörn, Bastion ou até mesmo franco-atiradores)

Teletransportador

100px-Ability-symmetra4

Symmetra posiciona uma plataforma de saída de teletransporte em sua localização atual e a conecta a uma plataforma de entrada no ponto de partida de sua equipe. Aliados podem viajar pelas duas plataformas instantaneamente, permitindo que eles retornem rapidamente à luta após serem derrotados.

Atalho padrão: Q
Vida: 400 (sendo 350 pontos de escudo)
Usos: 6
Tempo de lançamento: 2 segundos

A primeira ultimate da Symmetra é muito simples mas tem uma função extremamente importante para a equipe. Ao posicionar o Teletransportador em um local, outro será instantaneamente posicionado em sua sala de ressurreição/respawn, permitindo que seus aliados se movam instantaneamente para o combate logo após terem sido abatidos. Isso evita longas caminhadas pelo mapa para retornar a batalha e definitivamente pode mudar o rumo de uma partida!

O Teletransportador pode ser utilizado 6 vezes e então irá desaparecer. Outra questão importante é que seu Teletransportador pode ser destruído por seus adversários, sendo assim posicione-o estrategicamente longe dos olhos dos adversários.

Gerador de Escudo

100px-ability_symmetra_shield_generator

Symmetra implanta um gerador de raio amplo que fornece escudos adicionais para sua equipe.

Atalho padrão: Q (pressionando pela segunda vez)
Vida: 400 (sendo 350 pontos de escudo)
Gera: 75 de escudo para os aliados afetados
Área de efeito: 50 metros
Tempo de lançamento: 2 segundos

O Gerador de escudo funciona como reforço na defesa de toda sua equipe, podendo ser posicionado em uma área segura e ainda assim gerando efeito pois não exige linha de visão para atuar. O principal diferencial do Gerador de Escudo é o potencial de sobrevivência que traz para a equipe, pois 75 pontos de HP é um aumento considerável principalmente para alvos mais frágeis.

A habilidade trouxe um novo potencial para a Symmetra, visto que pode ser utilizada com sucesso no ataque e na defesa e até mesmo em mapas de controle (KotH).

Dicas Úteis

  • A Symmetra é o primeiro herói de Overwatch a ter 2 opções de ultimates. Para alternar entre elas, basta pressionar a tecla de atalho novamente.
  • Você pode ver quantas cargas restam em seu Teletransportador olhando o marcador localizado ao lado de seu marcador de habilidade suprema (“Ult”). O mesmo acontece com quantas Torres você tem posicionadas, essa informação fica ao lado de sua barra  de vida.
  • A posição do Teletransportador/Gerador de escudo influencia! Sempre que for posicioná-lo atente-se à direção das setas na base, elas indicam a direção que seus aliados sairão.
  • Os ataques do seu Projetor de Fótons ultrapassam escudos e são ótimos contra Reinhardts e Winstons, porém não funcionam contra as barreiras da Zarya, pelo contrário no caso do ataque secundário além de não causar dano o ataque é absorvido e torna a arma da Zarya mais forte. O mesmo acontece com suas Torres de Sentinela.
  • Ao posicionar suas torres em uma só sala procure espalhá-las, dessa forma você evita que elas sejam eliminadas de uma só vez e maximiza o “uptime” de dano.
  • Tome cuidado com a Ult da Widowmaker adversária na hora de posicionar seu portal, ao ouvir a fala da franco atiradora, espere no mínimo 15 segundos antes de usar sua Ult, assim você não entrega sua posição facilmente.
  • A alteração de nível do ataque primário de seu Projetor de Fótons é perceptível pelo aumento da largura do “raio”.
  • Uma maneira eficiente de evitar tiros dos seus inimigos quando estiver em combate a curta distância com seu Projetor de Fótons é tentar girar ao redor do alvo enquanto pula repetidamente, tente movimentar-se de maneira imprevisível.
  • A jogabilidade da Symmetra é extremamente eficiente quando você pensa bem antes de posicionar seus portais e torres. Dessa maneira além de garantir a movimentação e proteção de seus aliados, você pode impedir que adversários mais rápidos consigam flanquear seu time.

Atualizações:

  • 13/12/2016  Symmetra sofreu um rework em suas habilidades incluindo até mesmo uma Ultimate “secundária”.

 

Compartilhe este post!
Share on Facebook5Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0