X

Jeffrey Kaplan fala novamente com a comunidade de Overwatch, desta vez sobre sistemas de Partidas Ranqueadas e Matchmaking. Ele fala bastante sobre aspectos relacionados às filas do jogo, como jogar em grupo com conhecidos, entrar em filas solo e o efeito que isso possa causar nos jogadores.

Pessoalmente eu gosto muito de quando Jeffrey Kaplan fala com a comunidade por 2 motivos: o primeiro é a sinceridade da informação, dos tópicos que ele discute. É fácil notar que ele realmente está por dentro de todo feedback da comunidade e sempre se dirige à nós de forma a esclarecer as preocupações da comunidade; segundo porque definitivamente não estamos acostumados a ter esse “contato” com os desenvolvedores de outros jogos, e saber que o Diretor Executivo do jogo se preocupa em se dirigir diretamente a comunidade é muito gratificante.

Confira o Vídeo (legendas disponíveis):

Tópicos Importantes

  • O time de desenvolvimento de Overwatch está estudando alternativas para elaborar um sistema de Partidas Ranqueadas em Overwatch, mas por enquanto ainda não há nada específico.
  • Existe a consciência de que jogadores querem Partidas Ranqueadas por vários motivos diferentes, seja para ter um ambiente mais ‘sério’ para se jogar, medir a qualidade de jogo e apontar favoritos, ou até mesmo para subir nos ranques e notar uma melhoria a medida que se joga.
  • Apesar da preocupação com os jogadores que se interessam por Partidas Ranqueadas, a principal preocupação dos devs atualmente é de manter o jogo equilibrado e acessível para todos os jogadores.
  • Os desenvolvedores ressaltam que de fato para se tornar mais competitivo é importante estar em grupo com outras 5 pessoas com o mesmo objetivo, mas eles reconhecem que atualmente pode ser complicado ter estas cinco pessoas para se jogar junto.
  • Uma das grandes preocupações do time é com o efeito negativo gerado por uma partida em jogadores que estejam em fila sozinhos. A ideia de Overwatch é manter uma comunidade onde se possa fazer amigos, conhecer novos jogadores e que as partidas em si não causem desconforto entre os jogadores.
  • Jeffrey Kaplan fala que atualmente eles estão bastante orgulhosos com relação ao Matchmaking atual, mas que mesmo com um design completamente adequado não é possível prever, por exemplo, a questão da troca de heróis durante uma partida, o que pode prejudicar ou beneficiar algum jogador por saber ou não como jogar com determinado herói.
  • Outro fator que pode influenciar uma partida com experiência ruim é a desistência de jogadores durante a seleção de heróis ou durante a partida. Apesar do sistema de matchmaking parear jogadores com variáveis semelhantes, é preciso levar em consideração que os próprios jogadores possam afetar a experiência da partida ao desistir dela.
  • Os desenvolvedores estão fazendo testes de ping com jogadores tanto da América do Norte, América do Sul e Austrália, e estão cientes que em casos onde o ping possa ser menor, os tempos de fila estão aumentando. Isso é algo que a equipe está trabalhando para melhorar.

Há duas passagens que fiz questão de adicionar como ditas por Kaplan aqui para demonstrar a preocupação dos desenvolvedores com o jogo e a comunidade em si. A primeira é sobre o Matchmaking em si e as frustrações em relação ao pareamento com jogadores de nível mais avançado ou baixo:

“A outra coisa que acontece que queremos ficar de olho é, se colocarmos você em uma partida com outras pessoas que você não conheça e com quem não se sinta confortável, alguns jogadores têm uma tendência de reagir negativamente uns com os outros se as coisas não vão bem. Isso é uma grande preocupação para a gente preferimos que vocês fiquem bravos com o jogo, fiquem bravos com a Blizzard, com Overwatch, que fiquem bravos comigo pessoalmente, do que uns com os outros. Nós realmente queremos uma comunidade divertida onde vocês joguem felizes juntos, façam amigos, amigos para a vida toda, jogando Overwatch e não que se virem uns contra os outros. Então essas são coisas que estamos de olho. Não posso garantir que iremos fazer um sistema perfeito que eliminará tudo isso, mas eu meio que quero esclarecer isso logo e deixar vocês sabendo que quanto mais abrirmos o tamanho da fila de espera, mais isso dará abertura a outros problemas. Que não possuem necessariamente soluções fáceis.”

A segunda, e na minha opinião a mais importante, é a preocupação causada pela expectativa do beta, e todos os jogadores que ainda não receberam seu acesso devem ler com carinho 🙂 :

“A observação final com a qual eu queria terminar é sobre o próprio período do beta. Recentemente, nós falamos sobre isso em uma entrevista, que se pudéssemos voltar a trás, talvez teríamos feito o beta um pouco diferente. Sentimos muito mesmo e eu, pessoalmente, me sinto responsável e realmente quero me desculpar com todos os jogadores que queriam estar no beta e não tiveram uma chance de jogar. No final, o que queríamos era fazer o que consideramos um beta tradicional, ou seja, pequeno, fechado e primordialmente para testar balanceamento de jogo, design e infraestrutura do servidor, e não tem mais outra coisa que estamos fazendo. Ele é totalmente focado nessas três coisas. Mas eu acho que o que aconteceu foi que havia muita expectativa por parte dos jogadores, sabemos disso pela quantidade de inscrições que tivemos para o beta. Eu disse recentemente que queria que tivéssemos o chamado de alfa porque talvez em termos de expectativas isso teria colocado as pessoas numa direção melhor. Não estamos em um ponto em que podemos oferecer suporte para todo mundo de forma que todos se divirtam bastante jogando. Sinto que estamos fazendo o certo, suportando o número de jogadores que podemos suportar, mas eu me sinto mal porque temos uma comunidade tão dedicada e eu quero que vocês possam jogar tanto quanto o possível. Nós veremos se conseguimos arranjar alguma coisa. No pior cenário, o jogo ficará disponível no final da primavera, como mencionamos, então todos terão a chance de jogar.”

Como eu disse anteriormente eu realmente sinto que a comunidade de Overwatch, mesmo de jogadores que já estejam ou não com o acesso ao jogo, tem bastante sorte de poder contar com essa transparência por parte da equipe. 🙂

Boa semana!

Compartilhe este post!
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Tumblr
Tumblr
0Email this to someone
email
Pin on Pinterest
Pinterest
0