X

Fala galera, tudo certo?

Hoje no fórum oficial o jogador Taturana fez uma pergunta direcionada à Blizzard, perguntando o que a empresa planeja para o Overwatch agora, para onde iremos?

A resposta veio diretamente do Game Director Jeff Kaplan e nós traduzimos o texto na íntegra pra vocês ficarem por dentro!

/cast WallOfText

Originalmente postado por Jeff Kaplan (Forum Oficial)

Tem muita coisa acontecendo no momento. Atualmente estamos trabalhando em atualizações de conteúdo para o resto do ano e início de 2017. É claro que temos planos a longo prazo, mas gostamos de nos manter ágeis para responder à direção atual do jogo e necessidades dos jogadores.

Nosso foco principal no momento é o Modo Competitivo. Nós nos esforçamos bastante nesse recurso durante o beta e recebemos um feedback incrível.  Esperávamos que a partir da versão do Modo Competitivo do beta poderiamos apenas fazer alguns ajustes e liberar o recurso, mas sentimos que o feedback que recebemos pedia basicamente por uma direção diferente. Sendo assim, o Modo Competitivo está sendo foco de muito esforço no momento – quase tanto trabalho quanto a primeira versão, mas está muito avançado. Estamos testando diversas vezes por dia. Também estamos debatendo a possibilidade de um Reino de Testes Públicos para  o recurso para que possamos testar em um ambiente maior antes de liberar o modo. Mesmo quando for lançado, antecipo que nossas primeiras temporadas irão exigir iteração no recurso. Estamos trabalhando duro para torná-lo incrível no lançamento, mas existem coisas que você precisa ver e sentir com uma população maior antes de assinar o recurso. Antecipo que o Modo Competitivo exigirá algumas temporadas de iteração para chegar onde queremos.

No momento também estamos trabalhando em novos heróis. Temos alguns bem avançados e outros que estão apenas começando. Também temos alguns protótipos de heróis que podem ou não ver a luz do dia. Nós fazemos muitos protótipos… Eu não acho que estamos em um ponto onde podemos falar abertamente sobre a programação de lançamento de novos heróis porque não quero criar expectativas e depois ter que voltar atrás em uma promessa que nunca fizemos quando algo acontecer… se é que isso faz sentido.

Também estamos trabalhando em novos mapas. Um deles está oficialmente em nossa linha de produção visto que passou por protótipos suficientes e testes a ponto de nos sentirmos confiantes. Assim, no momento esse mapa está nas mãos de nossa equipe de arte. Eles estão ocupados deixando-o com uma aparência incrível e enquanto o fazem, continuamos voltando e testando para ter certeza de que nada mudou entre o nível inicial do design e a versão final do mapa.

Temos  alguns outros mapas que estão em fase de protótipos e testes no momento. Alguns deles se tornarão mapas de verdade e outros serão jogados fora – assim não posso me comprometer a vocês sobre eles. Por exemplo, testamos um mapa ontem que era incrível e ao mesmo tempo um desastre total. Aaron tentou alguns truques inovadores de design de mapas que não havíamos feito antes no OW. No lado positivo, o mapa era bem único, mas nos deparamos com problemas com linha de visão e o mapa era basicamente dominado por heróis de longa distância, tornando heróis como o Reaper praticamente inúteis.  Assim, se nós conseguirmos resolver as linhas de visão sem perder o resto da visão, esse mapa pode se tornar algo um dia.

Então mapas e heróis estão sendo trabalhados diariamente. Eu gostaria de ter datas para vocês mas qualquer data que eu desse iria mudar e vocês ficariam bravos comigo. As boas notícias são, como eu disse antes, para o Overwatch nós não iremos cobrar por novos heróis ou mapas. Eles serão atualizações que virão em patchs gratuitos.

Existem outros recursos que estamos de olho. Por exemplo, nós queremos fazer muitas melhorias na funcionalidade de espectador/transmissão/observador do jogo. O recurso de espectador vem desde os dias iniciais do beta mas nós sabemos que pode ser melhorado. Recebemos muitos feedbacks de pessoas organizando torneios e temos muitas ideias boas para tornar o jogo mais assistível. Nós sentimos que algumas dessas melhorias também beneficiarão coisas como Jogadas da Partida e Destaques quando forem implantadas. Esses recursos não estão sendo totalmente focados no momento, estamos em uma fase de planejamento e design ao redor deles. Assim, não há um prazo imediato para as funções de espectador, mas é importante para nós e é parte de nossas conversas diárias no momento.

Há muita coisa que queremos fazer a respeito dos Destaques e Jogadas da Partida também. Gostaríamos de melhorar esses recursos e existem muitas ideias legais que queremos ver acontecer.

Nós falamos muito sobre Contendas e Jogos Personalizados. Existem recursos legais que sentimos que não nos aprofundamos muito ainda. Nós queremos fazer muitas outras Contendas e também existem algumas ideias incríveis de nosso equipe e da comunidade que gostaríamos de atingir. Para os Jogos Personalizados, gostaríamos de melhorar a funcionalidade de maneira geral, mas pensar em uma maneira de os jogadores fazerem mais Jogos Personalizados com seus amigos ou com estranhos (por exemplo, estamos pesquisando como ficaria uma função de navegador de servidores no OW). Isso é muito trabalho, então não se trata de um horizonte imediato, mas em nosso mundo ideal você poderia jogar com 11 outras pessoas (amigos ou estranhos) com regras divertidas e ainda ganhar experiência com isso… então.

Há mais coisas que queremos fazer eventualmente com o sistema de progressão (isso é mais a longo prazo – não imediato). Queremos dar aos jogadores mais opções de customização (sabemos que algumas pessoas gostariam de ter opções randomicas de Poses por exemplo). Temos algumas ideias legais de como você poderia equipar mais de um Spray ou Fala… essas são coisas divertidas que gostaríamos de chegar. Mas essas são menos importantes. Também temos alguns conteúdos muito legais que queremos adicionar ao sistema de progressão – por isso estamos ansiosos por fazer alguns deles eventualmente.

Existe uma lista infinita de melhorias em recursos sociais que queremos fazer. Essas provavelmente aparecerão pouco a pouco a cada patch – ao invés de tornar um grande recurso. Queremos melhorar constantemente a experiência social. Por exemplo, no patch que está por vir com o Modo Competitivo, você pode instigar muitas das ações sociais com outro jogador sempre que você tiver controle do mouse – Seleção de heróis, interação de heróis, tela de cards no final do round, etc. (obviamente, essa é a descrição do PC). É uma coisa pequena mas faz uma grande diferença. Então, melhorias no recurso social estão em curso. Não podemos reforçar o suficiente, mas o jogo é melhor jogado com outras pessoas – é um jogo de times.

Muitas iniciativas tecnológicas estão caminhando. Eu não sou a melhor pessoa pra falar disso. Obviamente estamos colocando muito esforço na opção de banda larga do Jogo Personalizado para ver se podemos explorar a proliferação desse recurso no futuro. Esse é um grande esforço tecnológico que o jogador não se depara na maior parte do tempo. Estamos fazendo ajustes constantes em nosso sistema de pareamento. Estamos retrabalhando parte de nossa arquitetura interna para que os designers possam fazer protótipos de modos de jogo mais facilmente – não é um recurso excitante para o jogador mas é o tipo de coisa que leva a coisas divertidas aos jogadores eventualmente.

E então há uma quantidade infinita de correções de bugs. Por exemplo, temos alguns bugs nos consoles que nos deixam malucos. Você não pode sair de um jogo em grupo. Isso precisa ser corrigido. Além disso, se um amigo for recomendado para o seu grupo você recebe um dialogo dizendo para você apertar Y/N… o que não existe no controle dos consoles. Assim, isso precisa ser corrigido também. Existem e sempre existirão coisas que precisam ser corrigidas. Isso é uma coisa que estamos sempre abordando. Há um grande esforço anti-trapaça / anti-hack acontecendo, mas não posso discutir isso (a primeira regra do clube da luta…).

Obviamente, há muito mais acontecendo – coisas que estou esquecendo de mencionar e até algumas surpresas. Não consigo reforçar o suficiente: algumas dessas coisas podem não acontecer. A razão que os desenvolvedores geralmente não dão esse tipo de visão é porque se algum muda ou não acontece, os jogadores ficam muito bravos. Eu gostaria de mudar essa dinâmica mas precisamos fazer isso juntos. Iremos compartilhar mais informações com vocês desde que vocês compreendam que nada disso é uma promessa e que as coisas mudam durante o desenvolvimento. Então, quando virmos um rage dizendo “COMO É POSSÍVEL QUE NÃO TEMOS A PROMETIDA OPÇÃO DE POSE RANDOMICA” daqui a dois anos, por favor sinta-se a vontade para citar esse parágrafo na resposta…

Adorariamos ouvir o que vocês pensam sobre isso tudo. Com frequência nós mudamos nosso foco baseado no que estamos ouvindo da comunidade! Espero que isso ajude a esclarecer um pouco do que está acontecendo aqui em Irvine, CA.