X

Fala galera! Tudo certo?

Hoje traremos algo um pouco diferente pra vocês, esse texto foi escrito pelo Luciano “Malkan”, admin responsável pelos torneios de Heroes of the Storm na ESL. Aqui você conhecerá um pouco do cenário competitivo de um jogo e seus principais elementos. Se você pensa em se aventurar no competitivo do Overwatch, veio ao lugar certo!

Primeiro de tudo, o cenário é uma pirâmide que, como tal, deve primeiro ser construída da base até seu ápice. Como mostra o infográfico da querida Symmetra, em sua base estão os times amadores, que são os times que não possuem contrato e salário para os jogadores, os torneios amadores, que são aqueles que não possuem investimento e, claro, o público.

info

Todo cenário deve começar por aqui. Nenhuma empresa vai chegar em um jogo recém lançado e sair jogando dinheiro (NÃO IMPORTA O HYPE QUE O JOGO TENHA). Elas primeiro observam o desenrolar do jogo e decidem se vale a pena investir no cenário dele ou não. E quem essas empresas vão observar? Os times e torneios amadores e o público, tanto de jogadores, mas principalmente o de audiência nas streams de torneios amadores.

Com a base consolidada começa a construção do corpo da pirâmide. O corpo não depende tanto de vocês (público e jogadores), mas não se esqueçam que se a base ruir, o corpo que estará em construção também desaba. Então é importante manter a base sempre intacta. O corpo é formado pelo investimento vindo da produtora do jogo, que no nosso caso é a Blizzard e de empresas externas (que vão desde empresas em busca de marketing até equipes profissionais começando a procurar jogadores para compor suas equipes). “Ah, Malkan, mas se o jogo é da Blizzard, ela não tem que investir desde o início?”. Sim, jovem padawan, mas no início ela investe em marketing apenas para angariar jogadores. Mesmo sem um cenário competitivo, a empresa ganha com o máximo possível de jogadores comprando o jogo para jogar. Depois que ela olha o cenário amador que começou e percebe que “po, a galera ta curtindo o competitivo e ta empenhada”, aí sim que ela vai começar um investimento mais pesado no competitivo. É possível que o jogo já comece com torneios oficiais, mas com certeza a Blizzard não dará todas as cartas ($$$) logo de cara, sem saber se o competitivo do jogo vai vingar. Isso é economia empresarial básica.

Depois que o cenário se consolidou e o investimento entrou, aí sim se constrói o ápice da pirâmide, que é composto pelos times profissionais e torneios profissionais (principalmente os torneios não oficiais com boas premiações).

Alguns esclarecimentos:

1- Jogador profissional é aquele jogador que ganha para representar uma equipe e possui contrato com a mesma. Você pode ser um jogador da CNB, Pain, Keyd ou o que for, se vc não tem contrato assinado nem recebe por isso, você não é profissional!

OBS: Não confunda jogador profissional com profissionalismo. Profissionalismo é atitude. Se vc quer se tornar um jogador profissional e quer que o cenário cresça, haja como um jogador profissional mesmo ainda não sendo um. Ninguém vai a uma entrevista de emprego de bermuda e camisa regata e só começa a usar roupa social depois que é contratado.

2- Pro player é aquele jogador excepcional, que joga melhor do que a média dos jogadores de níveis acima da média. Existem Pro players que não são profissionais e profissionais que não são pro players (a pesar de que não é recomendável que uma equipe profissional contrate alguém que não seja pro player xD).

3- Torneio amador é todo torneio com premiação simbólica ou sem premiação. Se querem que o cenário cresça de verdade, jogue todos os torneios amadores que puder e assista as streams deles tbm.

4- Torneio profissional é todo torneio com uma premiação mais atrativa, geralmente premiando pelo menos os 3 primeiros colocados.

5- Não tente botar a carroça na frente dos bois. As vezes vc acha que já passou da hora do investimento entrar e que vc já tá começando a perder seu tempo. Isso mostra o quanto você não age como profissional. Acredite, por maior o hype que o jogo tenha, retorno de investimento demora a chegar, ainda mais com o país na situação econômica que se encontra. Seja paciente, e enquanto espera lembre-se que Overwatch é um jogo. Divirta-se. Mesmo que vc jogue pra ganhar e pra ser profissional, sempre se divirta jogando.

6- Nunca desista. Vejo muitos times amadores no HotS se achando os melhores por serem compostos por bons jogadores, achando que vão chegar stompando e virando um dos melhores times brasileiros da noite pro dia. Tirem isso da cabeça. Muita gente (a maioria) confunde potencial com ser bom. Se seu time é bom nas ranqueadas e partidas rápidas, bom pra vocês, significa que vocês tem potencial, mas não contem com a vitória no competitivo. É raríssimo time novo que já chega stompando. Joguem, percam, aprendam com seus erros, se levantem, treinem e repitam todo esse processo até se tornarem realmente bons.

7- Sempre que se inscrever em um torneio, LEIA AS REGRAS! O que mais tem é time que no dia do torneio, na hora da primeira partida, vem ficar perguntando tudo que tem nas regras pros organizadores. Isso atrapalha a organização a resolver problemas realmente relevantes e pode atrasar o início do torneio ou até acarretar WO pra sua equipe, caso a organização do torneio seja mais dura com as regras.

Bom, acho que é isso. Esse é o básico que se precisa saber pra quem gostaria de iniciar no competitivo e quer ajuda-lo a crescer.

Abraços, heróis!

Meus agradecimentos ao Malkan que nos liberou a publicação desse texto.