X

Meta nada mais é do que os heróis mais utilizados em partidas competitivas em Overwatch. Isso ajuda tanto o player quanto a blizzard e entender composições e talvez pegar aquele herói “OP”.
Toda a informação e gráficos que traremos aqui para vocês, são coletada pelo site OmnicMeta, ele reúne dados de pelo menos 80mil jogadores de PC (através de seus perfis) e traça gráficos muito úteis de heróis mais selecionados durante as últimas semanas.

Hoje vamos tratar sobre o meta de heróis das duas primeiras semanas da 4 Temporada do competitivo.

Um destaque interessante é o crescimento contínuo da Mercy na área se suportes, ela está cada vez mais tirando espaço antes ocupado pela Ana. Já Ofensivo e Defensivo está relativamente equilibrada, mas não podemos dizer o mesmo dos Tanques, com a chegada da Orisa a as mudanças no Winston, eles chegaram para mexer as builds meta do competitivo.

Vale lembrar que os dados são sobre o Competitivo do jogo, e não inclui informações sobre e-sports.

Heróis mais utilizados por Tier

O gráfico acima exibe dados de escolha por tier, agrupados em suas respectivas classes. É bem óbvio que jogadores de ranks mais altos preferem heróis que tenham um recompensa maior por skill, já os ranks mais baixos preferem heróis mais fáceis de aprender a jogar e a ser produtivo.

Agora vamos destrinchar esse gráfico em suas categorias:

Falando em heróis Ofensivos, o gráfico não mudou muito do final da última temporada. Soldado 76 é um dos heróis mais equilibrados, sendo uma escolha favorita em praticamente todos os tiers do competitivo, e tem sido assim desde o final da Temporada 3. Ele é um herói tudo-em-um, funcionando muito bem em quase todas as composições no cenário competitivo. Mas podemos observar uma grande mudança nos heróis Genji e Pharah, Pharah continua sendo uma heroína popular e comumente acompanhada da Mercy (como vimos lá em cima, voltou com força). Sua popularidade cresceu entre Mestres e diminuiu entre Diamante e Grão-mestres. Genji continua sendo uma escolha chave em composições de dive, sendo um ofensivo muito forte e um parceiro perfeito para Zarya e graviton surge. Ele tem sido uma escolha relativamente equilibrada dentro todos os tier, tendo um aumento considerável entre Diamante e Grãomestre. Tracer e McCree continuam populares nos tiers mais altos, são heróis que pedem uma ótima skill invidual, não tiveram grandes mudanças em relação a última temporada. Reaper e Sombra continuam sendo escolhas de nicho, sem nenhuma mudança visível.

A classe Defensiva segue sendo a menos popular em Overwatch. Praticamente todos os heróis tem menos de 10% de participação em partidas competitivas, com exceção nos tiers mais baixos. Nesses tiers mais baixos Junkrat é extremamente popular, com uma taxa de 31% de partidas no ranque Bronze e 23% no Prata. Ele recebeu um leve buff que removeu o dano de suas explosões, permitindo que o Junkrat se aventure em combater corpo-a-corpo. Outro herói que estrelou os tiers mais baixos dessa semana foi Bastion (Bronze/Prata) e Widowmaker (Grãomestre). Widowmaker é uma escolha interessante, principalmente por combinar bem em composições de dive e (somente se) ela puder realizar abates rápidos – e seu incrível nível de habilidade individual é outro motivo de ela ser tão popular entre Grãomestres. Os outros três heróis continuam sendo escolhas de nicho por várias razões; Mei e Torbjorn são muito situacionais, sendo muito bons em mapas de captura de ponto, enquanto Hanzo possui alta habilidade individual, enquanto é discutivelmente inconsistente devido a necessidade de uma mira precisa.

A classe de Tanque vem se ajustando e evoluindo desde as mudanças no Winston e a introdução de Orisa. Reinhardt continua sendo o mais popular em todos os tiers, mas surpreendentemente ele é o herói que teve uma acentuada queda em partidas competitivas. Orisa está disponível em partidas competitivas por várias semanas e ela se tornou mais popular entre tiers mais baixos, e até então não teve uma escalada boa, embora seja conhecido que há muita viabilidade do herói, com o tempo ela deve crescer mais. No momento para que a comunidade de Overwatch continua escolhendo Reinhardt como “tanque âncora”, enquanto a Blizzard tenta alavancar Orisa como uma opção. Winston continua crescendo em popularidade, ele chegou a 25% das partidas competitivas nos ranques Mestre e Grãomestre. Num geral, a habilidade do Winston de se ajustar a composições de dive e seu cooldown reduzido na Barreira de Proteção foram responsáveis por torná-lo um herói mais forte no meta. D.Va segue como herói popular em tiers mais baixos, embora tenha apresentado um aumento de 3% entre Grãomestres. Roadhog e Zarya continuam populares nos tiers altos, com a barreira de proteção da Zarya e o gancho do Roadhog firme e fortes.

Suportes continuam a evoluir desde o lançamento do patch mais recente e a mudança na composição de times. Como uma tendência desde o começo da Temporada 4, a popularidade de Mercy continua a crescer enquanto Ana vem caindo. Mercy é agora o herói mais utilizado nos tiers Bronze, Prata e Ouro (juntamente com Reinhardt em Ouro). Ela se ajusta a quase todas as composições e é par perfeito com o DPS da Pharah, e um ultimate capaz de impactar o jogo. Ana continua popular, embora tenha caído 6% no ranque Grãomestre essa semana. Apesar do nerf em seu rifle de dano, afetando o uso, o burst de cura, a granada biótica e o habilidade de desabilitar com seu dardo seguem fortes. Lúcio segue como #2 mais popular em praticamente todos os tiers; embora ainda não esteja claro como as mudanças no seu kit de habilidade irão afetar seu uso. As mudanças foram drásticas, a Área de Efeito do Lúcio foi muito reduzida, embora suas habilidades individuais tenham recebido buff. Será mais difícil manter seus aliados no raio de cura, então iremos avaliar seu uso – especialmente em tiers baixos. Zenyatta é uma escolha forte em todos os tiers. Com o crescimento recente de composições de dive, seu orbe da discórdia e orbe da harmonia se tornaram muito mais úteis no abate de oponentes, aumentando a cura em heróis de alta mobilidade como Genji. Symmetra continua sendo um herói de nicho, com um forte kit de suporte útil em algumas situações e tipos de mapa.

Escolha de Heróis por Tier e Lista de Tier

Grãomestre

Tier 1 (> 75% Escolha): Ana (84%)
Tier 2 (> 50% Escolha): Soldado 76 (55%), Reinhardt (54%), Zarya (50%)
Tier 3 (> 25% Escolha): Roadhog (48%), Lucio (44%), Genji (36%), Mercy (31%), Tracer (28%), McCree (25%)
Tier 4 (> 15% Escolha): Winston (24%), Pharah (22%), Zenyatta (17%), Widowmaker (16%), D.Va (15%)

Crescimento (semana): Mercy [+4%], Lucio [+3%], D.Va [+3%], Genji [+3%]
Queda (semana): Ana [-6%], Zarya [-4%], Reinhardt [-2%]

Mestre

Tier 1 (> 75% Escolha): Ana (78%)
Tier 2 (> 50% Escolha): Reinhardt (64%), Soldier76 (50%)
Tier 3 (> 25% Escolha): Lucio (49%), Roadhog (49%), Zarya (47%), Mercy (43%), Pharah (29%), Genji (28%)
Tier 4 (> 15% Escolha): Winston (23%), McCree (23%), Zenyatta (21%), Tracer (18%), D.Va (16%)

Crescimento (semana): Mercy [+5%], Pharah [+3%], Winston [+2%]
Queda (semana): Reinhardt [-9%], Genji [-2%], Ana [-2%]

Diamante

Tier 1 (> 75% escolha):
Tier 2 (> 50% Escolha): Ana (68%), Reinhardt (67%), Mercy (52%), Soldier76 (51%)
Tier 3 (> 25% Escolha): Lucio (46%), Roadhog (45%), Zarya (41%), Pharah (33%), Genji (26%)
Tier 4 (> 15% Escolha): Zenyatta (24%), McCree (21%), Winston (20%), D.Va (19%), Tracer (15%)

Crescimento (semana): Mercy [+2%], Genji [+2%], Winston [+2%]
Queda (semana): Ana [-2%], Bastion [-2%]

Platina

Tier 1 (> 75% Escolha):
Tier 2 (> 50% Escolha): Reinhardt (67%), Mercy (62%), Ana (57%), Soldier76 (51%)
Tier 3 (> 25% Escolha): Lucio (44%), Roadhog (40%), Pharah (38%), Zarya (37%), Zenyatta (27%)
Tier 4 (> 15% Escolha): D.Va (24%), Genji (22%), Winston (19%), McCree (18%)

Crescimento (semana): Mercy [+4%], Winston [+2%]
Queda (semana): Ana [-4%], Reinhardt [-3%], Zarya [-3%]

Ouro

Tier 1 (> 75% Escolha):
Tier 2 (> 50% Escolha): Reinhardt (68%), Mercy (68%)
Tier 3 (> 25% Escolha): Soldier76 (49%), Lucio (48%), Ana (48%), Pharah (39%), Zarya (35%), Roadhog (34%), D.Va (31%), Zenyatta (30%)
Tier 4 (> 15% Escolha): Winston (16%), Genji (16%), Symmetra (15%)

Crescimento (semana): Mercy [+2%]
Queda (semana): Ana [-3%], Bastion [-2%]

Prata

Tier 1 (> 75% Escolha):
Tier 2 (> 50% Escolha): Mercy (69%), Reinhardt (65%), Lucio (52%)
Tier 3 (> 25% Escolha): Soldier76 (45%), Ana (40%), D.Va (39%), Pharah (35%), Zenyatta (31%), Roadhog (30%), Zarya (28%)
Tier 4 (> 15% Escolha): Junkrat (24%), Symmetra (18%), Winston (15%), Bastion (15%)

Crescimento (semana): Lucio [+2%]
Queda (semana): Ana [-2%], Zarya [-2%], Bastion [-2%]

Bronze

Tier 1 (> 75% Escolha):
Tier 2 (> 50% Escolha): Mercy (69%), Lucio (59%), Reinhardt (57%)
Tier 3 (> 25% Escolha): D.Va (45%), Soldier76 (45%), Pharah (33%), Ana (31%), Junkrat (31%), Zenyatta (30%), Roadhog (25%)
Tier 4 (> 15% Escolha): Zarya (23%), Symmetra (19%), Bastion (17%)

Crescimento (semana): Mercy [+3%], Soldier [+2%]
Queda (semana): Reinhardt [-3%], Ana [-2%]


Ufa! Quanta informação, mas é interessante observar a diferença de escolhas e tiers, e a variedade de times em cada nível de competitivo. O que acharam?