Bem vindo a mais um Guia Básico do Competitivo! Nessa série abordamos cada aspecto do Overwatch do ponto de vista competitivo, para você que quer começar a se aventurar nas partidas ranqueadas ou até mesmo melhorar seu desempenho. Lembramos sempre que os guias são baseados em experiências e análises pessoais e não tem a intenção de ditar uma regra para qualquer jogador ou equipe.
No Guia Básico #3 começamos a falar de Overwatch de um ponto de vista mais individual, focando nas suas atitudes dentro do jogo. Dentre os fatores citados a comunicação se destaca em diversos aspectos, da perspectiva técnica até a comportamental, nesse guia tentaremos reunir alguns informações importantes sobre o assunto.
Comunicação
Quando falamos de competitivo, comunicação é algo que pode mudar o rumo de um jogo. Esteja você jogando solo ou em grupo, a troca de informações através do chat de voz ajudara na organização de sua equipe desde a escolha de composição até calls específicos de estratégias e alvos.
Chat de voz
Tendo em mente a necessidade de comunicação, você deve marcar presença no chat de voz, por mais assustador que isso possa parecer a princípio. Mesmo quando estiver jogando com amigos, procurem passar para o chat geral no caso de haverem jogadores além do seu grupo, para facilitar a comunicação com eles também.
Se possível, compre um microfone. Existem opções baratas para esse recurso, até mesmo aqueles fones de ouvido de celular servem pra quebrar um galho a princípio. De qualquer forma, isso servirá como um investimento para melhorar seu desempenho dentro do jogo.
Não tenho dúvidas de que as melhores partidas que tive no Overwatch até hoje foram aquelas onde o time começa a se comunicar efetivamente desde o momento que o jogo se inicia, definindo picks juntos considerando as habilidades de cada jogador e sugerindo estratégias, passando informações e escutando os companheiros de equipe, dessa forma todo mundo ganha.
Escutar
O aspecto mais importante da comunicação é saber escutar, esse é o principio básico para você começar a melhorar sua comunicação. Cada jogador tem um estilo e você irá se deparar com todo tipo de informação durante as partidas, cabe a você aprender a identificar e absorver informações relevantes para o jogo.
Além de escutar o chat, tente prestar atenção às informações passadas por meio do sistema padrão do jogo, infelizmente nem todo jogador se sente a vontade para falar no chat de voz, mas algumas informações podem ser enviadas por esse recurso (status de ultimates, necessidade de cura *cof cof Genji*), use isso ao seu favor.
Troca de informações
Quando você estiver acostumado a escutar, chegou a hora de começar a passar informações para seus aliados. Não estou pedindo para você tomar a frente e liderar sua equipe, passando estratégias e definindo ordens, mas dentro de seu conhecimento do jogo e sua zona de conforto, procure comunicar o que considerar relevante.
Informações vitais
Algumas informações podem ser vitais para o combate que sua equipe se encontra ou até para toda a partida, muitas vezes você será o primeiro a perceber situações de risco e será seu dever passar essa informação aos seus aliados. Ah! Um detalhe importante: evite termos como “eu” ou “aqui”, sua voz não é suficiente para identificar quem é você e qual sua posição, seja específico.
Ultimates inimigas são um ótimo exemplo de informação vital, muitas vezes você será o primeiro a perceber um Reaper se posicionando no high ground, um McCree ou Soldado nas costas suas costas ou qualquer outro indício de Ultimate que poderá prejudicar sua equipe caso a pegue de surpresa, nesse caso, comunique sua equipe imediatamente, mais uma vez procurando ser o mais específico possível.
Ainda focando nas Ultimates, muitas vezes após ser morto você consegue extrair algumas informações sobre posicionamento e até mesmo carga de Ultimates de seus adversários. Quando relevantes, essas informações devem ser comunicadas.
Posicionamento
Muitas vezes, comunicar o posicionamento de um adversário pode ajudar sua equipe a eliminar um problema pela raiz ou até mesmo criar uma oportunidade/vantagem no combate. Exemplos:
- Comunicar o posicionamento de adversários afastados do resto da equipe pode garantir um pick-off que irá se transformar em uma vantagem numérica durante algum tempo.
- Informar localização de heróis que estejam marcando uma posição específica como Widowmaker, Bastion ou até mesmo a torre do Torbjörn pode evitar que sua equipe se exponha até que o problema tenha sido eliminado.
Peel
Um conceito estranho para uma prática básica. O peel nada mais é que a necessidade de ajuda em uma situação que você talvez não possa lidar facilmente sozinho. Para exemplificar, imagine a seguinte situação:
Você está jogando de Ana, na backline e focando na cura de seus aliados. Um Genji adversário vai até você e começa a te atacar. Talvez você consiga lidar com isso sozinho, mas talvez isso leve algum tempo e tire o foco de sua função principal, talvez você não morra e consiga matar o Genji, mas isso pode custar a vida de um de seus aliados lutando na frontline. Pedir por peel é basicamente pedir que um aliado foque em algo que está te trazendo problemas/atrapalhando, agilizando a eliminação do problema e garantindo que você volte à sua função o mais rápido possível.
Calls e estratégias
Liderança no Overwatch pode não ser uma tarefa simples, mas com o tempo e experiência você se sentirá mais a vontade para tentar ajudar sua equipe a planejar a estratégia a ser utilizada. Muitas vezes você irá discordar da pessoa que está tomando a frente e propondo as estratégias, mas mesmo quando você achar que tem uma ideia melhor, discutir não irá tornar as coisas mais fáceis para sua equipe.
Uma equipe inteira seguindo uma estratégia incerta unida, na maioria das vezes funcionará melhor do que uma equipe separada agindo individualmente, cada um com sua estratégia. Lembre-se de que vocês estão no mesmo barco e essa não é uma batalha de egos.
Ações de oportunidade
Caso você tome a frente estratégica de sua equipe, você também será responsável por algumas calls específicas que surgirão de acordo com aberturas durante o jogo. Overwatch é um jogo rápido, se adaptar às situações conforme sua necessidade será crucial para que sua equipe chegue à vitória. Confira alguns exemplos:
- Em uma teamfight onde sua equipe consiga um pick-off e esteja em vantagem numérica. Talvez seja a hora de forçar uma investida e manter a pressão.
- Em uma teamfight onde sua equipe perca um jogador e esteja em desvantagem numérica. Talvez seja a hora de recuar e jogar de maneira segura.
- Lembre-se de chamar a atenção para adversários mal posicionados. Garantir um abate irá garantir uma vantagem para sua equipe.
- Fique de olho no posicionamento de seus aliados, quando eles estiverem muito avançados, certifique-se de alertá-los do perigo e quando necessário peça que se agrupem e joguem mais recuados.
Disciplina de microfone
Esse é um ponto muito importante a ser destacado aqui e que pode ser um ponto definitivo para que sua equipe consiga se organizar e fazer uma boa partida.
- Evite poluir o chat de voz com informações inúteis, reclamações e xingamentos. Todo mundo está vendo que você morreu, xingar seus adversários ou aliados toda vez que isso acontecer não ajudará em nada;
- Procure ser positivo e manter seu time confiante, do contrário você irá apenas atrapalhar;
- Pare de criticar o tempo todo (Você já leu nosso guia sobre autocrítica?) Talvez as coisas estejam dando errado por algum motivo específico, procure identificar e propor mudanças ao invés de só reclamar sem saber como ajudar;
- Não posso deixar de reforçar: quando você discordar de uma estratégia ou composição, não discuta. Escute e tente dar uma chance para ver como as coisas se saem. Caso não funcione proponha mudanças e justifique sua sugestão;
- Não xingue, não reclame em excesso, mas acima de tudo NÃO GRITE! (desculpa, me empolguei) Isso atrapalha e muito o desempenho de sua equipe, você nem imagina.
Procure manter o chat de voz limpo e positivo, dessa forma mais gente utiliza o recurso e suas partidas terão mais chances de serem organizadas.
Por hoje é só, esperamos que essas informações possam te ajudar a melhorar suas habilidades de comunicação. Lembrando mais uma vez que um guia não é uma regra e nem sempre o que dá certo pra você irá funcionar para todos, mas como sempre toda sugestão será bem vinda.
Qual assunto você quer ver no próximo post? Não deixe de comentar e deixar sua sugestão para nós!
Até a próxima!