Eu jogo pra ganhar!

Bem vindo ao nosso Guia de Herói da D.Va! Nessa série abordamos cada herói do ponto de vista de mecânica e estratégia, para você que quer começar a se aventurar ou melhorar seus conhecimentos sobre seu herói preferido ou até mesmo saber o funcionamento de seus adversários para saber como lidar com eles.

Última Atualização: 02/10/2017 | Guia por Nyuu

Biografia

Nome verdadeiro: Hana Song, Idade: 19
Ocupação: Gamer profissional (anteriormente), piloto de Mecha
Base de Operações: Busan, Coréia do Sul
Afiliação: MEKA (Exército coreano de exo-força móvel)

História

D.Va é uma ex-gamer profissional que sabe como usar suas habilidades para pilotar um mecha de última geração na defesa de sua cidade natal.

Vinte anos atrás, a Coréia do Sul foi atacada por um ômnico monstruoso que surgiu das profundezas do Mar da China Oriental. O construto enorme causou danos catastróficos às cidades costais antes de ser forçado a recuar para debaixo das ondas. Em resposta, o governo da Coréia do Sul desenvolveu uma unidade drone blindada e mecanizada, chamada de MEKA, para proteger ambientes urbanos em combates futuros com a ameaça ômnica.

Os medos do governo se mostraram bem fundados à medida que um padrão de ataques perturbador surgiu. A cada determinado número de anos, a monstruosidade se levantava do mar para atacar a Coréia do Sul e seus vizinhos. O ômnico aprendia com cada ataque, sempre se reconfigurando em uma forma diferente e aparecendo com novas armas e funcionalidades. Cada incidente terminava em um impasse, com a monstruosidade derrotada, porém não destruída.

Com o ômnico sempre se adaptando, ele eventualmente conseguiu interferir com o controle de drones da rede MEKA, forçando os militares a colocarem pilotos nos mechas. Com dificuldades para achar candidatos apropriados, o governo recorreu aos jogadores de videogames profissionais, que tinham os reflexos e instintos necessários para operar os sistemas avançados das armas dos mechas. Os melhores foram selecionados, incluindo a campeã mundial, Hana Song, conhecida também como “D.Va”. Famosa por suas habilidades de elite, D.Va era uma competidora feroz, que jogava para vencer a qualquer custo, e tinha a reputação bem fundamentada de não mostrar misericórdia por seus oponentes.

Vendo sua nova missão como um jogo, D.Va avança ferozmente em batalha junto com o resto de sua unidade MEKA, pronta para agir em defesa de sua nação a qualquer momento. Recentemente, ela começou a fazer streams de suas operações de combate para seus adorados fãs e o crescimento de seus seguidores a transformou em um ícone global.

Visão Geral

Função: Tanque
Dificuldade: Média
Vida: Mecha 600 HP (sendo 200 pontos de armadura) / D.Va 150 HP
Velocidade: 5.5m/s

Armadura reduz o dano da maioria dos ataques em 5 pontos, sendo assim um ataque que causaria 100 de dano passa a causar 95. Essa regra é alterada para ataques que causam menos de 10 de dano, sendo limitada a 50% do dano causado pelo ataque (ex: um ataque com 8 de dano terá uma redução de apenas 4 pontos).

Habilidades

Canhões de fusão

dva-hab1

O mecha da D.Va é equipado com canhões rotativos de curto alcance. Eles projetam disparos contínuos de alto dano, sem a necessidade de carregar, mas reduzem a velocidade de movimento da D.Va enquanto estão ativos.

Atalho Padrão: Botão esquerdo do mouse (LMB)
Munição: Infinita e sem recarga
Cadência de tiro: 7 tiros por segundo (11 projéteis por tiro)
Dano: 0.5-2 por projétil
Velocidade: 1.33m/s

Os Canhões de fusão da D.Va reduzem drasticamente a velocidade de movimentação dela enquanto atiram, além disso não possuem grande precisão principalmente a longo alcance. Tente manter uma distância curta/média de seus alvos para tornar seus tiros mais efetivos pois o dano da D.Va depende totalmente dessa proximidade, chegando a causar 24 de dano por tiro (isso dá 192 de dano por segundo sem contar os headshots).

Micro Mísseis

 

D.Va dispara uma barragem de pequenos foguetes que detonam o impacto, causando danos em um raio limitado em torno de cada explosão.

Atalho Padrão: Botão E
Recarga: 8 segundos
Cadência de tiro: 18 mísseis (11 mísseis por segundo)
Dano: 9 (tiro direto), 2-6 (splash)

Fonte de dano extra da D.Va, os micro mísseis garantem que ela mantenha o dano mesmo quando estiver jogando defensivamente, movendo-se ou utilizando outras habilidades. A única coisa que para o lançamento dos mísseis é morrer ou receber um stun. Cada um dos 18 mísseis é lançado diretamente onde você estiver mirando no momento do tiro, mas levando em consideração que cada lançamento é individual ao longo do tempo eles não necessariamente atingirão o mesmo local (exceto quando você mantiver sua mira totalmente parada).

Propulsores

dva-hab2

O mecha da D.Va se lança no ar e sua força a empurra para frente. Ela pode virar e mudar de direção ou atropelar seus inimigos, empurrando-os para trás.

Atalho padrão: Shift esquerdo
Duração: 2 segundos
Recarga: 5 segundos
Dano: 25 por knockback
Velocidade: 12.5m/s

Habilidade essencial para o bom funcionamento da D.Va, os propulsores são incríveis para sua mobilidade e mandatórios se você quiser tornar seu dano efetivo. Lembre-se que você precisa manter sua proximidade com seus alvos e os propulsores vão te ajudar a garantir isso.

Além do funcionamento ofensivo os propulsores também trazem grande potencial defensivo, facilitando a fuga quando necessário e inclusive possibilitando que você escape da maioria das “Ults”.

Lembre-se que os propulsores permitem que você se mova em qualquer direção, desde que você esteja olhando para ela.

Matriz de defesa

dva-hab3

D.Va pode ativar seus projetores frontais para atirar em projéteis iminentes no ar.

Atalho padrão: Botão direito do mouse (RMB)
Duração: 2 segundos (com carga máxima)
Recarga: 1 segundo (8 segundos para recarregar toda a duração)

A Matriz de defesa funciona como barreira frontal para ataques baseados em projéteis, podendo ser utilizada juntamente com os Propulsores, aumentando o potencial ofensivo da habilidade. Para manter a habilidade ativa basta segurar o botão de atalho e um medidor aparecerá de duração do lado direito de sua mira, ao soltar o atalho a habilidade é desativada mas pode voltar a ser utilizada (após 1 segundo) desde que ainda haja carga restante (do contrario será necessário esperar que ela recarregue).

Como dito anteriormente a Matriz de Defesa te protege de ataques baseados em projéteis, porém não funciona contra ataques canalizados e nem ataques corpo a corpo. Isso inclui:

  • Armas com ataques canalizados (Canhão Tesla do Winston, Canhão de Particulas da Zarya, Aniquilador endotérmico da Mei, Projetor de Fótons e Torres da Symmetra).
  • Amplificador sônico do Lucio, Orbe da discórdia do Zenyatta.
  • Ataques corpo a corpo, o que inclui a Corrente de Gancho do Roadhog.

Em contrapartida, a defesa contra projéteis inclui também algumas “Ults”, sendo elas: Cair matando do Roadhog, Tanque do Bastion, Visor Tático do Soldado 76, Tiro Certeiro do McCree, Desabrochar da Morte do Reaper e Bombardeio da Pharah.

Autodestruir

dva-hab4

D.Va ejeta de seu mecha e arma seu reator para explodir, causando dano massivo a seus inimigos próximos.

Atalho padrão: Q
Tempo de lançamento: 4 segundos entre a ativação e a explosão
Dano: 1000 no centro da explosão, reduz de acordo com a distância e causa knockback.

A “Ult” da D.va é nada mais, nada menos que a maior explosão do jogo, causando muito dano e alcance bem alto. Apesar da potência da explosão, não é difícil evitar o dano da “Ult”, os adversários mais atentos conseguirão fugir ou procurar abrigos atrás de paredes por exemplo. A questão principal é que mesmo que não mate, a habilidade serve para criar uma abertura de no mínimo 4 segundos para seu time, tempo que pode ser crucial para a partida quando usado na hora certa.Você pode utilizar o Autodestruir durante o uso dos seus Propulsores, isso permite que você “lance” a explosão na direção que achar mais apropriado, na direção de alvos difíceis, muitas vezes pegando seus adversários desprevenidos e até mesmo evitando que a própria D.Va seja morta pela explosão (é importante lembrar que seus aliados não recebem dano da explosão).

Arma de Luz

dva hab5

Enquanto estiver fora de seu mecha, D.Va pode continuar a luta com um desintegrador automático de médio alcance.

Atalho Padrão: Botão esquerdo do mouse (LMB)
Munição: 20
Cadência de tiro: 6.66 tiros por segundo
Dano: 14
Recarga: 2s

Quando seu mecha for destruído por seus oponentes ou até mesmo pela sua Ult, a D.Va será ejetada e isso te colocará em uma nova postura de jogo. Agora você assumiu a D.Va sem armadura e com 150 pontos de vida, mas não se desespere apesar de sua vulnerabilidade você ainda pode ser extremamente efetivo, a Arma de Luz é muito mais efetiva a média e longa distância, sendo muito mais precisa que seus Canhões de fusão. Sendo assim, mantenha distância e movimente-se constantemente enquanto estiver sem seu mecha.Um detalhe importante é que ao ser ejetada do mecha, você pode escolher a direção que quer movimentar a D.Va (baste segurar a tecla direcional correspondente), assim escolhendo a rota mais fácil para sua fuga.

Chamar Mecha

dva-hab6

Se sua armadura de batalha for destruída, D.Va pode chamar um mecha novinho em folha para retornar para as trincheiras.

Atalho Padrão: Q
Dano: 50 de dano para quem estiver muito próximo da D.Va (É, até isso causa dano!)
Tempo de lançamento: 3 segundos (tome cuidado quando estiver com a vida baixa, existe uma abertura de tempo onde a D.Va fica vulnerável)

Não há muito o que falar sobre essa habilidade, quando a D.Va está sem sua armadura, sua “Ult” Autodestruir é substituída pela possibilidade de chamar um novo Mecha. É importante perceber que mesmo que seu Mecha seja destruído sua porcentagem  de “Ult” será mantida, sendo assim você continuará do mesmo ponto quando chamar um novo.

Dicas Úteis

  • Procure usar seus Propulsores para encurralar seus adversários, uma maneira efetiva é tentar jogá-los contra a parede com o knockback e manter-se atirando enquanto anda para a frente impedindo que eles escapem e causando o máximo de dano possível.
  • Fique de olho nos tempos de recarga, do mesmo jeito que você avançou, saiba que você terá que voltar e avançar demais pode te por em uma posição perigosa.
  • Problemas com as torres do Torbjörn ou até mesmo com o Bastion? A D.Va é extremamente efetiva para se livrar deles, utilize a matriz de defesa juntamente com seus propulsores e avance contra eles sem receber dano, minimizando a distância e garantindo o abate, o mesmo serve para franco atiradores.
  • Apesar de estar na posição de Tanque, a D.Va não tem o mesmo estilo de gameplay da maioria dos Tanques, sua movimentação é útil principalmente  para alcançar locais que seus aliados teriam dificuldade, movimente-se constantemente e surpreenda seus adversários.
  • Muitos inimigos concentrados numa sala? Knockback neles! Use seus Propulsores para causar uma pequena quantidade de dano a todos eles de uma só vez.
  • A Matriz de defesa funciona tanto para você quanto para seus aliados posicionados na área protegida.
  • Ao enfrentar outro tanque, procure ganhar vantagem usando seu knockback, tanques são alvos maiores e mais fáceis tanto para seus propulsores quanto para seus Canhões de fusão, seja imprevisível.
  • Sua Autodestruição pode ser utilizada no último segundo quando você ver que seu mecha será destruído. Isso afastará os inimigos e pode garantir sua fuga.
  • Conheça bem os mapas e a localização dos pacotes médicos, isso ajuda muito na hora de escapar e retomar o fôlego.
  • Como você já sabe, sua “Ult” pode ser utilizada juntamente com seus Propulsores e ser lançada em qualquer direção, inclusive PARA CIMA! Se fizer isso, em determinado momento durante o voo o mecha começará a cair, permitindo que você lance ele até mesmo por cima de paredes!
  • Combine sua “Ult” para torná-la mais efetiva! A fraqueza da sua habilidade de Autodestruir é a possibilidade de fuga, mas se seus oponentes não puderem escapar o estrago será enorme! Tente as combar com as “Ults” da Zarya, Reinhardt e Mei!

Atualizações:

  • 19/09/2017
    • Micro Mísseis (Nova habilidade)
      • D.Va dispara uma série de pequenos foguetes que detonam com o impacto, causando dano em uma área limitada ao redor de cada explosão. É possível dispará-los enquanto D.Va está usando outras habilidades ou disparando seus Canhões de Fusão
    • Matriz de Defesa
      • O medidor da Matriz de Defesa agora é gasto duas vezes mais rápido
      • A regeneração de energia por segundo foi aumentada para 12,5% (anteriormente era 10%)
    • Propulsores
      • Os Canhões de Fusão agora podem ser disparados durante o voo
  • 23/01/2017
    • Vida aumentada de 200 para 400
    • Armadura reduzida de 400 para 200
    • Canhões de Fusão
      • Dano por bala reduzido de 3 para 2
      • O número de balas por disparo foi aumentado de 8 para 11
  • 01/09/2016
    • Cooldown para reativação da Matriz de Defesa aumentado para 1 segundo.
  • 19/07/2016
    • Mudança no funcionamento da Matriz de Defesa, podendo ser ativada e desativada durante sua duração. Tempo de lançamento do Autodestruir reduzido de 4 para 3 segundos.

 

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0