X

A Blizzard publicou hoje uma atualização e muitos detalhes sobre como funcionará o novo Modo Competitivo de Overwatch, com informações sobre como progredir no ranque, detalhes de temporadas, dentre muitas outras informações super úteis! Confere com a gente:

Originalmente postado por Blizzard Entertainment (Forum Oficial)

“Eu jogo para ganhar”. – D.Va

Ganhou experiência no campo de batalha e está pronto para levar seu jogo para o próximo nível? Prove seu valor no Jogo Competitivo!

Elaborado para aqueles que buscam um desafio maior, o Jogo Competitivo é nosso novo modo de jogo no qual os jogadores competem e “sobem no ranking”, avançando através de várias divisões e níveis ao longo de temporadas. Já faz um tempo que estamos experimentando e trabalhando nesse recurso e estamos felizes em dar aos testadores a oportunidade de conferir essa versão em desenvolvimento do sistema no Beta Fechado.

COMO FUNCIONA:

Para entrar em uma partida de Jogo Competitivo, selecione “Jogar” no menu principal e depois “Jogo Competitivo” na lista. Você pode entrar nas filas de Jogo Competitivo sozinho ou em grupo (de qualquer tamanho). Quando estiver na fila, o sistema tentará encontrar adversários para você que também entraram na fila sozinhos ou, caso você esteja jogando com amigos, adversários que entraram na fila em grupos de tamanhos parecidos.

Sabemos que a maioria dos jogadores interessados no Jogo Competitivo provavelmente estão em busca de partidas mais sérias e não gostariam de jogar contra adversários de primeira viagem ou ainda relativamente inexperientes. Por isso, e diferente dos outros modos de jogo, o Jogo Competitivo fica bloqueado até que você atinja o nível 25. Embora não demore muito para atingir o nível 25, achamos que ao atingir esse patamar, você estará bem familiarizado com o jogo, mapas, heróis e os principais conceitos de jogabilidade para encarar o modo competitivo.

FORMATO DA PARTIDA:

Ao entrar na fila do Jogo Competitivo, o jogo começará a buscar uma partida com base em vários fatores, entre eles sua divisão e sua categoria (veja mais detalhes abaixo). Depois que duas equipes forem encontradas, um mapa será selecionado aleatoriamente para a partida.

Se o mapa selecionado for um mapa de Ataque ou um mapa de Escolta, dois jogos completos serão disputados para que cada equipe tenha a oportunidade de jogar no ataque e na defesa. Se a mesma equipe vencer os dois jogos, será considerada a vencedora da partida. Se cada equipe vencer um jogo, a partida terá uma fase de Morte Súbita. Durante a Morte Súbita, as duas equipes jogarão uma rodada em um objetivo aleatório de um mapa de Controle. A equipe que ganhar o objetivo, vence a partida!

Caso o mapa selecionado seja um mapa de Controle, somente um jogo completo será disputado. Porém, para vencer um jogo no mapa de Controle no Jogo Competitivo, a equipe precisa conquistar três de cinco objetivos aleatórios (em vez do habitual melhor de três do Jogo Rápido). A meta aqui é fazer com que as partidas disputadas no Jogo Competitivo em mapas de Controle tenham aproximadamente a mesma duração das partidas disputadas em mapas de Ataque e Escolta.

Diferentemente do Jogo Rápido, quando uma partida do Jogo Competitivo é concluída, as duas equipes não são automaticamente colocadas para se enfrentarem novamente, nem você é colocado de volta na fila automaticamente. Você precisará entrar na fila novamente para cada partida Competitiva que quiser jogar.

DIVISÕES E CATEGORIAS:

A sensação de estar progredindo é uma parte importante de qualquer sistema competitivo. No modo de Jogo Competitivo de Overwatch, o avanço é demonstrado por um sistema de divisões e categorias.

O Jogo Competitivo é composto por quatro categorias diferentes: Desafiante, Avançado, Especialista e Mestre. Cada categoria tem cinco divisões, classificadas de 1 a 5. Desafiante 1 é a categoria e divisão mais baixa (todos os jogadores começam a partir dela) e Mestre 5 é a categoria e divisão mais alta. Para progredir, você precisa ganhar uma quantidade específica de pontos. Você ganha pontos ao vencer partidas competitivas e, dependendo de em qual categoria você está, perde pontos ao ser derrotado. O número de pontos recebidos ou deduzidos varia de acordo com a categoria e com a condição específica de vitória ou derrota.

Dito isso, embora você sempre possa ser promovido para uma nova divisão ou categoria ao ganhar pontos suficientes, você nunca pode ser rebaixado de uma categoria depois de tê-la alcançado. Não importa quantos pontos você venha a perder, você só poderá ser rebaixado para uma divisão inferior.

Detalhes adicionais:

  • Os jogadores começam no Desafiante 1 com 0 pontos
  • Os jogadores ganham 20 pontos por uma vitória
  • Os jogadores perdem 20 pontos por uma derrota
  • Avançar de uma divisão para outra exige 100 pontos
  • Avançar de uma categoria para outra exige 100 pontos quando você estiver na última divisão dessa categoria
  • Enquanto estiverem na categoria Desafiante, os jogadores não perdem pontos pela derrota
  • Nos níveis Desafiante, Avançado ou Especialista, os jogadores ganham 40 pontos (em vez de 20 pontos) por vitórias consecutivas
  • Nos níveis Desafiante, Avançado ou Especialista, os jogadores perdem 10 pontos (em vez de 20 pontos) por derrota caso a partida seja perdida durante uma rodada de desempate
  • Os jogadores só podem entrar na fila em um grupo se estiverem em um intervalo de 10 divisões uns dos outros

Os jogadores na categoria Mestre 5 também terão a oportunidade de avançar para uma quinta categoria especial: Heroico! Essa categoria não tem divisões. Em vez disso, cada jogador que alcançar a categoria Heroico receberá um ranking* numérico exclusivo em relação a outros jogadores na mesma categoria. No futuro, também queremos disponibilizar placares para destacar os jogadores mais bem classificados no Heroico a cada temporada. Saiba mais sobre nossos planos para temporadas abaixo.

*Essa funcionalidade não estará disponível durante a fase de testes da pré-temporada.

TEMPORADAS E RECOMPENSAS:

O Jogo Competitivo em Overwatch foi pensado em termos de temporadas, com as progressões (incluindo divisões, categorias, rankings e eventualmente placares) sendo restauradas no primeiro dia de cada mês. Esperamos lançar nossa primeira temporada oficial depois que o jogo for lançado em maio, quando a rotação mensal será iniciada. Também estamos planejando oferecer recompensas cosméticas como sprays, molduras nos retratos e outros itens visuais para os jogadores que participarem dos jogos por temporada. Essas recompensas ainda estão em desenvolvimento e esperamos poder compartilhar mais informações em breve.

Antes da primeira temporada, o Jogo Competitivo estará na “pré-temporada” e nessa fase alguns recursos e funcionalidades podem não estar disponíveis, entre eles o ranking Heroico, os placares e as recompensas de temporadas. A pré-temporada acompanhará o tempo de duração do Beta Fechado e continuará por um determinado período após o lançamento do jogo. Usaremos a pré-temporada para ajustar e melhorar o Jogo Competitivo com base nos seus comentários. Por isso, não deixem de nos dar sua opinião!

Já faz um tempo que o Jogo Competitivo é um dos recursos mais solicitados na comunidade e estamos animados porque agora os jogadores poderão conferir nosso trabalho em andamento no Beta Fechado. Manteremos vocês informados sobre as atualizações à medida que o jogo for sendo desenvolvido e (como sempre) esperamos ansiosos para ouvir seu feedback.

Boa sorte e divirtam-se!

Eu confesso que ainda estou intimidada com o Modo Desafiante, por dois motivos: o primeiro e principal é definitivamente a latência dos servidores. Ainda não entrei em uma partida competitiva com um ping razoável; o segundo e não menos importante é a questão dos premades. Entrar sozinha em uma fila competitiva é realmente algo meio chocante pra mim ainda. 😛

Bom fim de semana!

Compartilhe este post!
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Tumblr
Tumblr
0Email this to someone
email
Pin on Pinterest
Pinterest
0