X

Amanhã o Beta de Overwatch volta, weeeeeeeeee! E desde o anúncio feito por Jeff Kaplan sobre o novo modo de jogo, eu tenho pensado sobre o que que Overwatch trará de novo pra gente.

Se você é uma pessoa que costuma jogar FPSs, sabe que esse modelo oferece inúmeras opções de estilo de jogo para uma partida, independente do jogo. Neste artigo cobriremos algumas possíveis opções a apresentar prós e/ou contras de cada uma caso estas sejam aplicadas ao Overwatch. Vem comigo!

Capture a Bandeira (Capture the Flag)

O Capture the Flag (CTF) é um dos modos mais comuns de jogo entre equipes, não apenas em FPSs, mas outros tipos de jogos também. Exemplos clássicos de CTF estão no próprio World of Warcraft, onde é possível observar um jogo de Captura nos mapas Bravina Brado Guerreiro (Warsong Gultch) e Montes Gêmeos (Twin Peaks). Em FPSs é muito comum este modo de jogo estar presente, como é o caso do mapa clássico 2Fort de Team Fortress 2:

Normalmente em um mapa de CTF, dois times se enfrentam em mapas “espelhados”, com entradas e saídas iguais para ambos os lados, e cada uma guarda uma bandeira (que pode também ser simbolizado por outro objeto, mas o princípio permanece o mesmo) e a vitória consiste em capturar o número máximo de bandeiras antes do time inimigo. Ambos os times devem trabalhar, ao mesmo tempo, para atacar a bandeira inimiga e defender sua própria base.

Apesar de ser um modo extremamente divertido e objetivo, na minha opinião um mapa de Capture a Bandeira não funcionaria em Overwatch, uma vez ele seria muito dependente de heróis com habilidades de movimento, como a Tracer. Com a habilidade Teleportar, Tracer – dentre todos os heróis disponíveis atualmente – seria extremamente desbalanceada para este tipo de jogo. A não ser que houvesse uma modificação nas habilidades dos heróis em si, ele realmente não funcionaria.

Arena

O modo arena é o mais simples de todos os modos em FPSs no geral. Normalmente ele consiste em duas equipes batalhando até que todos os membros de uma delas sejam eliminados em combate, ou em algumas variações, até que uma quantidade x de pontos estipulada seja atingida. Um exemplo de modo arena é o modo de jogo Derrubadas em Equipe de Plants vs Zombies: Garden Warfare:

Neste modo, duas equipes se enfrentam até que um dos lados complete um total de 50 derrubadas, sem nenhum objetivo extra no mapa. Para funcionar bem em Overwatch, ele provavelmente seria definido de um modo semelhante ao do Derrubadas em Equipe, considerando que normalmente os times tem no máximo 6 jogadores de cada lado. Eu adoraria um modo arena em Overwatch ♥

Rei da Montanha (King of the Hill)

O modo Rei da Montanha é um modo elaborado de arena, mas como elementos de qualquer outro tipo de jogo, mas com uma diferença: normalmente o objetivo é único e contestado pelas duas equipes que estão se enfrentando. Dentro desse modelo, é possível desenvolver várias mecânicas diferentes. Um exemplo de jogo Rei da Montanha é o modo Hard Point de Call of Duty: Advanced Warfare, onde duas equipes disputam pontos não específicos no mapa, que mudam com o tempo ou após captura. A primeira equipe a conseguir 250 pontos dentro de um limite estipulado de tempo vence a partida:

A diferença do modo King of the Hill para a Captura de Ponto atual de Overwatch é que, ao invés de um time tentar capturar enquanto o outro defende, ambos devem trabalhar para capturar um mesmo objetivo, ou mais como no exemplo do Hardpoint. Essa modalidade em Overwatch seria super bem-vinda, considerando principalmente a variedade de mecânicas de heróis *-*~

?????????

Já que estamos falando de um jogo da Blizzard, eu não me surpreenderia nenhum pouco de ver um modo de jogo inédito. E como uma fã da empresa tenho certeza que ela não decepcionará nenhum pouco caso resolva inovar. A partir de amanhã finalmente poderemos ver o que a Blizzard preparou para nós e OMG, estou muito ansiosa!

E vocês? Algum palpite sobre um possível modo de jogo?

Bom restinho de feriado!