Eu jogo pra ganhar!

Bem vindo ao nosso Guia de Herói da D.Va! Nessa série abordamos cada herói do ponto de vista de mecânica e estratégia, para você que quer começar a se aventurar ou melhorar seus conhecimentos sobre seu herói preferido ou até mesmo saber o funcionamento de seus adversários para saber como lidar com eles.

Última Atualização: 02/10/2017 | Guia por Nyuu

Biografia

Nome verdadeiro: Hana Song, Idade: 19
Ocupação: Gamer profissional (anteriormente), piloto de Mecha
Base de Operações: Busan, Coréia do Sul
Afiliação: MEKA (Exército coreano de exo-força móvel)

História

D.Va é uma ex-gamer profissional que sabe como usar suas habilidades para pilotar um mecha de última geração na defesa de sua cidade natal.

Vinte anos atrás, a Coréia do Sul foi atacada por um ômnico monstruoso que surgiu das profundezas do Mar da China Oriental. O construto enorme causou danos catastróficos às cidades costais antes de ser forçado a recuar para debaixo das ondas. Em resposta, o governo da Coréia do Sul desenvolveu uma unidade drone blindada e mecanizada, chamada de MEKA, para proteger ambientes urbanos em combates futuros com a ameaça ômnica.

Os medos do governo se mostraram bem fundados à medida que um padrão de ataques perturbador surgiu. A cada determinado número de anos, a monstruosidade se levantava do mar para atacar a Coréia do Sul e seus vizinhos. O ômnico aprendia com cada ataque, sempre se reconfigurando em uma forma diferente e aparecendo com novas armas e funcionalidades. Cada incidente terminava em um impasse, com a monstruosidade derrotada, porém não destruída.

Com o ômnico sempre se adaptando, ele eventualmente conseguiu interferir com o controle de drones da rede MEKA, forçando os militares a colocarem pilotos nos mechas. Com dificuldades para achar candidatos apropriados, o governo recorreu aos jogadores de videogames profissionais, que tinham os reflexos e instintos necessários para operar os sistemas avançados das armas dos mechas. Os melhores foram selecionados, incluindo a campeã mundial, Hana Song, conhecida também como “D.Va”. Famosa por suas habilidades de elite, D.Va era uma competidora feroz, que jogava para vencer a qualquer custo, e tinha a reputação bem fundamentada de não mostrar misericórdia por seus oponentes.

Vendo sua nova missão como um jogo, D.Va avança ferozmente em batalha junto com o resto de sua unidade MEKA, pronta para agir em defesa de sua nação a qualquer momento. Recentemente, ela começou a fazer streams de suas operações de combate para seus adorados fãs e o crescimento de seus seguidores a transformou em um ícone global.

Visão Geral

Função: Tanque
Dificuldade: Média
Vida: Mecha 600 HP (sendo 200 pontos de armadura) / D.Va 150 HP
Velocidade: 5.5m/s

Armadura reduz o dano da maioria dos ataques em 5 pontos, sendo assim um ataque que causaria 100 de dano passa a causar 95. Essa regra é alterada para ataques que causam menos de 10 de dano, sendo limitada a 50% do dano causado pelo ataque (ex: um ataque com 8 de dano terá uma redução de apenas 4 pontos).

Habilidades

Canhões de fusão

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O mecha da D.Va é equipado com canhões rotativos de curto alcance. Eles projetam disparos contínuos de alto dano, sem a necessidade de carregar, mas reduzem a velocidade de movimento da D.Va enquanto estão ativos.

Atalho Padrão: Botão esquerdo do mouse (LMB)
Munição: Infinita e sem recarga
Cadência de tiro: 7 tiros por segundo (11 projéteis por tiro)
Dano: 0.5-2 por projétil
Velocidade: 1.33m/s

Os Canhões de fusão da D.Va reduzem drasticamente a velocidade de movimentação dela enquanto atiram, além disso não possuem grande precisão principalmente a longo alcance. Tente manter uma distância curta/média de seus alvos para tornar seus tiros mais efetivos pois o dano da D.Va depende totalmente dessa proximidade, chegando a causar 24 de dano por tiro (isso dá 192 de dano por segundo sem contar os headshots).

Micro Mísseis

 

D.Va dispara uma barragem de pequenos foguetes que detonam o impacto, causando danos em um raio limitado em torno de cada explosão.

Atalho Padrão: Botão E
Recarga: 8 segundos
Cadência de tiro: 18 mísseis (11 mísseis por segundo)
Dano: 9 (tiro direto), 2-6 (splash)

Fonte de dano extra da D.Va, os micro mísseis garantem que ela mantenha o dano mesmo quando estiver jogando defensivamente, movendo-se ou utilizando outras habilidades. A única coisa que para o lançamento dos mísseis é morrer ou receber um stun. Cada um dos 18 mísseis é lançado diretamente onde você estiver mirando no momento do tiro, mas levando em consideração que cada lançamento é individual ao longo do tempo eles não necessariamente atingirão o mesmo local (exceto quando você mantiver sua mira totalmente parada).

Propulsores

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O mecha da D.Va se lança no ar e sua força a empurra para frente. Ela pode virar e mudar de direção ou atropelar seus inimigos, empurrando-os para trás.

Atalho padrão: Shift esquerdo
Duração: 2 segundos
Recarga: 5 segundos
Dano: 25 por knockback
Velocidade: 12.5m/s

Habilidade essencial para o bom funcionamento da D.Va, os propulsores são incríveis para sua mobilidade e mandatórios se você quiser tornar seu dano efetivo. Lembre-se que você precisa manter sua proximidade com seus alvos e os propulsores vão te ajudar a garantir isso.

Além do funcionamento ofensivo os propulsores também trazem grande potencial defensivo, facilitando a fuga quando necessário e inclusive possibilitando que você escape da maioria das “Ults”.

Lembre-se que os propulsores permitem que você se mova em qualquer direção, desde que você esteja olhando para ela.

Matriz de defesa

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D.Va pode ativar seus projetores frontais para atirar em projéteis iminentes no ar.

Atalho padrão: Botão direito do mouse (RMB)
Duração: 2 segundos (com carga máxima)
Recarga: 1 segundo (8 segundos para recarregar toda a duração)

A Matriz de defesa funciona como barreira frontal para ataques baseados em projéteis, podendo ser utilizada juntamente com os Propulsores, aumentando o potencial ofensivo da habilidade. Para manter a habilidade ativa basta segurar o botão de atalho e um medidor aparecerá de duração do lado direito de sua mira, ao soltar o atalho a habilidade é desativada mas pode voltar a ser utilizada (após 1 segundo) desde que ainda haja carga restante (do contrario será necessário esperar que ela recarregue).

Como dito anteriormente a Matriz de Defesa te protege de ataques baseados em projéteis, porém não funciona contra ataques canalizados e nem ataques corpo a corpo. Isso inclui:

  • Armas com ataques canalizados (Canhão Tesla do Winston, Canhão de Particulas da Zarya, Aniquilador endotérmico da Mei, Projetor de Fótons e Torres da Symmetra).
  • Amplificador sônico do Lucio, Orbe da discórdia do Zenyatta.
  • Ataques corpo a corpo, o que inclui a Corrente de Gancho do Roadhog.

Em contrapartida, a defesa contra projéteis inclui também algumas “Ults”, sendo elas: Cair matando do Roadhog, Tanque do Bastion, Visor Tático do Soldado 76, Tiro Certeiro do McCree, Desabrochar da Morte do Reaper e Bombardeio da Pharah.

Autodestruir

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D.Va ejeta de seu mecha e arma seu reator para explodir, causando dano massivo a seus inimigos próximos.

Atalho padrão: Q
Tempo de lançamento: 4 segundos entre a ativação e a explosão
Dano: 1000 no centro da explosão, reduz de acordo com a distância e causa knockback.

A “Ult” da D.va é nada mais, nada menos que a maior explosão do jogo, causando muito dano e alcance bem alto. Apesar da potência da explosão, não é difícil evitar o dano da “Ult”, os adversários mais atentos conseguirão fugir ou procurar abrigos atrás de paredes por exemplo. A questão principal é que mesmo que não mate, a habilidade serve para criar uma abertura de no mínimo 4 segundos para seu time, tempo que pode ser crucial para a partida quando usado na hora certa.Você pode utilizar o Autodestruir durante o uso dos seus Propulsores, isso permite que você “lance” a explosão na direção que achar mais apropriado, na direção de alvos difíceis, muitas vezes pegando seus adversários desprevenidos e até mesmo evitando que a própria D.Va seja morta pela explosão (é importante lembrar que seus aliados não recebem dano da explosão).

Arma de Luz

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Enquanto estiver fora de seu mecha, D.Va pode continuar a luta com um desintegrador automático de médio alcance.

Atalho Padrão: Botão esquerdo do mouse (LMB)
Munição: 20
Cadência de tiro: 6.66 tiros por segundo
Dano: 14
Recarga: 2s

Quando seu mecha for destruído por seus oponentes ou até mesmo pela sua Ult, a D.Va será ejetada e isso te colocará em uma nova postura de jogo. Agora você assumiu a D.Va sem armadura e com 150 pontos de vida, mas não se desespere apesar de sua vulnerabilidade você ainda pode ser extremamente efetivo, a Arma de Luz é muito mais efetiva a média e longa distância, sendo muito mais precisa que seus Canhões de fusão. Sendo assim, mantenha distância e movimente-se constantemente enquanto estiver sem seu mecha.Um detalhe importante é que ao ser ejetada do mecha, você pode escolher a direção que quer movimentar a D.Va (baste segurar a tecla direcional correspondente), assim escolhendo a rota mais fácil para sua fuga.

Chamar Mecha

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Se sua armadura de batalha for destruída, D.Va pode chamar um mecha novinho em folha para retornar para as trincheiras.

Atalho Padrão: Q
Dano: 50 de dano para quem estiver muito próximo da D.Va (É, até isso causa dano!)
Tempo de lançamento: 3 segundos (tome cuidado quando estiver com a vida baixa, existe uma abertura de tempo onde a D.Va fica vulnerável)

Não há muito o que falar sobre essa habilidade, quando a D.Va está sem sua armadura, sua “Ult” Autodestruir é substituída pela possibilidade de chamar um novo Mecha. É importante perceber que mesmo que seu Mecha seja destruído sua porcentagem  de “Ult” será mantida, sendo assim você continuará do mesmo ponto quando chamar um novo.

Dicas Úteis

  • Procure usar seus Propulsores para encurralar seus adversários, uma maneira efetiva é tentar jogá-los contra a parede com o knockback e manter-se atirando enquanto anda para a frente impedindo que eles escapem e causando o máximo de dano possível.
  • Fique de olho nos tempos de recarga, do mesmo jeito que você avançou, saiba que você terá que voltar e avançar demais pode te por em uma posição perigosa.
  • Problemas com as torres do Torbjörn ou até mesmo com o Bastion? A D.Va é extremamente efetiva para se livrar deles, utilize a matriz de defesa juntamente com seus propulsores e avance contra eles sem receber dano, minimizando a distância e garantindo o abate, o mesmo serve para franco atiradores.
  • Apesar de estar na posição de Tanque, a D.Va não tem o mesmo estilo de gameplay da maioria dos Tanques, sua movimentação é útil principalmente  para alcançar locais que seus aliados teriam dificuldade, movimente-se constantemente e surpreenda seus adversários.
  • Muitos inimigos concentrados numa sala? Knockback neles! Use seus Propulsores para causar uma pequena quantidade de dano a todos eles de uma só vez.
  • A Matriz de defesa funciona tanto para você quanto para seus aliados posicionados na área protegida.
  • Ao enfrentar outro tanque, procure ganhar vantagem usando seu knockback, tanques são alvos maiores e mais fáceis tanto para seus propulsores quanto para seus Canhões de fusão, seja imprevisível.
  • Sua Autodestruição pode ser utilizada no último segundo quando você ver que seu mecha será destruído. Isso afastará os inimigos e pode garantir sua fuga.
  • Conheça bem os mapas e a localização dos pacotes médicos, isso ajuda muito na hora de escapar e retomar o fôlego.
  • Como você já sabe, sua “Ult” pode ser utilizada juntamente com seus Propulsores e ser lançada em qualquer direção, inclusive PARA CIMA! Se fizer isso, em determinado momento durante o voo o mecha começará a cair, permitindo que você lance ele até mesmo por cima de paredes!
  • Combine sua “Ult” para torná-la mais efetiva! A fraqueza da sua habilidade de Autodestruir é a possibilidade de fuga, mas se seus oponentes não puderem escapar o estrago será enorme! Tente as combar com as “Ults” da Zarya, Reinhardt e Mei!

Atualizações:

  • 19/09/2017
    • Micro Mísseis (Nova habilidade)
      • D.Va dispara uma série de pequenos foguetes que detonam com o impacto, causando dano em uma área limitada ao redor de cada explosão. É possível dispará-los enquanto D.Va está usando outras habilidades ou disparando seus Canhões de Fusão
    • Matriz de Defesa
      • O medidor da Matriz de Defesa agora é gasto duas vezes mais rápido
      • A regeneração de energia por segundo foi aumentada para 12,5% (anteriormente era 10%)
    • Propulsores
      • Os Canhões de Fusão agora podem ser disparados durante o voo
  • 23/01/2017
    • Vida aumentada de 200 para 400
    • Armadura reduzida de 400 para 200
    • Canhões de Fusão
      • Dano por bala reduzido de 3 para 2
      • O número de balas por disparo foi aumentado de 8 para 11
  • 01/09/2016
    • Cooldown para reativação da Matriz de Defesa aumentado para 1 segundo.
  • 19/07/2016
    • Mudança no funcionamento da Matriz de Defesa, podendo ser ativada e desativada durante sua duração. Tempo de lançamento do Autodestruir reduzido de 4 para 3 segundos.