Qualquer coisa pode ser hackeada… e qualquer um.

Bem vindo ao nosso Guia de Herói da Sombra! Nessa série abordamos cada herói do ponto de vista de mecânica e estratégia, para você que quer começar a se aventurar ou melhorar seus conhecimentos sobre seu herói preferido ou até mesmo saber o funcionamento de seus adversários para saber como lidar com eles.

Última Atualização: 13/03/2018 | Guia por Nyuu

Biografia

Nome verdadeiro: ░░░░░░ , Idade: 30
Ocupação: Hacker
Base de operações: Dorado, México
Afiliação: Talon, Los Muertos (anteriormente)

História

Uma das hackers mais famosas do mundo, Sombra usa informações para manipular aqueles que estão no poder.

Muito antes de assumir o nome de “Sombra”, ░░░░░░ era uma das milhares de crianças que ficaram órfãs após a Crise Ômnica. Com muita da infraestrutura de seu país destruída, ela sobreviveu utilizando seus dons naturais de computação como hacker.

Depois disso, ░░░░░░ foi acolhida pela gangue mexicana Los Muertos, os ajudando em sua revolução pessoal contra o governo. Los Muertos acreditavam que a reconstrução do México havia favorecido os ricos e mais influentes, deixando para trás os mais necessitados.

Após tantas conquistas, ░░░░░░ estava plenamente confiante de suas habilidades, mas foi pega desprevenida quando esbarrou em uma rede de conspiração global, que também a percebeu. Com sua segurança comprometida, ░░░░░░ foi forçada a excluir todos os rastros de sua existência e se escondeu.

Ela mais tarde ressurgiu como Sombra, melhorada e determinada a descobrir a verdade por trás da conspiração que ela descobriu. Sombra lançou ataques cibernéticos ainda mais audaciosos e conseguiu com suas explorações conquistar muitos admiradores, incluindo a Talon. Ela se juntou à organização e acredita-se que contribuiu para ataques cibernéticos maciços contra corporações com fortes laços governamentais. Essas façanhas incitaram uma revolta popular no México contra a LumériCo e violaram a segurança das Indústrias Volskaya, a indústria russa responsável pela manufatura da defesa anti-ômnica.

Visão Geral

Função: Ataque
Dificuldade: Difícil
Vida: 200 HP
Velocidade: 5.5m/s

Habilidades

Pistola Automática

  100px-ability_sombra_machine_pistol

A pistola automática de Sombra dispara em uma dispersão de curto alcance.

Atalho Padrão: Botão esquerdo do mouse (LMB)
Munição:
60
Cadência de tiro: 20 tiros por segundo
Dano: ?-8 por projétil

A arma da Sombra pode parecer complicada a princípio, mas na realidade tem um funcionamento bem simples. Seu sistema de tiros é baseado em Hitscan, sendo assim os projéteis não sofrerão atraso de trajeto. Apesar de não possuir coice, a amplitude dos tiros disparados será grande, o que fará com que a Sombra seja muito mais efetiva quando estiver próxima a seu alvo.

Tendo em vista que uma das principais funções da Sombra é ajudar a finalizar adversários feridos, você deverá se aproveitar de suas habilidades de movimentação para tentar tornar-se mais efetivo.

Hackear

100px-ability_sombra_hack

Sombra hackeia seus inimigos os impedindo temporariamente de usar suas habilidades ou kits médicos, os tornando inúteis para seus oponentes.

Atalho padrão: Botão direito do mouse (RMB)
Tempo de lançamento: 0,65 segundos
Duração: 6 segundos em adversários, 60 segundos em pacotes médicos e 10 segundos em torres
Alcance: 15 metros
Recarga: 8 segundos

A habilidade de Hackear da Sombra funciona como um “silence”, uma habilidade de controle que impede que o alvo afetado utilize suas habilidades. Diferentemente da flashbang do McCree, a habilidade de hackear não impede que o adversário se mova, mas quando comparada tem uma duração bem maior. Além disso, caso o adversário possua ultimate carregada um ícone será mostrado acima de seu nome, indicando essa informação para a Sombra e seus aliados.

Tendo em vista que você ficará mais vulnerável durante o hack, é recomendado utilizá-lo de uma posição segura e tentar pegar seus adversários desprevenidos.

Além de hackear seus adversários, a habilidade também funcionará contra Torres do Torbjörn (desabilitando-as por 10 segundos) e contra pacotes médicos. Ao hackear um pacote médico o mesmo ficará indisponível para seus adversários durante 60 segundos, e passará a reaparecer para você e seus aliados com o triplo da velocidade normal.

Camuflagem Termo-óptica

100px-ability_sombra_thermoptic_camo

Sombra se torna invisível por um curto período de tempo, durante o qual sua velocidade é aumentada consideravelmente. A camuflagem é desativada ao atacar, receber dano ou usar habilidades ofensivas.

Atalho padrão: Shift esquerdo
Duração: 6 segundos
Entrada e saída da camuflagem: 0.5 segundos (durante esse tempo não será possível utilizar outras habilidades)
Recarga: 6 segundos
Velocidade: 8m/s

A Camuflagem Termo-óptica é uma habilidade de movimentação ofensiva que permite que a Sombra fique completamente invisível para seus adversários, com exceção  de algumas habilidades (Ultimate da Widowmaker e Flecha Sônica do Hanzo) ou quando você se aproximar demais de um adversário. Além disso a velocidade da Sombra é aumentada consideravelmente durante a camuflagem, facilitando a locomoção rápida.

A principal função da Camuflagem é avançar e chegar aos locais que você deseja, tendo em vista que a habilidade não funcionará muito bem para fugir de combates, já que quando você tentar utilizá-la nessas situações um simples tiro do adversário irá cancelar sua fuga.

A Camuflagem irá esconder a Sombra da visão dos adversários até que o tempo de duração seja esgotado, ou quando a própria Sombra atirar, hackear, utilizar sua Ultimate ou sofrer dano.

Translocador

100px-ability_sombra_translocator

Sombra lança um sinalizador translocador. Ela pode retornar instantaneamente para a localização do translocador enquanto ele estiver ativo (inclusive enquanto ele estiver no ar).

Atalho padrão: E
Duração: 20 segundos
Recarga: 6 segundos

O Translocador é uma habilidade de movimentação que também funciona como mecanismos de escape para a Sombra. Seu principal uso acontece antes de uma investida contra os adversários e garantirá que a Sombra tenha 15 segundos de segurança, podendo sair de combate a qualquer momento, enquanto o Translocador estiver disponível.

Seu funcionamento é bem simples, ao utilizar o atalho pela primeira vez você irá posicionar o Translocador no local escolhido (preferencialmente um lugar seguro, fora do combate). A partir daí um contador regressivo de 15 segundos aparecerá no centro da tela, esse será o tempo disponível para retornar ao local do Translocador (pressionando novamente o atalho pela segunda vez)

PEM

100px-ability_sombra_emp

Sombra realiza uma descarga de energia eletromagnética de amplo alcance, destruindo barreiras e escudos inimigos e hackeando todos os oponentes pegos na explosão.

Atalho padrão: Q
Alcance: 10 metros
Duração: 6 segundos

A “Ult” da Sombra tem um funcionamento bem parecido com sua habilidade Hackear, porém com algumas pequenas diferenças. O PEM funciona em área e irá hackear as habilidades de todos os adversários localizados dentro de um raio de 10m e sem obstrução de visão.

Um diferencial do PEM é a capacidade de destruir escudos, mesmo quando atingidos pela frente (caso do Reinhardt), com exceção das barreiras da Zarya. Escudos que aumentam o HP dos personagens também são destruídos, isso inclui os escudos que a Symmetra distribui e até mesmo do Zenyatta que representa 75% de seu total de vida.

O PEM traz um potencial ofensivo incrível para sua equipe, servindo para prevenir que outras habilidades supremas de sua equipe sejam canceladas ou counteradas por seus adversários. Defensivamente o funcionamento é parecido porém exigem um pouco mais de visão de jogo na maioria dos casos, exceto contra algumas Ults que são canceladas mesmo durante sua execução (Reaper e McCree por exemplo).

Oportunista

100px-ability_sombra_opportunist

A habilidade Oportunista é uma passiva que define o estilo de jogo da Sombra. Como dito anteriormente, a base para a mecânica de jogo da Sombra é a possibilidade de finalização de adversários feridos e é aí que a habilidade entra. Quando um inimigo possui menos de 100% de seu HP total, sua barra de HP fica visível para a Sombra, mesmo que ela não tenha causado nenhum dano ao inimigo em questão. Além disso quando um inimigo estiver com menos de 50% de seu HP, a Sombra poderá ver sua silhueta através das paredes. Esse efeito só é visível pela Sombra, sendo assim cabe ao jogador comunicar a equipe sobre a oportunidade!

 

Dicas Úteis

  • Procure hackear pacotes médicos sempre que houver uma oportunidade. Você pode ter múltiplos pacotes ao mesmo tempo, quando hackeados ficam sob seu poder durante 1 minuto, sua habilidade de hackear é recarregada após 12 segundo, sendo assim é possível ter até 5 pacotes simultaneamente.
  • Pacotes médicos são bons lugares para você utilizar seu Translocador, pois garantem quem você volte ao combate mais rapidamente.
  • Inimigos enfraquecidos e suportes serão seus alvos prioritários, mas não tente entrar em combate com seu Translocador no cooldown ou sem utilizar sua habilidade de Camuflagem.
  • O melhor momento para utilizar sua Ult é na hora de evitar um cooldown poderoso defensivo quando seu time estiver realizando um combo (destaque para combos com a Zarya que geralmente são defendidos com Ults do Zenyatta e Lucio).
  • Uma ótima maneira de desestabilizar o time adversário é hackeando o Reinhardt inimigo, impedindo que o mesmo possa usar o escudo. Para isso você precisa estar nas costas dele.

Funcionamento do Hack individualmente

  • Ana: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades da Ana, porém não interrompem o efeito de um personagem já afetado por sua Ultimate.
  • Bastion: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades do Bastion e até retiram ele do modo turret, porém não interrompem o efeito de sua Ultimate após o uso.
  • D.Va: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades da D.Va, porém não interrompem o efeito de sua Ultimate após o uso.
  • Genji: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades do Genji, porém não interrompem o efeito de sua Ultimate após o uso, nem afetam seu pulo duplo e habilidade de escalar.
  • Hanzo: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades do Hanzo, porém não interrompem o efeito de sua Ultimate e Flecha Sônica após o uso, nem afetam sua habilidade de escalar.
  • Junkrat: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades do Junkrat, porém não interrompem o efeito de sua Ultimate após o uso.
  • Lucio: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades do Lúcio inclusive destruindo os escudos criados (EMP), impedem a troca de efeitos das músicas mas não cancela o efeito em si.
  • McCree: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades do McCree, interrompendo inclusive a Ultimate após ser ativada.
  • Mei: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades da Mei, porém não interrompem o efeito de sua Ultimate após o uso.
  • Mercy: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades Anjo da Guarda e Descenso Angelical, porém não interrompem o efeito de sua Ultimate após o uso.
  • Pharah: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades da Pharah, inclusive interrompendo sua Ultimate após a utilização.
  • Reaper: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades da Reaper, inclusive interrompendo sua Ultimate após a utilização. Durante a forma fantasma o Reaper se torna invulnerável ao hack.
  • Reinhardt: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades do Reinhardt, inclusive interrompendo sua investida e destruindo seu escudo (EMP) após a utilização, porém não interrompem o efeito de sua Ultimate após o uso.
  • Roadhog: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades do Roadhog, inclusive interrompendo sua Ultimate após a utilização.
  • Soldado 76: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades do Soldado, porém não interrompem o efeito de sua Ultimate após o uso.
  • Sombra: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades da Sombra, porém não interrompem o efeito de sua Ultimate após o uso nem de sua habilidade passíva.
  • Symmetra: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades da Symmetra, porém não interrompem o efeito de Teletransportador ou Torres Sentinelas.
  • Torbjorn: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades do Torbjorn, porém não interrompem o efeito de sua Ultimate após o uso. As torres, por sua vez são desabilitadas mesmo quando a Ultimate estiver ativa.
  • Tracer: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades da Tracer, porém não interrompem o efeito de sua Ultimate após o uso.
  • Widowmaker: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades do Widowmaker, porém não interrompem o efeito de sua Ultimate após o uso.
  • Winston: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades do Winston, inclusive destruindo seu escudo (EMP), porém não interrompem o efeito de sua Ultimate após o uso.
  • Zarya: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades do Zarya, porém não interrompem o efeito de sua Ultimate após o uso. As barreiras da Zarya bloqueiam o efeito do hack.
  • Zenyatta: Seu hack ou EMP impedem o uso da Ultimate e habilidades do Zenyatta, porém não interrompem o efeito de sua Ultimate após o uso. O hack impede a utilização de novos orbs, orbs já colocados por sua vez mantém seu efeito.

Atualizações:

  • 24/01/2017
    • Hackear
      • O tempo de recarga foi reduzido de 12 segundos para 8 segundos
      • O tempo que demora para que o alvo seja hackeado foi reduzido de 1 segundo para 0,8 segundo