Todos devem encontrar sua causa.

Bem vindo ao nosso Guia de Herói da Ana! Nessa série abordamos cada herói do ponto de vista de mecânica e estratégia, para você que quer começar a se aventurar ou melhorar seus conhecimentos sobre seu herói preferido ou até mesmo saber o funcionamento de seus adversários para saber como lidar com eles.

Última Atualização: 07/04/2017 | Guia por Nyuu

Biografia

Nome verdadeiro: Ana Amari, Idade: 60
Ocupação: Caçadora de recompensa
Base de operações: Cairo, Egito
Afiliação: Overwatch (anteriormente)

História

Uma das fundadoras de Overwatch, Ana usa suas habilidades e seu conhecimento para defender seu lar e as pessoas que ela ama.

Como a Crise Ômnica teve um peso muito grande para o Egito, as forças de segurança esvaziadas e sem pessoal do país se apoiaram nos franco-atiradores de elite. Entres eles, Ana Amari, que era considerada por muitos a melhor do mundo. Sua destreza com as armas, tomada rápida de decisões e instintos, fizeram dela uma seleção natural para se juntar à força de ataque de Overwatch que terminou a guerra.

Seguindo o sucesso da missão original de Overwatch, Ana serviu muitos anos como a Segunda no Comando para o Comandante de Ataque Morrison. Apesar de suas grandes responsabilidades liderando a oranização, Ana se recusou a deixar as operações de combate. Ela continuou ativa até seus cinquenta anos de idade, até acreditarem que ela morreu nas mãos de uma agente da Talon conhecida como “Widowmaker”, durante uma missão de resgate de reféns.

Na verdade, Ana sobreviveu a esse encontro, mesmo que gravemente ferida e tendo perdido seu olho direito. Durante sua recuperação, ela sentiu o peso de uma vida gasta no combate e decidiu permanecer distante dos conflitos mundiais que se alargavam. Entretanto, com o passar do tempo, ela se deu conta de que não podia fazer nada enquanto sua cidade e as pessoas inocentes ao seu redor eram ameaçados por outros.

Agora, Ana voltou à luta para proteger seu país das forças que poderiam desestabilizá-lo; e mais importante, para manter sua família e seus aliados mais próximos em segurança.

Visão Geral

Função: Suporte
Dificuldade: Difícil
Vida: 200 HP
Velocidade: 5.5m/s

Habilidades

Rifle Biótico

100px-Ability-ana1

O rifle de Ana atira dardos que podem restaurar a vida de seus aliados ou causar dano continuado a seus inimigos. Ela é capaz de usar a mira telescópica de seu rifle para dar tiros incrivelmente precisos.

Atalho Padrão: Tiro – Botão esquerdo do mouse (LMB) | Mira Telescópica – Botão direito do mouse (RMB)
Munição:
10
Cadência de tiro: 1,2 tiro por segundo
Dano: 60 por tiro (dot – damage over time)
Cura: 75 por tiro (hot – heal over time)

Os tiros da Ana causam efeito ao longo do tempo, apesar de possuírem ação extremamente rápida, tanto a cura quanto o dano não são instantâneos. É importante ressaltar que o Rifle Biótico não recebe aumento no efeito por headshots, sendo assim não se preocupe em acertar a cabeça de seus adversários/aliados pois o efeito será o mesmo.

Se você não tem facilidade jogando com franco atiradores não se preocupe, o hitbox (zona onde o tiro é considerado um acerto) para cura de seus aliados é bem grande, e você pode acertar sem dificuldades mesmo sem a mira telescópica (principalmente a curta distância).

A vantagem de utilizar a mira telescópica é a velocidade de trajeto do projétil. Ao utilizar a mira, o sistema de tiro será de hitscan (o tiro acerta o alvo instantaneamente), o que torna a arma extremamente eficiente a longa distância.

Dardo Sonífero

100px-Ability-ana2

Ana dispara um dardo de sua arma secundária, deixando seus inimigos inconscientes (porém eles despertam ao receber dano).

Atalho padrão: Shift esquerdo
Dano: 5
Duração: 5 segundos (ou até que o alvo receba dano)
Recarga: 12 segundos

Habilidade de controle e utilidade da Ana, funciona como um CC (Crowd Control) e pode ser utilizada para parar adversários e habilidades poderosas em situações extremas.

Um dos aspectos mais importantes a se conhecer sobre a mecânica do Dardo Sonífero é a questão da comunicação. Tendo em vista que o efeito será quebrado prematuramente quando um alvo receber dano, é importante que você informe ao seu time quando for utilizar essa habilidade em um adversário.

Seu melhor uso é como medida de defesa contra Ultimates, visto que ao atingir um alvo esse tipo de habilidade será cancelada (com algumas exceções). Apesar disso, atingir os alvos com o Dardo requer um pouco de prática, alguns alvos serão mais fáceis de atingir principalmente graças a velocidade que os heróis assumem durante a execução (ex. Pharah, Roadhog, McCree e até Reaper). Outros são mais difíceis de se atingir pois são alvos mais rápidos, mas ainda poderão ser atingidos depois que você se acostumar com a habilidade (ex. Genji, Soldado:76, Winston e Bastion).

Granada Biótica

100px-Ability-ana3

Ana lança uma granada biótica que causa dano aos inimigos e cura os aliados em uma pequena área de efeito. Aliados afetados recebem por tempo limitado cura aumentada de todas as fontes, enquanto inimigos pegos pela explosão não podem se curar por alguns instantes.

Atalho padrão: E
Cura: 100 hp
Dano: 60 hp
Duração: 4 segundos
Recarga: 10 segundos

O efeito básico da Granada Biótica é causar dano nos adversários e curar os aliados atingidos, mas são os efeitos adicionais que tornam essa habilidade tão poderosa.

Seu efeito funciona em área e afetará todos os heróis atingidos (de acordo com o efeito correspondente). Além da cura, ao atingir aliados a Granada Biótica irá aumentar em 50% toda a cura recebida por aquele herói nos próximos 5 segundos. Quando se tratar de um adversário, além de causar dano a Granada irá impedir que aquele adversário seja curado durante todo o tempo de duração do efeito.

Estimulante

100px-Ability-ana4

Depois que Ana atinge seus aliados com um estimulante de combate, eles se movem mais rápido, causam mais dano e recebem menos dano dos ataques inimigos temporariamente.

Atalho padrão: Q
Aumento de dano: 50%
Redução de dano recebido: 25%
Duração: 8 segundos

Ultimate com potencial devastador! O Estimulante da Ana aplica um buff em um de seus aliados, aumentando o dano causado e reduzindo o dano recebido por 8 segundos. Quando utilizada juntamente com outras habilidades e no momento certo, poderá mudar o rumo do jogo.

Entre as habilidades que se beneficiam do Estimulante vale a pena  destacar: Lâmina do Dragão(Genji), Desabrochar da Morte(Reaper), Visor Tático(Soldado: 76) e Bombardeio(Pharah).

Dicas Úteis

  • Não podemos deixar de enfatizar a importância da comunicação entre sua equipe. A Ana é uma heroína que se beneficia incrivelmente de uma boa comunicação tanto para o Dardo Sonífero, quanto para a Granada Biótica e para o Estimulante.
  • A Granda Biótica funciona como counter de algumas habilidades como: Transcendência(Zenyatta), Campo Biótico(Soldado:76) e até mesmo fontes de cura mais comuns como o Bastão de Caduceu da Mercy e o Orb da Harmonia do Zenyatta.
  • A Granada Biótica causa efeito na própria Ana caso ela esteja dentro da área atingida.
  • Um dos principais pontos fracos da Ana é sua falta de mobilidade, diferente dos outros franco atiradores de Overwatch, ela não possui um meio de alcançar locais elevados.
  • Apesar de possuir mira telescópica, o Rifle Biótico funciona muito bem sem ela e devido a sua falta de mobilidade dificilmente você irá se posicionar bem o suficiente para utilizá-la. Sendo assim, manter-se na retaguarda de seu time pode ser uma boa escolha e irá facilitar bastante na hora de curar e utilizar suas habilidades.

Atualizações:

  • 24/01/2017
    • Granada Biótica
      • Duração do efeito reduzida de 5 segundos para 4 segundos
      • O aumento da cura nos aliados foi reduzido em 50%
  • 15/11/2016
    • Estimulante
      • Não mais proporciona aumento de velocidade
Compartilhe este post!
Share on Facebook1Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0