X

Fala galera, tudo certo?

Acabou de sair um novo vídeo com atualizações dos desenvolvedores sobre a Temporada 2 do competitivo, dentre os muitos aspectos, Jeff Kaplan fala sobre mudanças no funcionamento do Skill Rating, mudanças de mecânicas internas do jogo, remoção da Morte Súbita e muito mais!

Uma coisa que chama atenção no vídeo é o assunto, muito disso já foi conversado anteriormente, nas Atualizações do Desenvolvedor sobre o Modo Competitivo, que saiu no dia 17/06 e hoje apenas 2 meses depois vemos grande parte dessas melhorias sendo implantadas. Isso é incrível para a comunidade, que pode desfrutar de um jogo que recebe atenção constante.

Skill Rating

Se você acompanha os textos e atualizações do Jeff Kaplan, já conhece sua opinião sobre o sistema de ranqueamento 1-100 e a confusão que muitos jogadores podiam sentir com os rankings fracionados. Para a temporada dois o sistema será alterado e utilizará uma escala de 1-5000, retirando frações e implantando um sistema de Tiers.

Como isso funciona? Existirão 7 Tiers (ex. Bronze, Prata, Ouro, etc) que  irão representar os jogadores de determinados níveis de Skill Rating, ao alcançar determinado nível de SR o jogador passará a fazer parte daquele Tier, dando uma ideia geral do nível de cada jogador baseado no Tier e não no número.

Um aspecto interessante disso tudo é que exceto para os Tiers mais altos (Mestre e Grão Mestre) todos os outros serão “fixos”, não permitindo que o jogador “caia” de Tier. (Ex. Se você atingir o Tier Prata, a única maneira de você mudar de ranking seria subindo para o Ouro, sendo impossível voltar ao Bronze). O mesmo serve para as recompensas no final da temporada, que serão baseadas no Tier máximo que você atingiu ao longo da mesma.

Remoção da Moeda e da Morte Súbita

Já é fato que o sistema de Morte Subita e a moeda não agradaram a maioria dos jogadores e graças a esse feedback esse sistema será removido para a segunda temporada, causando algumas mudanças no funcionamento de cada tipo de mapa na temporada que está por vir.

Ataque – Nos mapas de ataque já é utilizado o sistema de banco de tempo e esse sistema continuara sendo utilizado. A principal mudança é que mesmo durante as rodadas que utilizando o banco de tempo, ao capturar o ponto A os atacantes receberão 30 segundos extras, dessa forma mesmo que capturem o ponto durante a prorrogação terão tempo (mesmo que limitado) de atacar o ponto B. Além disso, aqueles 2 minutos que recebíamos caso nosso tempo ficasse muito baixo ou zerasse na rodada anterior foram reduzidos para apenas 1 minuto e todo o tempo adicionado para sua equipe será adicionado para a equipe adversária (mesmo que o tempo deles seja bem mais alto), isso torna o jogo muito mais justo.

Híbridos e Carga– Nos mapas híbridos (Numbani, King’s Row) e de Carga (Dorado, Gibraltar) também será utilizado o sistema de banco de tempo. Sendo assim, ao terminar qualquer um desses mapas, o tempo restante no final da rodada será utilizado para sua próxima rodada caso o time adversário também complete o objetivo e seja necessário realizar um novo ataque. Além disso, passa a funcionar um sistema de empates onde quando nenhum dos times conseguir sequer sair com a carga ou ao menos capturar o ponto inicial nos mapas híbridos o jogo será considerado um empate que irá gerar alguns pontos de ranking para ambos (“justificando” o tempo investido na partida).

Outras alterações

As partidas muito longas foram alvo de reclamação de alguns jogadores, o que levou os desenvolvedores a reduzirem o tempo onde o mesmo podia ser cortado. Um exemplo é o tempo disponível para escolha de heróis, que era muito extenso.

Outro alvo de reclamações que sofreu alterações para a Temporada 2 foram os grupos formados entre jogadores com um nível de SR muito diferente (ex. Jogador SR 40 com Jogador SR 70). Para a nova temporada haverá um limite (inicialmente 500 de diferença), é importante ressaltar que essa mudança estará disponível no PTR e os desenvolvedores gostariam de ouvir o feedback dos jogadores para tentar balancear ao máximo essa mudança.

Para os jogadores em níveis superiores (Diamante, Mestre e Grão Mestre), será adicionado um novo sistema de queda de SR, onde ao ficar ausente do Modo Competitivo por mais de 7 dias, o jogador perderá 50 de SR diariamente até atingir o nível mínimo do Tier Diamante.

Por fim, para os jogadores Top 500, será exigido um mínimo de 50 partidas. Isso evita a possibilidade de um jogador que deu “sorte” nas primeiras partidas conseguir se posicionar entre os Top 500 logo de cara.

Houveram muitas outras mudanças, e logo iremos conhecer todas no Patch Note. É importante lembrar que essas alterações ficaram disponíveis em breve no PTR e o feedback dos jogadores é muito importante para manter o jogo interessante e agradável para todos.

Confira o vídeo com a gente:

Eaí, estão preparados para voltar aos campos de batalha?